dc.creator.ID |
RIBEIRO, R. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1481624888710264 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPELO, Maria da Conceição Miranda. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPELO, M. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FURTADO, Quézia Vila Flor. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Harley da Silva. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.macedo |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho, analisamos a percepção do professorado do Semiárido sobre a contribuição da
formação continuada para a educação contextualizada. Utilizamos como instrumento de coleta
de dados a aplicação de questionário junto a professores de uma Escola de Ensino
Fundamental do Município de Sumé - PB, com a intenção de saber qual a importância que a
formação continuada tem na vida desses profissionais do magistério, bem como, suas
concepções sobre formação continuada e educação contextualizada. Para tanto, tivemos por
embasamento teórico as propostas dos estudiosos, entre eles, Freire (1996), Hengemühle
(2008), Martins (2006), Morin (2000). Chegamos à conclusão que os professores participantes
da pesquisa – de abordagem qualitativa - apesar de já terem ouvido falar em Educação
Contextualizada, não conseguem relacionar a formação continuada a uma proposta de
educação contextualizada, pois em sua maioria, como constatamos, os cursos de formação
continuada oferecidos para professores da referida região não contemplam tal abordagem em
seus conteúdos e propostas formativas para aperfeiçoamento docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
In this paper we analyze the perception of the Semi-Arid teachers on the contribution of
continuing education for the education context. Used as instrument of data collection the
application of questionnaire to teachers of an elementary School from Sume city - PB, with
the intention of knowing how important continuing education of these professionals have in
the life of teaching, as well as his point of views on education and continuing education
context. To this end, we had the theoretical framework proposed by scholars, Freire (1996),
Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). We have found that teachers participating
in the survey in spite of having heard of Contextual Education, can not relate to the
implementation of continuing education an educational proposal in context, mostly because as
we found, the continuing education courses offered for teachers in that region do not
considerthis approach in their training content and proposals for improving teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T11:04:40Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T11:04:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The semiarid teacher's perception about the contribution of continuing education to the contextualized education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. 2011. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 |
pt_BR |