dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.description.resumo |
A inclusão do Exame Nacional do Ensino Médio como instrumento pedagógico de
avaliação da qualidade do ensino de escolas brasileiras, cada vez mais tem crescido
no desempenho do alunado e em sua visão interdisciplinar de mundo acerca das
metodologias e práticas de aprendizagem do Ensino Médio.Uma das abordagens
que mais se diferenciam quanto à sua proposta didática é, sem dúvida, a percepção
dos estudantes secundaristas em relação aos gêneros textuais, que abrangem uma
gama de questões do Enem. Essas mensuram o entendimento e, ao mesmo tempo,
a conexão entre o que é demandado e as práticas desenvolvidas em espaços
escolares, buscando, assim, evidenciar qual o nível de compreensão dos alunos
sobre os gêneros textuais. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo
compreender o trabalho pedagógico com os gêneros textuais no âmbito do Ensino
Médio, em conformidade com a perspectiva da prova de Linguagens e Códigos e
suas Tecnologias exigidas no ENEM. Os aportes teóricos, aqui utilizados, estão
fundamentados, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2010), Travaglia (2002),
PCN (1998), Brasil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) e Lopes-Rossi (2004). Para
isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com um
viés exploratório, por meio de seleção e leitura de achados científicos, como também
documentos disponibilizados em plataformas de pesquisa e busca online (Scielo e
Google Acadêmico), além de outras fontes de consulta. Dessa forma, utilizou-se o
gênero crônica para fazer inferências acerca das deficiências apresentadas pelos
alunos, no que diz respeito à estrutura, competência e habilidade do gênero e,
sobretudo seu conhecimento de mundo na prova de Linguagem, Códigos e suas
Tecnologias (LCT). Nessa conjuntura, não obstante os avanços significativos na
área de linguagens e códigos nas escolas brasileiras e no ENEM, com foco nos
gêneros textuais, ainda nota-se, em muitos contextos educativos, fragilidades quanto
a modelos de ensino-aprendizagem, evidenciando que o desafio é contextual e
reflete os problemas e deficiências no âmbito de algumas unidades escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros textuais no exame nacional do ensino médio: diálogo com as práticas escolares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
The inclusion of the National High School Examination as a pedagogical instrument
evaluation of the quality of teaching in Brazilian schools, has increasingly grown
student performance and their interdisciplinary worldview about
high school learning methodologies and practices. One of the approaches
which differ most in terms of their didactic proposal is undoubtedly the perception
high school students in relation to textual genres, which encompass a
Enem's range of questions. These measure understanding and at the same time
the connection between what is demanded and the practices developed in spaces
thus seeking to highlight the level of understanding of the students
about textual genres. In this sense, the present study aims at
understand the pedagogical work with textual genres in the context of
Medium, in accordance with the Language and Codes proof perspective and
Technologies required by ENEM. The theoretical contributions used here are
mainly based on the studies by Marcuschi (2010), Travaglia (2002),
PCN (1998), Brazil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) and Lopes-Rossi (2004). For
Therefore, a qualitative bibliographical research was developed, with a
exploratory bias through the selection and reading of scientific findings, as well as
documents made available on search and online search platforms (Scielo and
Scholar), and other query sources. Thus, we used the
chronic gender to make inferences about the deficiencies presented by the
regarding the structure, competence and ability of the gender and,
above all his knowledge of the world in the proof of language, codes and his
Technologies (LCT). At this juncture, despite significant advances in the
area of languages and codes in Brazilian schools and in ENEM, focusing on the
textual genres, there are still weaknesses in many educational contexts
teaching-learning models, showing that the challenge is contextual and
reflects the problems and deficiencies within some school units. |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8969 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-07T20:12:51Z |
|
dc.date.available |
2019-11-07 |
|
dc.date.available |
2019-11-07T20:12:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Português - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
AND EITHER |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
School practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, José Gregório Assis do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Textual Genres Not National High School Exam: Dialogue with How School Practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, José Gregório Assis do. Gêneros textuais no exame nacional do ensino médio: diálogo com as práticas escolares. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La inclusión del Examen Nacional de la Secundaria (Exame Nacional do Ensino
Médio) como instrumento pedagógico de evaluación de la calidad de la enseñanza
de las escuelas brasileñas, há crecido cada vez más en el desempeño del alumnado
y en su visión interdisciplinaria de mundo acerca de las metodologías y prácticas de
aprendizaje de la secundária. Uno de los enfoques que más se diferencia en cuanto
a su propuesta didáctica es, sin duda, la percepción de los estudiantes secundarios
en relación a los géneros textuales, que abarca uma gama de cuestiones del ENEM.
Se pueden medir la comprensión y, al mismo tiempo, la conexión entre lo que es
demandado y las prácticas desarrolladas en espacios escolares, buscando,
entonces, evidenciar cual es el nivel de comprensión de los alunos acerca de los
géneros textuales. En este contexto, el presente estúdio tiene por objetivo
comprender el trabajo pedagógico com los géneros textuales en el ámbito de la
Secundaria, de acuerdo con la perspectiva de la prueba de Lenguajes y Códigos y
sus Tecnologías exigidas en el ENEM. Los aportes teóricos, aquí utilizados, están
fundamentados, principalmente, en los estudios de Marcuschi (2010), Travaglia
(2002), PCN (1998), Brasil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) y Lopes-Rossi (2004).
Para ello, se desarrolló una investigación bibliográfica, de naturaleza cualitativa, con
un sesgo exploratorio, por medio de selección y lectura de hallazgos científicos, así
como documentos disponibles en plataformas de investigación y búsqueda online
(Scielo y Google Académico), además de otras fuentes de consulta. De esta forma,
se utilizó el género crónico para hacer inferencias acerca de las deficiencias
presentadas por los alumnos, en lo que se refiere a la estructura, competencia y
habilidad del género y, sobre todo su conocimiento de mundo en la prueba de
Lenguaje, Códigos y sus Tecnologías (LCT). En este contexto, a pesar de los
avances significativos en el área de lenguajes y códigos en las escuelas brasileñas y
en el ENEM, con foco en los géneros textuales, todavía se nota, en muchos
contextos educativos, fragilidades en cuanto a modelos de enseñanza-aprendizaje,
evidenciando que el desafío es contextual y refleja los problemas y deficiencias en el
ámbito de algunas unidades escolares |
pt_BR |