DSpace/Manakin Repository

O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NUNES, J. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6840727417571153 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/483951953914458 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.description.resumo Atualmente em presença das constantes discussões sobre gêneros textuais e a inclusão dos mesmos no currículo escolar, o ensino tem focado no fundamento dos diversos tipos de textos, sejam eles orais ou escritos, não mais se enfatiza apenas nos ensinos tradicionais da gramática. Sendo assim, o objetivo é desenvolver as competências e habilidades linguísticas nos alunos e não somente torná-los um depositário de regras vazias. Em relação a isso esse trabalho visa analisar como se dá a abordagem do gênero charge no ensino de língua portuguesa, gênero este que se faz presente no nosso dia a dia. A coleção analisada é Diálogo em Gênero de Eliana Santos Beltrão – Tereza Gordilho, a mesma é composta por quatro livros que vai do 6° ao 9°. No entanto é utilizado o do 8° ano. O livro possui uma parte que mostra a charges na parte da orientação didática. Para tanto foram usados alguns teóricos que tratam do assunto como: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005), entre outros. Esta pesquisa fez-se relevante para refletir a propósito da importância da charge, de modo a destacar suas propriedades, explanando assim sua função social, bem como discutir seu uso em sala de aula uma vez que ela desperta criticidade e permite que os alunos desenvolvam enquanto falante a sua opinião atual em relação à sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-03
dc.description.abstract Teaching in particular the disciplines of secondary education and the dissemination of these are not school, nor high school, nor high school, nor texts of topics, nor are they done or not, only in grammar teaching. As such, the increase is increasing and attention is focused on the qualifiers and it does not become just a deposit of empty rules. "Regarding this article will be different as a gender approach." The translation will be published in the journal Diálogo in spirit of Eliana Santos Beltrão - Tereza Gordilho, is also composed of four books that will make 6 ° to 9 °. However, the 8th grade will be used. The book has a part that shows the collections in the part of the didactic orientation. For some, some theorists who deal with the subject were used: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005), among others. This research has made it relevant to reflect on the importance of the load in a way to differentiate its functions by explaining how is its social function as well as its use of a series of tasks since it is desperate for criticism and allows countries to develop their current opinion about society as a speaker. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8946
dc.date.accessioned 2019-11-07T13:39:48Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T13:39:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Habilidades Linguísticas pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Cartoon pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teaching pt_BR
dc.subject Language Skills pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Jailton Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The genre charges in the textbook of the 8th grade of elementary school: a contextualized teaching proposal. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Jailton Gomes. O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta