dc.creator.ID |
FREITAS, R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3725509647830351 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
|
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho analisa as relações de gênero em Orgulho e Preconceito (1813), da escritora
inglesa Jane Austen (1775-1817) à luz das teorias críticas feministas, aliada à teoria do
Bildungsroman Feminino/ romance de formação. Para melhor fundamentar a análise, foram
utilizados o suporte teórico de Gilbert & Gubar (1984; 1984), Beauvoir (2009), Woof (2014),
Moers (1976), Pinto (1990) e Maas (2000) e Summerfield & Downward (2012), dentre
outros. Em primeiro lugar será traçado um panorama da opressão feminina ao longo do
tempo, abordando a questão de tipos de sociedades, tais como a mudança de perfil que
resultou na transformação delas de matrilineares a patriarcais e as implicações disto nas
relações de gênero. A análise se volta para um ponto fundamental na história das
representações femininas, isto é, a utilização - por parte de sociedades patriarcais - de mitos
de cunho negativo sobre a mulher e suas fontes. Serão tecidas considerações sobre algumas
vozes femininas tanto dentro quanto fora do universo literário, no cenário inglês, e vozes
masculinas que lutaram pela causa das mulheres. Ambas iniciaram o que viria a se tornar no
século XIX, de forma sistemática, uma luta por direitos para mulheres, que resultou na
formação de uma tradição literária de autoria feminina, na abertura de portas no mercado
literário ou não para mulheres de diferentes classes sociais. Em segundo lugar, será analisada
na obra a situação e a posição da mulher na sociedade do final século XVIII e início do século
XIX, principalmente aspectos que autora destaca como educação, moralidade e casamento,
tudo isso no âmbito das relações de gênero. Em terceiro lugar, será apresentada a teoria do
Bildungsroman Feminino, uma revisão literária do termo tradicionalmente masculino
Bildungsroman pela crítica feminista, quando serão apresentadas as características desse
subgênero que tem como protagonista uma mulher, que a partir do seu confronto com sua
realidade social e cultural, e sua busca pessoal alcança um certo grau de desenvolvimento.
Esta análise mostrará como Austen se apropria do modelo de romance de formação masculino
para adaptá-lo à causa feminina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A representação da mulher e o bildungsroman feminino em orgulho e preconceito. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This paper analyses the gender relations in Pride and Prejudice (1813), by the English writer
Jane Austen (1775-1817) from a feminist perspective, considering them by the lenses of the
Feminist Bildungsroman/Novel of Formation. In order to better support the analysis, the
theoretical basis will be taken from Gilbert & Gubar (1984; 1984), Beauvoir (2009), Woof
(2014), Moers (1976), Pinto (1990), Maas (2000) and Summerfield & Downward (2012),
among others. Firstly, it will be discussed the issue of female oppression during some
historical periods, discussing types of societies, and changing of profile in them that resulted
in a shift from mother-centered to male-centered societies and the implications of this in the
gender relations. The analysis will deal also with a fundamental point in history concerning
female representation, that is, the usage of myths of negative connotation by patriarchal
societies about women and also their sources. The focus also will be on female voices inside
and outside the literary universe, in the English scenario, and male voices that also fought for
women’s cause. Both voices ignited what will be in the XIX century, in a systematic way, the
fight for women’s rights, that resulted in a literary tradition of female authorship, in the
opening of doors in the literary market or not form women from different social classes.
Secondly, it will be analyzed in the novel the situation and position of women in the society
of the end of XVIII century and beginning of XIX century, mainly aspects that the writer
highlights, such as education, morality and marriage, all these in the gender relations. Finally,
it will be presented the Female Bildungsroman theory, which is a literary review of the
traditional male term Bildungsroman by the feminist criticism, when will be presented the
characteristics of this subgenre that has as a protagonist and woman, who from her confront
with the social and cultural realities of her time and also personal search reaches a certain
degree of development. This analysis will show how Austen uses the model of typical male
formation novel to adapt it to the female cause. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8922 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-06T21:46:03Z |
|
dc.date.available |
2019-11-06 |
|
dc.date.available |
2019-11-06T21:46:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Literária |
pt_BR |
dc.subject |
Orgulho e Preconceito - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Jane Austen |
pt_BR |
dc.subject |
Bildungsroman feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Pride and Prejudice - Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Female Bildungsroman |
pt_BR |
dc.subject |
Feminism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Rosiani de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The representation of woman and female bildungsroman in pride and prejudice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Rosiani de Andrade. A representação da mulher e o bildungsroman feminino em orgulho e preconceito. 2016. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |