dc.creator.ID |
NASCIMENTO, K. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8543269066995408 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições
gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da
Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas
possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a
Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender
como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante
atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das
necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística
busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia
de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades
linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara
nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005),
Antunes (2003), entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade lingüística no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-04 |
|
dc.description.abstract |
Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this
work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language
Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand
how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need
to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred.
It is important to take note such changes in the language teaching was necessary
face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the
sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to
teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect
linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work
supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni- Ricardo (2004), Tarallo
(2005), Antunes (2003), among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8920 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-06T20:16:28Z |
|
dc.date.available |
2019-11-06 |
|
dc.date.available |
2019-11-06T20:16:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Karla Mylene da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Theoretical approaches on a linguistic diversity issue in the school context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Karla Mylene da Silva. Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade linguística no contexto escolar. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |