DSpace/Manakin Repository

Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA FILHO, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8539855409002758 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
dc.contributor.advisor1ID TURNELL, M. F. Q. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
dc.contributor.referee2 MORAIS, José Bezerra de.
dc.contributor.referee3 CAMELO, Maria de Fátima.
dc.description.resumo A crescente oferta de serviços bancários automatizados, atendendo a uma faixa cada vez maior de usuários, levou-nos a estudar os aspectos relevantes na comunicação entre o usuário e o terminal - Banco Eletrônico, e sua influencia no grau de satisfação do usuário. Esta dissertação apresenta os resultados de levantamento estatístico feito a partir de uma amostra de usuários das três instituições financeiras oficiais com maior volume de empréstimos, aplicados na região Nordeste. Na pesquisa, foram determinados os níveis de satisfação dos usuários, seus perfis e grau de importância atribuído a cada elemento de um conjunto de 18 aspectos: nove técnicos e nove de fatores humanos relacionados com a qualidade da comunicação usuário/terminal. A partir da analise desses dados, dos perfis dos respondentes, e da analise técnica dessas interfaces, foi possível estabelecer relações que permitiram embasar a proposta de diretrizes de projeto de interfaces para sistemas do tipo Banco Eletrônico, destinadas a otimizar a interação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação
dc.title Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto. pt_BR
dc.date.issued 1992-06-30
dc.description.abstract With the growing bank automotion which reaches an increasing number of users with an also growing variety of services, we were motivated to study the relevante factors in the communication between the user and the terminal-"Electtonic Bank" from the users satisfaction point of view. This dissetation presents the results of a statistical analysis based upon an opinion pole applied to the three bigest oficial banks in volume of borrwing and with branches in the northest region of Brazil. From this research it was possible to determine the level of satisfaction of the users and the degree of importance amibuted to each one of the elements in a set of 18 aspects: nine technical and nine the factors human based, all related to the quality of the communication between the user and the banc terminal. From the data analysis, the respondents profile, and the tecnical analysis of these interfaces, it was possible to establish some relaions which were the basis for the proposal of the guidelines for the project of the "eletronic banks" interfaces, which will conuibute to optimize the interaction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8967
dc.date.accessioned 2019-11-07T20:03:32Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T20:03:32Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Banco Eletrônico
dc.subject Serviços Bancários Automatizados
dc.subject Satisfação do Usuário
dc.subject Projeto de Interfaces Bancárias
dc.subject Qualidade da Comunicação
dc.subject Usuário e Terminal Eletrônico
dc.subject Electronic Banking
dc.subject Automated Banking Services
dc.subject User Satisfaction
dc.subject Banking Interfaces Project
dc.subject Communication Quality
dc.subject User and Electronic Terminal
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA FILHO, José Bezerra da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Qualitative evaluation of banking interfaces, with proposed project guidelines. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA FILHO, José Bezerra. Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto. 1992. 149f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1992. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8967 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta