DSpace/Manakin Repository

Estratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema “Estratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola”. O trabalho evidencia a importância da literatura na escola contribuindo para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, despertando na criança criatividade e o desenvolvimento da criança para que esta venha a ter a percepção para diferentes resoluções de problemas os quais são elementos necessários na formação da criança. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é analisar a utilização da literatura na sala de aula. E objetivos específicos: identificar os tipos de textos de literatura utilizados nas aulas com as crianças; averiguar como a literatura está sendo trabalhada em sala de aula; identificar como as crianças interagem com a literatura. Para a realização do trabalho utilizou-se como metodologia a aplicação de um questionário que permitiu compreender a temática. No primeiro capitulo realizamos um estudo teórico sobre a história da literatura e sua respectiva influência na vida da criança ao longo dos séculos assim, podemos ver o passado nas suas relações com o presente. O segundo capítulo traz uma abordagem sobre os desafios que os professores enfrentam na sala de aula, destacando a importância de se trabalhar com a literatura na escola, a qual às vezes deixa passar de forma negligente as várias estratégias de se trabalhar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No terceiro capítulo fizemos uma análise sobre as estratégias e utilização da literatura na sala de aula, através das informações obtidas com a aplicação do questionário. Por fim, apresentamos as considerações finais e reflexões pertinentes que surgiram durante o processo de desenvolvimento da pesquisa e na análise de dados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Estratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present work has the theme Strategies for the challenges of teaching reading in school work highlights the importance of the literature infant in schools contributing to the emotional, cognitive growth and personal identification of the child, the child awakening creativity and contributing to it perception have come to different resolutions of problems which are necessary elements in the formation of the child. Accordingly, the general objective is to analyze the use of the literature infant in the classroom of kindergarten and elementary education. And specific objectives: To identify the types of the literature infant texts used in class; To Check how literature infant is being worked on in the classroom; To observe how children interact with literature infant. To carry out the work was used as a research methodology with educators from elementary school through a questionnaire that allows us to understand how literature infant is of paramount importance to the child. In the first chapter performed a theoretical study on a brief history of the literature infant and their respective influence in children's lives over the centuries so we can see the differences in their past with the present. The second chapter is a discussion of the challenges that teachers face in the classroom, also highlights the importance of working with the reading of the literature infant in school which sometimes passes unnoticed the various modalities of working reading, which even give possibilities to work various activities in early childhood education and the first years of elementary school. In the third chapter we made an analysis on the use of the literature infant in the classroom, through information obtained from the questionnaire. Finally, we present the relevant conclusions and reflections that emerged during the development process of the research and data analysis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8971
dc.date.accessioned 2019-11-07T21:18:23Z
dc.date.available 2019-11-07
dc.date.available 2019-11-07T21:18:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educando pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Lourifran Furtado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategies to overcome the challenges of teaching literature at school. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Lourifran Furtado. Estratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola. 2014. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta