dc.creator.ID |
MACIEL, N. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3797463341857267 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lurdes. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objeto de estudo a escrita, de modo particular a
ortografia. Dados contidos no Anuário da Educação Básica mostram que a
porcentagem de alunos que aprendem o que é esperado em cada série tem
diminuído nos últimos anos. No que concerne à Língua Portuguesa, menos de
30% dos alunos dominam os conteúdos esperados para essa disciplina. O
objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios que perpassam o ensino e
a aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Os
objetivos específicos são: Identificar os desafios do professor em trabalhar a
ortografia em sala de aula; investigar como se dá a aprendizagem da ortografia
no ensino fundamental; conhecer as dificuldades encontradas pelas crianças na
grafia correta das palavras, e por fim, Identificar os avanços dos discentes na
aquisição da língua escrita por meio de práticas reflexivas. Os procedimentos
metodológicos adotados foram: No primeiro momento a realização da pesquisa
bibliográfica em materiais impressos e na internet. Além da pesquisa
bibliográfica, neste estudo realizou-se também uma pesquisa do tipo
participante que se define pelo envolvimento do pesquisador com os sujeitos da
pesquisa na tentativa de superar problemas, conhecendo prováveis soluções.
Quanto ao locus de pesquisa, foi uma escola pública estadual na cidade de
Sousa- PB. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos e uma professora da 3ª
série do ensino fundamental I. A pesquisa foi realizada entre os dias vinte e três
de março a vinte de abril do ano de dois mil e quinze. A coleta de dados se deu
por meio de uma entrevista semiestruturada com uma professora e pela análise
dos materiais escritos produzidos pelos seis alunos. Optou-se pela abordagem
qualitativa. O estudo nos permitiu entender que o ensino da ortografia exige que
os encaminhamentos didáticos sejam conscientes, adequados, escolhidos
conforme o propósito pretendido, caso contrário os resultados serão ineficazes.
Através da pesquisa participante/atividades realizadas com os alunos constatou-
se que aprender ortografia é possível. O estudo realizado mostrou que a
mediação pedagógica é um fator determinante para que a aprendizagem seja
concretizada na criança. Porém não basta escolher bem a metodologia, é na
exploração pedagógica feita pelo professor que se dá a aprendizagem. Se a
mediação for feita de qualquer forma a aprendizagem tampouco será
consolidada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A escrita no ensino fundamental: os desafios inerentes ao ensino e a aprendizagem da ortografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This work is the writing subject matter, particularly spelling. Data contained in the
directory of Basic Education show that the percentage of pupils learning what is
expected at each grade has declined in recent years. Regarding the Portuguese,
less than 30% of the content expected to dominate this discipline. The overall
objective of this research is to analyze the challenges that underlie the teaching
and learning of spelling in the early years of elementary school. The specific
objectives are: Identify the challenges of the teacher to work spelling in the
classroom; investigate how the learning of spelling in elementary school; know
the difficulties encountered by children in the correct spelling of words, and finally
identify the achievements of students in the acquisition of written language
through reflective practices. The methodological procedures adopted were: At
first the realization of literature in printed materials and on the Internet. In
addition to the literature, this study also held a participating type of research that
is defined by the involvement of the researcher with the research subjects in an
attempt to overcome problems, knowing probable solutions. As for the research
locus, it was a state school in the city of Sousa- PB. The subjects were six
students and a teacher of the 3rd grade of elementary school I. The survey was
held between March 23 to April 20 of the year two thousand fifteen. The data
collection was carried out through a semi-structured interview with a teacher and
the analysis of written materials produced by six students. We opted for the
qualitative approach. The study allowed us to understand that the teaching of
spelling requires educational referrals are aware, adequate, chosen according to
the intended purpose, otherwise the results will be ineffective. Through
participatory research / activities with the students was found to learn spelling is
possible. The study showed that the mediation is a determining factor for
learning to be effected in the child. But not just choose well the methodology, it is
the pedagogical exploitation by the teacher that gives learning. If mediation is
made in any way nor learning is consolidated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8921 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-06T21:00:40Z |
|
dc.date.available |
2019-11-06 |
|
dc.date.available |
2019-11-06T21:00:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ortografia - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem - escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino - ortografia - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Study Spelling and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary writing |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Learning - writing |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice - Spelling - Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Niete Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Writing in elementary school: the challenges inherent in teaching and learning spelling. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACIEL, Niete Vieira. A escrita no ensino fundamental: os desafios inerentes ao ensino e a aprendizagem da ortografia. 2015. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |