dc.creator.ID |
NUNES, J. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6840727417571153 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/483951953914458 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. |
|
dc.description.resumo |
Atualmente em presença das constantes discussões sobre gêneros textuais e a inclusão dos
mesmos no currículo escolar, o ensino tem focado no fundamento dos diversos tipos de
textos, sejam eles orais ou escritos, não mais se enfatiza apenas nos ensinos tradicionais da
gramática. Sendo assim, o objetivo é desenvolver as competências e habilidades linguísticas
nos alunos e não somente torná-los um depositário de regras vazias. Em relação a isso esse
trabalho visa analisar como se dá a abordagem do gênero charge no ensino de língua
portuguesa, gênero este que se faz presente no nosso dia a dia. A coleção analisada é Diálogo
em Gênero de Eliana Santos Beltrão – Tereza Gordilho, a mesma é composta por quatro
livros que vai do 6° ao 9°. No entanto é utilizado o do 8° ano. O livro possui uma parte que
mostra a charges na parte da orientação didática. Para tanto foram usados alguns teóricos que
tratam do assunto como: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005),
entre outros. Esta pesquisa fez-se relevante para refletir a propósito da importância da charge,
de modo a destacar suas propriedades, explanando assim sua função social, bem como discutir
seu uso em sala de aula uma vez que ela desperta criticidade e permite que os alunos
desenvolvam enquanto falante a sua opinião atual em relação à sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-03 |
|
dc.description.abstract |
Teaching in particular the disciplines of secondary education and the dissemination of these
are not school, nor high school, nor high school, nor texts of topics, nor are they done or not,
only in grammar teaching. As such, the increase is increasing and attention is focused on the
qualifiers and it does not become just a deposit of empty rules. "Regarding this article will be
different as a gender approach." The translation will be published in the journal Diálogo in
spirit of Eliana Santos Beltrão - Tereza Gordilho, is also composed of four books that will
make 6 ° to 9 °. However, the 8th grade will be used. The book has a part that shows the
collections in the part of the didactic orientation. For some, some theorists who deal with the
subject were used: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005),
among others. This research has made it relevant to reflect on the importance of the load in a
way to differentiate its functions by explaining how is its social function as well as its use of a
series of tasks since it is desperate for criticism and allows countries to develop their current
opinion about society as a speaker. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8946 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T13:39:48Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T13:39:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Charge |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades Linguísticas |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Cartoon |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Language Skills |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Jailton Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The genre charges in the textbook of the 8th grade of elementary school: a contextualized teaching proposal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Jailton Gomes. O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |