dc.creator.ID |
ARAÚJO, J. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4950394711186455 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
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dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta um breve estudo sobre a linguística textual e sua
contribuição para a construção do texto, até os dias de hoje. Assim como a
importância do gênero textual, como suporte no processo de retextualização. Os
gêneros aqui são abordados como instrumentos fundamentais, que servem para a
atividade comunicativa, realizada pelos falantes da língua em suas práticas do dia a
dia. Tem como aporte teórico os estudos de Marcusch (2008),(2010), Antunes
(2010), Koch (2013), através de uma abordagem qualitativa, que faz ênfase aos
estudo dos gêneros textuais, para a construção de textos orais e escritos, e de
atividades que resultaram no processo de retextualização. Objetivamos trabalhar a
passagem de um texto base de modalidade oral para outro texto final de modalidade
escrita. Através de diferentes gêneros, que mostram a relação entre fala e escrita,
ou seja, sua duplicidade no processo comunicativo do falante, que apesar de suas
especificidades, o falante necessita das duas modalidades para se comunicar. Este
processo de retextualização permitirá aos usuários identificar as semelhanças e as
diferenças existentes no texto falado quando retextualizado para um texto escrito.
Para uma melhor compreensão sobre a construção de textos, poderemos propor a
alunos do 6º ano, uma prática da retextualização de um texto oral para um texto
escrito, tendo por base o gênero canção a ser transformado em uma contação de
história, atividade metodológica do gênero conto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A retextualização do gênero canção para o gênero canto: uma proposta metodológica para uma turma do 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8998 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-08T14:44:58Z |
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dc.date.available |
2019-11-08 |
|
dc.date.available |
2019-11-08T14:44:58Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística textual |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Textos orais |
pt_BR |
dc.subject |
Textos escritos |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Oral Texts |
pt_BR |
dc.subject |
Written Texts |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Joseany Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The retextualization of the song genre to the song genre: a methodological proposal for a 6th grade elementary school class. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Josesany Vieira de. A retextualização do gênero canção para o gênero canto: uma proposta metodológica para uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo presenta un breve estudio sobre la lingüística textual y su contribución a
la construcción del texto, hasta los días de hoy. Así como la importancia del género
textual, como soporte en el proceso de retextualización. Los géneros aquí son
abordados como instrumentos fundamentales, que sirven para la actividad
comunicativa, realizada por los hablantes de la lengua en sus prácticas del día a día.
(2010), Antunes (2010), Koch (2013), a través de un enfoque cualitativo, que hace
énfasis en el estudio de los géneros textuales, para la construcción de textos orales
y escritos, Y de actividades que resultaron en el proceso de retextualización.
Objetivamos trabajar el paso de un texto base de modo oral a otro texto final de
modalidad escrita. A través de diferentes géneros, que muestran la relación entre
habla y escritura, es decir, su duplicidad en el proceso comunicativo del hablante,
que a pesar de sus especificidades, el hablante necesita las dos modalidades para
comunicarse. Este proceso de retextualización permitirá a los usuarios identificar las
similitudes y las diferencias existentes en el texto hablado cuando retextualizado
para un texto escrito. Para una mejor comprensión sobre la construcción de textos,
podremos proponer a alumnos del sexto año, una práctica de la retextualización de
un texto oral para un texto escrito, teniendo como base el género canción a ser
transformado en una cuenta de historia, actividad metodológica del género Cuento. |
pt_BR |