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A retextualização do gênero canção para o gênero canto: uma proposta metodológica para uma turma do 6º ano do ensino fundamental.

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dc.creator.ID ARAÚJO, J. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4950394711186455 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta um breve estudo sobre a linguística textual e sua contribuição para a construção do texto, até os dias de hoje. Assim como a importância do gênero textual, como suporte no processo de retextualização. Os gêneros aqui são abordados como instrumentos fundamentais, que servem para a atividade comunicativa, realizada pelos falantes da língua em suas práticas do dia a dia. Tem como aporte teórico os estudos de Marcusch (2008),(2010), Antunes (2010), Koch (2013), através de uma abordagem qualitativa, que faz ênfase aos estudo dos gêneros textuais, para a construção de textos orais e escritos, e de atividades que resultaram no processo de retextualização. Objetivamos trabalhar a passagem de um texto base de modalidade oral para outro texto final de modalidade escrita. Através de diferentes gêneros, que mostram a relação entre fala e escrita, ou seja, sua duplicidade no processo comunicativo do falante, que apesar de suas especificidades, o falante necessita das duas modalidades para se comunicar. Este processo de retextualização permitirá aos usuários identificar as semelhanças e as diferenças existentes no texto falado quando retextualizado para um texto escrito. Para uma melhor compreensão sobre a construção de textos, poderemos propor a alunos do 6º ano, uma prática da retextualização de um texto oral para um texto escrito, tendo por base o gênero canção a ser transformado em uma contação de história, atividade metodológica do gênero conto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A retextualização do gênero canção para o gênero canto: uma proposta metodológica para uma turma do 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8998
dc.date.accessioned 2019-11-08T14:44:58Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T14:44:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguística textual pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Textos orais pt_BR
dc.subject Textos escritos pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Textual Linguistics pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.subject Oral Texts pt_BR
dc.subject Written Texts pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Joseany Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The retextualization of the song genre to the song genre: a methodological proposal for a 6th grade elementary school class. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Josesany Vieira de. A retextualização do gênero canção para o gênero canto: uma proposta metodológica para uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo presenta un breve estudio sobre la lingüística textual y su contribución a la construcción del texto, hasta los días de hoy. Así como la importancia del género textual, como soporte en el proceso de retextualización. Los géneros aquí son abordados como instrumentos fundamentales, que sirven para la actividad comunicativa, realizada por los hablantes de la lengua en sus prácticas del día a día. (2010), Antunes (2010), Koch (2013), a través de un enfoque cualitativo, que hace énfasis en el estudio de los géneros textuales, para la construcción de textos orales y escritos, Y de actividades que resultaron en el proceso de retextualización. Objetivamos trabajar el paso de un texto base de modo oral a otro texto final de modalidad escrita. A través de diferentes géneros, que muestran la relación entre habla y escritura, es decir, su duplicidad en el proceso comunicativo del hablante, que a pesar de sus especificidades, el hablante necesita las dos modalidades para comunicarse. Este proceso de retextualización permitirá a los usuarios identificar las similitudes y las diferencias existentes en el texto hablado cuando retextualizado para un texto escrito. Para una mejor comprensión sobre la construcción de textos, podremos proponer a alumnos del sexto año, una práctica de la retextualización de un texto oral para un texto escrito, teniendo como base el género canción a ser transformado en una cuenta de historia, actividad metodológica del género Cuento. pt_BR


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