dc.creator.ID |
NASCIMENTO, S. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9895629201601828 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINTO, Zuleide Pereira dos Santos. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de retextualização,
através dos gêneros orais para os gêneros escritos. Para isso, realizou-se um estudo
sobre a importância de trabalhar os textos, em sala de aula, através dos gêneros orais
e escritos, numa perspectiva do letramento social. Com isso, destacamos a
necessidade do professor considerar, na escola, os conhecimentos prévios de seus
alunos, ou seja, toda a bagagem que ele possui através de suas experiências de vida,
de seus valores e, principalmente, de sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho está
fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008),
Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001;2006; 2008), Travaglia (2003),
Dell’Isola (2007), Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003),
dentre outros, através de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico que teve
por base estudos realizados em livros e textos acadêmicos escritos e virtuais. Por
considerar a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou
mais textos-base, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção a ser
realizada, com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, sobre a retextualização do
gênero cordel para o gênero fábula segundo as indicações do letramento, com a
intenção de contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-14 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to understand the development of retextualization process through
the oral genres for writing genres. For this work, a study was conducted about the
importance of working texts in class lesson through oral and written genres, from a
perspective of social literacy. Thus, we emphasize the need for the attention of the
teacher, the school, in relation to the previous knowledge of the students, that is, all
the baggage he has through his life experiences, his values and especially his culture.
In this perspective, the work is based on research carried out by Marcuschi (2001;
2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001,2006, 2008),
Travaglia (2003), Dell'Isola (2007) Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003),
Bakhtin (2000; 2003), among others, through a qualitative approach, bibliographical
nature which was based on studies in books, writings and virtual academic texts.
Considering the retextualization as the production of a new text from one or more base-
texts, this work presents a proposal of appropriate intervention for students of the 6th
year of basic education. It uses the retextualization from the cordel genre to the genre
fable according to literacy guidelines, with the intention of contributing to the
development of reading and writing skills of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8951 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T14:23:01Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T14:23:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Sâmia Charleine Santos do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From orality to writing: a practice of retextualization. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Sâmia Chaleine Santos do. Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |