DSpace/Manakin Repository

Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade lingüística no contexto escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, K. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8543269066995408 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade lingüística no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-04
dc.description.abstract Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni- Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8920
dc.date.accessioned 2019-11-06T20:16:28Z
dc.date.available 2019-11-06
dc.date.available 2019-11-06T20:16:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Karla Mylene da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Theoretical approaches on a linguistic diversity issue in the school context. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Karla Mylene da Silva. Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade linguística no contexto escolar. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta