dc.creator.ID |
ALMEIDA, L. F. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0564101320463193 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Iskaime da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Os gêneros textuais, das mais diversas naturezas, surgem com o objetivo e a necessidade de se
comunicar, ou seja, sempre que falamos ou escrevemos, estamos nos comunicando por meio
de gêneros. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir
sobre a importância do trabalho com os gêneros argumentativos enquanto ferramentas para a
formação de um cidadão crítico nas aulas de língua portuguesa, com intuito de apresentar uma
proposta de intervenção ao professor do Ensino Médio. Metodologicamente a investigação
possui como característica ser de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, de natureza básica,
exploratória e de procedimento bibliográfico, e seus sujeitos são alunos e o professor de uma
turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pombal-PB. O
aporte teórico utilizado no estudo advém das contribuições da Linguística Textual, bem como
da Linguística Aplicada que muito contribuem para a didática do ensino de língua materna
nos dias atuais. Pretende-se com o levantamento e análise dos dados à geração de uma política
pública em formato de uma proposta de intervenção ao professor que se configure enquanto
importante instrumento de trabalho com textos argumentativos para a inserção do aprendiz na
condição de sujeito social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-31 |
|
dc.description.abstract |
The textual genres, the most diverse natures, arise with the aim of communicating, that is,
whenever we speak or write, we are communicating through genres. The database, general
research and research on the importance of work in the Portuguese language, with the purpose
of presenting a proposal of training to the English - speaking teacher. Methodology an exam
has a qualitative characteristic, ethnographic character, basic nature, exploratory and
bibliographic procedure, and their respective students are the teacher of a 3rd grade class of
Basic Education of a public school in the municipality of Pombal- PB. Theoretical
contribution used in the study of the materials of Textual Linguistics, as well as Applied
Linguistics to the great contributions to the education of the mother tongue language in the
present day. The intention is to collect and analyze the data to generate a public
communication in the form of a proposal of intervention to the teacher that constitutes as an
important instrument of work with argumentative arguments for an insertion of the learner as
a social subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-08T13:12:41Z |
|
dc.date.available |
2019-11-08 |
|
dc.date.available |
2019-11-08T13:12:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Argument |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of linguistic - discursive dimensions in texts of the order of argumentation of students of the 3rd year of high school: a contribution to the teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |