dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Walberto Barbosa da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8661951334734066 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Bruna Alice Lima da. |
|
dc.contributor.referee2 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira1 |
|
dc.description.resumo |
As Tecnologias de Informação e Comunicação hoje são muito presentes no cotidiano de
professores e alunos, além de ser visível esse crescimento, o estímulo dado por
governos principalmente o governo federal é uma constante, com a abertura de
laboratórios a doação de notebooks aos profissionais do magistério, bem como a
facilidade de que a maioria dos brasileiros em pouco espaço de tempo poderá ter acesso
à internet popular. Esta pesquisa aborda o uso das TIC`s na prática pedagógica das
Escolas: Professor José Gonçalves de Queiroz e Luiz Mariano, ambas situadas no
semiárido do Cariri paraibano, sendo uma localizada na zona urbana e outra na zona
rural respectivamente. O objetivo foi investigar como os professores usam a tecnologia
no aprendizado dos alunos, bem como se existe uma formação para que os mestres
usem tal tecnologia além da forma de condução na prática pedagógica junto às
tecnologias. A pesquisa tem base qualitativa, exploratória e descritiva que segundo
Vergara (2007, p.47), pode ser definida por “expor características de determinada
população ou de determinado fenômeno”. Esta pesquisa também segue um viés de
cunho bibliográfico por se tratar de um estudo sistematizado desenvolvido com base em
material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material
acessível ao publico em geral. E, ainda, um estudo de caso que é um “circunscrito a uma
ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma
empresa, um órgão publico, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de
profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo” (Op. Citada, p.49). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
The information and communication technologies today are very present in everyday
life of teachers and students, and this growth is visible, the stimulus given by
governments especially the federal government is a constant, with the opening of the
donation of laboratory notebooks for teaching professionals as well as the feature that
most Brazilians in a short space of time may have access to the internet popular. This
research addresses the use of ICT in pedagogical practice `s School: Professor José
Gonçalves de Queiroz and Luiz Mariano, both located in the Cariri semiarid Paraiba,
one urban and one rural. O objective was to investigate how teachers use technology in
student learning, and if there is training for teachers that use this technology beyond
driving in the form of teaching practice with technology. The research is based on
qualitative, exploratory and descriptive second Vergara (2007, p.47) can be defined by
"exposing characteristics of a given population or specific phenomenon. Our research
also follows a bias slant literature because it is a "systematic study developed based on
material published in books, magazines, newspapers, electronic networks, ie, material
accessible to the general public. And yet a case study that is "limited to one or a few
units, understood as such a person, a family, a product, a company, a public agency, a
community or even a country. It has character depth and detail. It may or may not be
realized in the field "(Op. cited, p.49). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T10:13:24Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T10:13:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of ICTs in the pedagogical practice of two public schools of cariri paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos. A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. 2011. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931 |
pt_BR |