DSpace/Manakin Repository

A marginalização da educação de jovens e adultos e a precarização do processo de ensino e aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA FILHO, G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5689973879272525 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.referee2 CAMPOS JÚNIOR, Antonio da Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.santos0
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos nasceu da necessidade de interagir as experiencias de vida dos educandos com a sistematização dos conteúdos programáticos, preparando-os para atuar no mundo como cidadãos críticos, e, sobretudo livres. Partindo desse contexto, o presente estudo revela que as mediações pedagógicas desenvolvidas para esta modalidade de ensino, não tem levado em consideração, os conhecimentos e as experiencias dos sujeitos. A ausência de programas e metodologias oriundas de uma racionalidade transformadora vem sendo percebida nitidamente no ensino de Educação de Jovens e Adultos no município de Zabelê-PB, através do elevado numero de alunos evadidos e do numero de matriculas que vem diminuindo gradativamente. O trabalho estruturou-se no estudo de caso e na pesquisa participativa, na qual, o investigador realiza em comunhão com o grupo envolvido uma autoreflexão. Não obstante, aplicou-se um questionário aos professores para compreender como se constituem as praticas educativas e outro com os alunos para diagnosticar possíveis respostas em relação ao desinteresse dos alunos no processo de aprendizagem. Posteriormente, realizaram-se oficinas abordando temáticas que envolvessem elementos de suas vivencias e experiencias, ou seja, das interações sociais estabelecidas entre os sujeitos com a comunidade e com o ambiente. Concluídas as atividades, buscou-se analisar a percepção dos alunos sobre educação e a sua relação com o trabalho. Com base nos dados coletados, notou-se que as principais problemáticas estão atreladas a uma educação precarizada e descontextualizadas com a realidade local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A marginalização da educação de jovens e adultos e a precarização do processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-30
dc.description.abstract Youth and Adult Education was born from the need to interact with learners' life experiences with the systematization of syllabus, preparing them to act in the world as critical citizens, and above all free. From this context, the present study reveals that the pedagogical mediations developed for this teaching modality have not taken into consideration the subjects' knowledge and experiences. The absence of programs and methodologies arising from a transformative rationality has been clearly perceived in the teaching of Youth and Adult Education in the city of Zabelê-PB, through the high number of evaded students and the number of enrollments that is gradually decreasing. The work was structured in the case study and participatory research, in which the The researcher conducts a self-reflection in communion with the group involved. Not Nevertheless, a questionnaire was applied to teachers to understand how constitute the educational practices and another with the students to diagnose possible answers regarding the students' lack of interest in the process of learning. Subsequently, workshops were held addressing themes that involved elements of their experiences, that is, the interactions established between the subjects with the community and the environment. After the activities, we tried to analyze the students' perception about education and its relation to work. Based on the collected data, it was noted that the main problems are linked to a precarious education and out of context with the local reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8982
dc.date.accessioned 2019-11-08T12:28:47Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T12:28:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ana Maria Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The marginalization of youth and adult education and the precariousness of the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Maria Souza. A marginalização da educação de jovens e adultos e a precarização do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8982 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta