dc.creator.ID |
SILVA FILHO, J. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8539855409002758 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TURNELL, M. F. Q. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Francisco Antônio Morais de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, José Bezerra de. |
|
dc.contributor.referee3 |
CAMELO, Maria de Fátima. |
|
dc.description.resumo |
A crescente oferta de serviços bancários automatizados, atendendo a uma faixa
cada vez maior de usuários, levou-nos a estudar os aspectos relevantes na comunicação
entre o usuário e o terminal - Banco Eletrônico, e sua influencia no grau de satisfação do
usuário. Esta dissertação apresenta os resultados de levantamento estatístico feito a partir de uma amostra de usuários das três instituições financeiras oficiais com maior volume de empréstimos, aplicados na região Nordeste. Na pesquisa, foram determinados os níveis de satisfação dos usuários, seus perfis e grau de importância atribuído a cada elemento de um conjunto de 18 aspectos: nove técnicos e nove de fatores humanos relacionados com a qualidade da comunicação usuário/terminal. A partir da analise desses dados, dos perfis dos respondentes, e da analise técnica dessas interfaces, foi possível estabelecer relações que permitiram embasar a proposta de diretrizes de projeto de interfaces para sistemas do tipo Banco Eletrônico, destinadas a otimizar a interação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
|
dc.title |
Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1992-06-30 |
|
dc.description.abstract |
With the growing bank automotion which reaches an increasing number of
users with an also growing variety of services, we were motivated to study the relevante
factors in the communication between the user and the terminal-"Electtonic Bank" from
the users satisfaction point of view.
This dissetation presents the results of a statistical analysis based upon an opinion
pole applied to the three bigest oficial banks in volume of borrwing and with branches
in the northest region of Brazil. From this research it was possible to determine the
level of satisfaction of the users and the degree of importance amibuted to each one of
the elements in a set of 18 aspects: nine technical and nine the factors human based, all
related to the quality of the communication between the user and the banc terminal.
From the data analysis, the respondents profile, and the tecnical analysis of these
interfaces, it was possible to establish some relaions which were the basis for the proposal
of the guidelines for the project of the "eletronic banks" interfaces, which will
conuibute to optimize the interaction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8967 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T20:03:32Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T20:03:32Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Banco Eletrônico |
|
dc.subject |
Serviços Bancários Automatizados |
|
dc.subject |
Satisfação do Usuário |
|
dc.subject |
Projeto de Interfaces Bancárias |
|
dc.subject |
Qualidade da Comunicação |
|
dc.subject |
Usuário e Terminal Eletrônico |
|
dc.subject |
Electronic Banking |
|
dc.subject |
Automated Banking Services |
|
dc.subject |
User Satisfaction |
|
dc.subject |
Banking Interfaces Project |
|
dc.subject |
Communication Quality |
|
dc.subject |
User and Electronic Terminal |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA FILHO, José Bezerra da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Qualitative evaluation of banking interfaces, with proposed project guidelines. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA FILHO, José Bezerra. Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto. 1992. 149f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1992. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8967 |
pt_BR |