dc.creator.ID |
LOPES, F. E. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1501395371701559 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.description.resumo |
Os estudos desenvolvidos acerca da linguagem ao longo dos séculos concebem tal instrumento
como tão importante que, de fato, sem ela, o ser humano não seria capaz de pensar, pois todo
pensamento estrutura-se na forma de algum tipo de linguagem, seja ela verbal, visual, gestual
etc. Filósofos, linguistas e estudiosos relacionam a linguagem à própria ideia de existência,
configurando-a como base para todo conhecimento humano sobre a natureza e o próprio
homem, embora a ciência que a estuda, a Linguística, passou a ser considerada como autônoma,
recebendo o status de ciência, propriamente, a partir do século XX com os estudos de Saussure,
o que deu início a uma série de transformações em seu sistema de compreensão da linguagem,
assumindo diversas perspectivas ao passo que dava origem a Linguística Aplicada, campo do
conhecimento que surge como aplicação da Linguística Teórica, renegada ao ensino de línguas
estrangeiras e que, mais tarde, desenvolve-se com autonomia no estudo das diversas dimensões
da língua em seu uso interacional. Desse modo, este trabalho tem como objetivo discutir a
inserção da abordagem cultural no processo de aprendizagem de língua inglesa, bem como
discutir essa prática através do uso do gênero textual ‘filme’, com foco na representação de
estereótipos culturais no filme “Amor por Acaso”, a partir de uma perspectiva intercultural que
permite ao aprendiz o espaço da reflexão de sua própria cultura e da cultura do outro, assim
como a crítica às concepções e visões impostas como hegemônicas. Com base em discussões
teóricas de autores como: Rodrigues (2011), Rajagopalan (2006), Celani (1992), Kleiman
(1992), Rojo (2007) e Moita Lopes (2012), pretende-se, para uma maior compreensão desta
pesquisa, contextualizar brevemente o percurso da Linguística Aplicada, desde seu surgimento
até as ‘viradas’ que objetivaram ressignificar suas concepções, no intuito de propor a reflexão
do ensino de cultura em sala de aula de língua inglesa como uma ferramenta que permite a
percepção de representações estereotipadas de indivíduos sociais, abrindo espaço para um
posicionamento crítico em relação a estas. Considerando-se tais pressupostos, pretende-se ainda
nesta pesquisa, traçar reflexões sobre aspectos da Crosscultural Approach, bem como das
representações de estrangeiros e brasileiros em filmes da tradição anglo-americana, apoiando-se,
portanto, em autores como: Webb (2009), Silva (2014), Brito; Custódio (2015), Bennet (2004) e
também Byram et al (2002). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de cultura nas aulas de inglês através do filme "Amor por acaso": um olhar crítico para estereótipos de estrangeiros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-05-24 |
|
dc.description.abstract |
The studies developed on language over the centuries conceive such an instrument as so
important that, in fact, without it, the human being would not be able to think, since all thought
structures itself in the form of some kind of language, be it verbal, visual, gestural etc.
Philosophers, linguists, and scholars relate language to the very idea of existence, setting it up
as the basis for all human knowledge about nature and man himself, although the science that
studies it, Linguistics, came to be regarded as autonomous, receiving the status of science,
properly, from the twentieth century onwards with Saussure's studies, which initiated a series of
transformations in its system of language comprehension, assuming diverse perspectives while
giving rise to Applied Linguistics, knowledge field that arises as an application of theoretical
linguistics, renegaded to the teaching of foreign languages and that later developed with
autonomy in the study of the various dimensions of the language in its interactional use. Thus,
this work aims to discuss the insertion of the cultural approach in the English language learning
process, as well as discuss this practice through the use of the textual genre "movie", focusing
on the representation of cultural stereotypes in the movie "Bed&Breakfast" [Amor Por Acaso],
from an intercultural perspective that allows the learner the space of reflection of his own
culture and the culture of the other, as well as criticism of conceptions and visions imposed as
hegemonic. Based on the theoretical discussions of authors such as Rodrigues (2011),
Rajagopalan (2006), Celani (1992), Kleiman (1992), Rojo (2007) and Moita Lopes (2012), we
intend for a better understanding of this research, to contextualize briefly the course of Applied
Linguistics, from its inception to the "turns" that aimed to resignify its conceptions, in order to
propose the reflection of the teaching of culture in English - speaking classrooms as a tool that
allows the perception of stereotyped representations of social individuals, opening space for a
critical position in relation to them. Considering these assumptions, it is still intended in this
research to draw up reflections on aspects of Crosscultural Approach, as well as representations
of foreigners and Brazilians in films of the Anglo-American tradition, thus relying on authors
such as: Webb (2009), Silva (2014), Brito and Custódio (2015), Bennet (2004) and also Byram
et al (2002). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8893 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-06T11:22:52Z |
|
dc.date.available |
2019-11-06 |
|
dc.date.available |
2019-11-06T11:22:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cultura inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual filme |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
English ulture teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genre Movie |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Francisco Edson de Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching culture in English classes through the movie "Love of chance": a critical look at stereotypes of foreigners. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Francisco Edson de Freitas. Ensino de cultura nas aulas de inglês através do filme "Amor por acaso": um olhar crítico para estereótipos de estrangeiros. 2018. 43f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |