Dépôt DSpace/Manakin

Leitura e escrita: uma abordagem de aprendizado voltada, em especial, aos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sumé-Paraíba-Brasil.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CARVALHO, S. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRASILEIRO, Ilza Maria do Nacimento.
dc.contributor.advisor1ID BRASILEIRO, I. M. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402601669276487 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Glauciane Danusa.
dc.contributor.referee2 MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.carvalho
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa objetiva um maior entendimento do processo de aprendizagem, leitura e escrita, tendo como principal objetivo investigar e analisar o nível de leitura e escrita dos educandos de 1º ao 5º ano de ensino fundamental da Unidade de Ensino Rodolfo Santa Cruz localizada no Sítio Pitombeira Município de Sumé-PB. As avaliações foram realizadas em duas etapas. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, que busca a compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelo objeto de pesquisa em questão. A metodologia utilizada comporta uma análise pré-silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábico-alfabética e alfabética. Em primeiro momento da pesquisa trabalhamos com um texto informativo, tendo como título O HOMEM DO CAMPO, no nosso segundo encontro trabalhamos com o texto A SECA E O INVERNO, na tentativa de analisar o nível de leitura e escrita da turma multisérie. Como a turma comporta níveis diferentes de escolaridade, os textos foram trabalhados a partir de um ditado organizado da seguinte forma: para o 1º e 2º ano do ensino fundamental foi sugerida uma listagem de palavras simples retiradas do texto; para as turmas de 3º e 4º ano uma listagem de palavras mais complexas; para as turmas de 5º ano foi pronunciado em alto e bom som o primeiro e segundo parágrafo do texto em questão para que os mesmos escrevessem a sua maneira. Os resultados alcançados foram: dos 19 (dezenove) educandos que participaram da pesquisa 06 (seis) encontram-se na fase pré-silábica; 06(seis) na fase silábica; 07(sete) na fase silábico-alfabético e 03 (três) alunos encontram-se alfabetizados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura e escrita: uma abordagem de aprendizado voltada, em especial, aos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sumé-Paraíba-Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract From this perspective, our research work aims at a better understanding of the learning process; reading and writing, having as its main goal investigate and analyze the level of reading and writing of students from 1st to 5th year of elementary school of the Unidade de Ensino do município de Sumé/PB located in Sítio Pitombeira, at the city of Sumé-PB. The evaluations were conducted in two stages. The study was realized from a qualitative research, seeking detailed understanding of the meanings and situational characteristics presented by the object of research in question. The methodology used involves a pre-syllabic analysis, syllabic sound worthless, with syllabic sound value, syllabic-alphabetic and alphabetic. At first in the research we worked with an informative text, entitled O HOMEM DO CAMPO, in our second meeting we worked with the text A SECA E O INVERNO, in an attempt to analyze the level of reading and writing of the multi-series class. As the class involves different levels of schooling, texts were worked departing from a dictation organized as follows: for the 1st and 2nd year of elementary school, we suggested a list of simple words taken from the text; for the classes of 3th and 4th year, a list of more complex words; for the classes of 5th year it was pronounced in loud and clear the first and second paragraphs of the text in question, so that they could write it their way. The reached results were: from the 11 (eleven) students who took part in the research, 06 (six) are in the pre-syllabic phase; 06 (six) in the syllabic phase; 07 (seven) in the syllabic-alphabetic phase and 03 (three) students are literate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8937
dc.date.accessioned 2019-11-07T11:11:35Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T11:11:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Salete Feitosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: a learning approach aimed especially at students from the 1st to the 5th grade of elementary school in a public school in Sumé-Paraíba-Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Salete Feitosa de. Leitura e escrita: uma abordagem de aprendizado voltada, em especial, aos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sumé-Paraíba-Brasil. 2011. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8937 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte