DSpace/Manakin Repository

Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, S. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9895629201601828 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.
dc.contributor.referee2 PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de retextualização, através dos gêneros orais para os gêneros escritos. Para isso, realizou-se um estudo sobre a importância de trabalhar os textos, em sala de aula, através dos gêneros orais e escritos, numa perspectiva do letramento social. Com isso, destacamos a necessidade do professor considerar, na escola, os conhecimentos prévios de seus alunos, ou seja, toda a bagagem que ele possui através de suas experiências de vida, de seus valores e, principalmente, de sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001;2006; 2008), Travaglia (2003), Dell’Isola (2007), Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), dentre outros, através de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico que teve por base estudos realizados em livros e textos acadêmicos escritos e virtuais. Por considerar a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção a ser realizada, com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, sobre a retextualização do gênero cordel para o gênero fábula segundo as indicações do letramento, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-14
dc.description.abstract This research aims to understand the development of retextualization process through the oral genres for writing genres. For this work, a study was conducted about the importance of working texts in class lesson through oral and written genres, from a perspective of social literacy. Thus, we emphasize the need for the attention of the teacher, the school, in relation to the previous knowledge of the students, that is, all the baggage he has through his life experiences, his values and especially his culture. In this perspective, the work is based on research carried out by Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001,2006, 2008), Travaglia (2003), Dell'Isola (2007) Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), among others, through a qualitative approach, bibliographical nature which was based on studies in books, writings and virtual academic texts. Considering the retextualization as the production of a new text from one or more base- texts, this work presents a proposal of appropriate intervention for students of the 6th year of basic education. It uses the retextualization from the cordel genre to the genre fable according to literacy guidelines, with the intention of contributing to the development of reading and writing skills of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8951
dc.date.accessioned 2019-11-07T14:23:01Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T14:23:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Sâmia Charleine Santos do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From orality to writing: a practice of retextualization. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Sâmia Chaleine Santos do. Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta