DSpace/Manakin Repository

Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOIOLA, M. V. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5263708732960747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Aline Costa.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332107317093873 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, George do Nascimento.
dc.contributor.referee2 MARACAJÁ, Patricio Borges.
dc.description.resumo A informática está cada vez mais presente na vida escolar, seja via internet, multimídia ou outros. Compreender a espacialidade dos fenômenos estudados, no presente e no passado, e compará-lo por meio de suas sobreposições, é algo que a própria Geografia busca fazer, e compreender e utilizar a linguagem cartográfica, ampliando as possibilidades dos alunos de analisar informações em vários campos do conhecimento, além de contribuir para a estruturação de uma noção espacial. O objetivo desse projeto foi de aplicar as possibilidades de uso de geotecnologias como incentivo para o ensino da geografia na EEEFM Plínio Lemos, do município de Puxinanã – PB, buscando verificar a visão temporal dos educandos a cerca de seu meio ambiente e as modificações ao longo do tempo. Foi aplicado um questionário nas turmas do 3º Ano médio, turno manhã, onde 50% afirmaram saber o que são geotecnologias e que têm acesso a softwares do gênero (Google Earth, Wikimapia e GPS-Sistema de Posicionamento Global), 73,8% disseram não terem sentido dificuldade em responder o questionário, no entanto, o tempo usado para responder o mesmo bem como as vezes em que os aplicadores do questionário foram chamados para tirar dúvidas mostram o contrário. É importante destacar que 85,7% dos alunos afirmaram que nunca tinham ouvido falar esse termo por parte do professor da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2018-03
dc.description.abstract Information technology is increasingly present in school life, either via the Internet or other multimedia. Understanding the spatiality of the phenomena studied, the present and the past, and compare it with their overlapping, is something that own search geography do, and understand and use the cartographic language, expanding the possibilities of students to analyze information in various fields of knowledge, and contribute to the development of a space notion. The project goal was to apply the geo usage possibilities as an incentive to the teaching of geography in EEEFM Pliny Lemos, the municipality of Puxinanã – PB, seeking to verify the temporal vision of the students about their environment and changes over of time. A questionnaire in class 3rd year average was applied, morning shift, where 50% said they know what they are geotechnology and who have access to the genus software (Google Earth, Wikimapia and Global Positioning System-GPS), 73.8% said they did not have experienced difficulty in answering the questionnaire, however, the time used to answer the same and the times in which the questionnaire applicators were called to answer questions show otherwise. Importantly, 85.7% of students said they had never heard that term by the subject teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/896
dc.date.accessioned 2018-06-06T12:40:50Z
dc.date.available 2018-06-06
dc.date.available 2018-06-06T12:40:50Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Internet. pt_BR
dc.subject Plataforma livre. pt_BR
dc.subject Correlação espaço-temporal. pt_BR
dc.subject Cartografia. pt_BR
dc.subject Geotecnologias. pt_BR
dc.subject Novas tecnologias. pt_BR
dc.subject Free platform.   pt_BR
dc.subject Spatio-temporal correlation.   pt_BR
dc.subject Cartography.   pt_BR
dc.subject Geotechnology.   pt_BR
dc.subject New technologies. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOIOLA, Marcus Vinícius do Carmo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.references LOIOLA, Marcus Vinícius do Carmo. Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio. 2018. 25f. Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.title.alternative Geotechnology applied to the teaching of geography: a technological learning resource for high school. pt_BR
dc.identifier.citation LOIOLA, Marcus Vinícius do Carmo. Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio. 2018. 25f . Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta