dc.creator.ID |
SANTOS, A. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA FILHO, Gilvan Dias de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA FILHO, G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5689973879272525 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS JÚNIOR, Antonio da Silva. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.santos0 |
|
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos nasceu da necessidade de interagir as
experiencias de vida dos educandos com a sistematização dos conteúdos programáticos, preparando-os para atuar no mundo como cidadãos críticos, e, sobretudo livres. Partindo desse contexto, o presente estudo revela que as mediações pedagógicas desenvolvidas para esta modalidade de ensino, não tem levado em consideração, os conhecimentos e as experiencias dos sujeitos. A ausência de programas e metodologias oriundas de uma racionalidade transformadora vem sendo percebida nitidamente no ensino de Educação de Jovens e Adultos no município de Zabelê-PB, através do elevado numero de
alunos evadidos e do numero de matriculas que vem diminuindo gradativamente.
O trabalho estruturou-se no estudo de caso e na pesquisa participativa, na qual, o
investigador realiza em comunhão com o grupo envolvido uma autoreflexão. Não
obstante, aplicou-se um questionário aos professores para compreender como se
constituem as praticas educativas e outro com os alunos para diagnosticar
possíveis respostas em relação ao desinteresse dos alunos no processo de
aprendizagem. Posteriormente, realizaram-se oficinas abordando temáticas que
envolvessem elementos de suas vivencias e experiencias, ou seja, das interações
sociais estabelecidas entre os sujeitos com a comunidade e com o ambiente.
Concluídas as atividades, buscou-se analisar a percepção dos alunos sobre
educação e a sua relação com o trabalho. Com base nos dados coletados, notou-se
que as principais problemáticas estão atreladas a uma educação precarizada e
descontextualizadas com a realidade local. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A marginalização da educação de jovens e adultos e a precarização do processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-30 |
|
dc.description.abstract |
Youth and Adult Education was born from the need to interact with
learners' life experiences with the systematization of syllabus, preparing them to act in the world as critical citizens, and above all free. From this context, the present study reveals that the pedagogical mediations developed for this teaching modality have not taken into consideration the subjects' knowledge and experiences. The absence of programs and methodologies arising from a transformative rationality has been clearly perceived in the teaching of Youth and Adult Education in the city of Zabelê-PB, through the high number of
evaded students and the number of enrollments that is gradually decreasing.
The work was structured in the case study and participatory research, in which the
The researcher conducts a self-reflection in communion with the group involved. Not
Nevertheless, a questionnaire was applied to teachers to understand how
constitute the educational practices and another with the students to diagnose
possible answers regarding the students' lack of interest in the process of
learning. Subsequently, workshops were held addressing themes that
involved elements of their experiences, that is, the interactions
established between the subjects with the community and the environment.
After the activities, we tried to analyze the students' perception about
education and its relation to work. Based on the collected data, it was noted
that the main problems are linked to a precarious education and
out of context with the local reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8982 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-08T12:28:47Z |
|
dc.date.available |
2019-11-08 |
|
dc.date.available |
2019-11-08T12:28:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Ana Maria Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The marginalization of youth and adult education and the precariousness of the teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Ana Maria Souza. A marginalização da educação de jovens e adultos e a precarização do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8982 |
pt_BR |