DSpace/Manakin Repository

A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, R. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1481624888710264 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPELO, Maria da Conceição Miranda.
dc.contributor.advisor1ID CAMPELO, M. C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.referee2 ALVES, Harley da Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.macedo
dc.description.resumo Neste trabalho, analisamos a percepção do professorado do Semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a professores de uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Sumé - PB, com a intenção de saber qual a importância que a formação continuada tem na vida desses profissionais do magistério, bem como, suas concepções sobre formação continuada e educação contextualizada. Para tanto, tivemos por embasamento teórico as propostas dos estudiosos, entre eles, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). Chegamos à conclusão que os professores participantes da pesquisa – de abordagem qualitativa - apesar de já terem ouvido falar em Educação Contextualizada, não conseguem relacionar a formação continuada a uma proposta de educação contextualizada, pois em sua maioria, como constatamos, os cursos de formação continuada oferecidos para professores da referida região não contemplam tal abordagem em seus conteúdos e propostas formativas para aperfeiçoamento docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract In this paper we analyze the perception of the Semi-Arid teachers on the contribution of continuing education for the education context. Used as instrument of data collection the application of questionnaire to teachers of an elementary School from Sume city - PB, with the intention of knowing how important continuing education of these professionals have in the life of teaching, as well as his point of views on education and continuing education context. To this end, we had the theoretical framework proposed by scholars, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). We have found that teachers participating in the survey in spite of having heard of Contextual Education, can not relate to the implementation of continuing education an educational proposal in context, mostly because as we found, the continuing education courses offered for teachers in that region do not considerthis approach in their training content and proposals for improving teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936
dc.date.accessioned 2019-11-07T11:04:40Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T11:04:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Continuing education   pt_BR
dc.subject Contextualized education   pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The semiarid teacher's perception about the contribution of continuing education to the contextualized education. pt_BR
dc.identifier.citation MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. 2011. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta