DSpace/Manakin Repository

Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, L. F. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0564101320463193 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Iskaime da Silva.
dc.description.resumo Os gêneros textuais, das mais diversas naturezas, surgem com o objetivo e a necessidade de se comunicar, ou seja, sempre que falamos ou escrevemos, estamos nos comunicando por meio de gêneros. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir sobre a importância do trabalho com os gêneros argumentativos enquanto ferramentas para a formação de um cidadão crítico nas aulas de língua portuguesa, com intuito de apresentar uma proposta de intervenção ao professor do Ensino Médio. Metodologicamente a investigação possui como característica ser de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, de natureza básica, exploratória e de procedimento bibliográfico, e seus sujeitos são alunos e o professor de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pombal-PB. O aporte teórico utilizado no estudo advém das contribuições da Linguística Textual, bem como da Linguística Aplicada que muito contribuem para a didática do ensino de língua materna nos dias atuais. Pretende-se com o levantamento e análise dos dados à geração de uma política pública em formato de uma proposta de intervenção ao professor que se configure enquanto importante instrumento de trabalho com textos argumentativos para a inserção do aprendiz na condição de sujeito social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-31
dc.description.abstract The textual genres, the most diverse natures, arise with the aim of communicating, that is, whenever we speak or write, we are communicating through genres. The database, general research and research on the importance of work in the Portuguese language, with the purpose of presenting a proposal of training to the English - speaking teacher. Methodology an exam has a qualitative characteristic, ethnographic character, basic nature, exploratory and bibliographic procedure, and their respective students are the teacher of a 3rd grade class of Basic Education of a public school in the municipality of Pombal- PB. Theoretical contribution used in the study of the materials of Textual Linguistics, as well as Applied Linguistics to the great contributions to the education of the mother tongue language in the present day. The intention is to collect and analyze the data to generate a public communication in the form of a proposal of intervention to the teacher that constitutes as an important instrument of work with argumentative arguments for an insertion of the learner as a social subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988
dc.date.accessioned 2019-11-08T13:12:41Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T13:12:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.subject Argument pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of linguistic - discursive dimensions in texts of the order of argumentation of students of the 3rd year of high school: a contribution to the teacher. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta