dc.creator.ID |
CARVALHO, S. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nacimento. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRASILEIRO, I. M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402601669276487 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COELHO, Glauciane Danusa. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.carvalho |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa objetiva um maior entendimento do processo de
aprendizagem, leitura e escrita, tendo como principal objetivo investigar e analisar o
nível de leitura e escrita dos educandos de 1º ao 5º ano de ensino fundamental da
Unidade de Ensino Rodolfo Santa Cruz localizada no Sítio Pitombeira Município de
Sumé-PB. As avaliações foram realizadas em duas etapas. O estudo foi realizado a
partir de uma pesquisa qualitativa, que busca a compreensão detalhada dos
significados e características situacionais apresentadas pelo objeto de pesquisa em
questão. A metodologia utilizada comporta uma análise pré-silábica, silábica sem
valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábico-alfabética e alfabética. Em primeiro
momento da pesquisa trabalhamos com um texto informativo, tendo como título O
HOMEM DO CAMPO, no nosso segundo encontro trabalhamos com o texto A SECA
E O INVERNO, na tentativa de analisar o nível de leitura e escrita da turma multisérie.
Como a turma comporta níveis diferentes de escolaridade, os textos foram
trabalhados a partir de um ditado organizado da seguinte forma: para o 1º e 2º ano
do ensino fundamental foi sugerida uma listagem de palavras simples retiradas do
texto; para as turmas de 3º e 4º ano uma listagem de palavras mais complexas; para
as turmas de 5º ano foi pronunciado em alto e bom som o primeiro e segundo
parágrafo do texto em questão para que os mesmos escrevessem a sua maneira.
Os resultados alcançados foram: dos 19 (dezenove) educandos que participaram da
pesquisa 06 (seis) encontram-se na fase pré-silábica; 06(seis) na fase silábica;
07(sete) na fase silábico-alfabético e 03 (três) alunos encontram-se alfabetizados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: uma abordagem de aprendizado voltada, em especial, aos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sumé-Paraíba-Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
From this perspective, our research work aims at a better understanding of the
learning process; reading and writing, having as its main goal investigate and
analyze the level of reading and writing of students from 1st to 5th year of elementary
school of the Unidade de Ensino do município de Sumé/PB located in Sítio
Pitombeira, at the city of Sumé-PB. The evaluations were conducted in two stages.
The study was realized from a qualitative research, seeking detailed understanding
of the meanings and situational characteristics presented by the object of research in
question. The methodology used involves a pre-syllabic analysis, syllabic sound
worthless, with syllabic sound value, syllabic-alphabetic and alphabetic. At first in the
research we worked with an informative text, entitled O HOMEM DO CAMPO, in our
second meeting we worked with the text A SECA E O INVERNO, in an attempt to
analyze the level of reading and writing of the multi-series class. As the class
involves different levels of schooling, texts were worked departing from a dictation
organized as follows: for the 1st and 2nd year of elementary school, we suggested a
list of simple words taken from the text; for the classes of 3th and 4th year, a list of
more complex words; for the classes of 5th year it was pronounced in loud and clear
the first and second paragraphs of the text in question, so that they could write it their
way. The reached results were: from the 11 (eleven) students who took part in the
research, 06 (six) are in the pre-syllabic phase; 06 (six) in the syllabic phase; 07
(seven) in the syllabic-alphabetic phase and 03 (three) students are literate. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8937 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T11:11:35Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T11:11:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Salete Feitosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing: a learning approach aimed especially at students from the 1st to the 5th grade of elementary school in a public school in Sumé-Paraíba-Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Salete Feitosa de. Leitura e escrita: uma abordagem de aprendizado voltada, em especial, aos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sumé-Paraíba-Brasil. 2011. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8937 |
pt_BR |