DSpace/Manakin Repository

A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8661951334734066 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Bruna Alice Lima da.
dc.contributor.referee2 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira1
dc.description.resumo As Tecnologias de Informação e Comunicação hoje são muito presentes no cotidiano de professores e alunos, além de ser visível esse crescimento, o estímulo dado por governos principalmente o governo federal é uma constante, com a abertura de laboratórios a doação de notebooks aos profissionais do magistério, bem como a facilidade de que a maioria dos brasileiros em pouco espaço de tempo poderá ter acesso à internet popular. Esta pesquisa aborda o uso das TIC`s na prática pedagógica das Escolas: Professor José Gonçalves de Queiroz e Luiz Mariano, ambas situadas no semiárido do Cariri paraibano, sendo uma localizada na zona urbana e outra na zona rural respectivamente. O objetivo foi investigar como os professores usam a tecnologia no aprendizado dos alunos, bem como se existe uma formação para que os mestres usem tal tecnologia além da forma de condução na prática pedagógica junto às tecnologias. A pesquisa tem base qualitativa, exploratória e descritiva que segundo Vergara (2007, p.47), pode ser definida por “expor características de determinada população ou de determinado fenômeno”. Esta pesquisa também segue um viés de cunho bibliográfico por se tratar de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao publico em geral. E, ainda, um estudo de caso que é um “circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão publico, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo” (Op. Citada, p.49). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The information and communication technologies today are very present in everyday life of teachers and students, and this growth is visible, the stimulus given by governments especially the federal government is a constant, with the opening of the donation of laboratory notebooks for teaching professionals as well as the feature that most Brazilians in a short space of time may have access to the internet popular. This research addresses the use of ICT in pedagogical practice `s School: Professor José Gonçalves de Queiroz and Luiz Mariano, both located in the Cariri semiarid Paraiba, one urban and one rural. O objective was to investigate how teachers use technology in student learning, and if there is training for teachers that use this technology beyond driving in the form of teaching practice with technology. The research is based on qualitative, exploratory and descriptive second Vergara (2007, p.47) can be defined by "exposing characteristics of a given population or specific phenomenon. Our research also follows a bias slant literature because it is a "systematic study developed based on material published in books, magazines, newspapers, electronic networks, ie, material accessible to the general public. And yet a case study that is "limited to one or a few units, understood as such a person, a family, a product, a company, a public agency, a community or even a country. It has character depth and detail. It may or may not be realized in the field "(Op. cited, p.49). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
dc.date.accessioned 2019-11-07T10:13:24Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T10:13:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject Contextualized education   pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of ICTs in the pedagogical practice of two public schools of cariri paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos. A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. 2011. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta