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Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de economia solidária: estudo de caso nas turmas de EJA em escolas do município de Sumé-PB.

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dc.creator.ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, R. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5329317234568143 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Ana Paloma Tavares de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.silva1
dc.description.resumo Tendo em vista que, na Economia Solidaria, cada trabalhador e responsável pelo que ocorre com a empresa ou cooperativa, participando de modo pleno tanto dos lucres quanto das perdas. Isto e, se os lucros são significativos, parte deles sera investido no empreendimento, valorizando a propriedade do conjunto dos sócios; outra parte poderá ser dividida entre eles ou depositada em um fundo de reserva. Assim, a economia solidaria como alternativa de trabalho para os alunos da EJA e um tema de grande importância, uma vez que levanta questionamentos sobre o modo como se deve conduzir a educação no contexto atual, sobretudo no que se refere ao atendimento do educando na educação de jovens e adultos, destacando a relação desta com sua atuação profissional. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral, demonstrar a importância da economia solidaria como alternativa de trabalho para a educação de jovens e adultos, a partir de uma pesquisa de campo. E, como objetivos específicos: destacar algumas considerações sobre a economia solidaria no contexto atual; reconhecer a características e importância da educação de jovens e adultos na formação da sociedade contemporânea; identificar a importância da economia solidaria como alternativa de trabalho, para a educação de jovens e adultos. Tendo como problemática. Qual a importância da economia solidaria como alternativa de trabalho para a educação de jovens e adultos?, porquanto que, e extremamente importante que sejam desenvolvidas politicas que garantam a participação de todos na educação, principalmente no que se refere aos processos de desenvolvimento e aprendizagem, não só em relação ao aluno do ensino regular e na sua faixa, mas também a todos de modo a garantir uma educação voltada para a igualdade e formação do cidadão, mesmo quando fora de faixa, como no caso dos alunos da EJA. Portanto, o presente estudo foi desenvolvido a partir da elaboração de uma pesquisa teórica com ideias e estudos de conceitos científicos, fundamentados a partir de bibliografias sobre o tema pesquisado. A pesquisa desenvolvida aborda questionamentos e informações relevantes sobre o tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de economia solidária: estudo de caso nas turmas de EJA em escolas do município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-16
dc.description.abstract Given that, in the Solidarity Economy, each worker and person responsible for the that occurs with the company or cooperative, participating fully in both the profits as much as losses. That is, if the profits are significant, part of them will be invested in the venture, valuing the ownership of all partners; another part may be split between them or deposited in a reserve fund. Thus, the economy would solidify as a work alternative for the students of EJA and a very important topic as it raises questions about the how education should be conducted in the current context, especially as regards refers to the attendance of the student in the education of youth and adults, highlighting the its relationship with its professional performance. Thus, the present study aims at general objective, to demonstrate the importance of the solidary economy as an alternative to work for the education of youth and adults, from a field research. And, as specific goals: highlight some economics considerations solidarity in the current context; recognize the characteristics and importance of education youth and adults in the formation of contemporary society; identify the importance of the solidary economy as a work alternative for the education of young and old. Having as problematic. How important is the economy solidarity as a work alternative for youth and adult education ?, whereas it is extremely important that policies be developed to ensure the participation of all in education, especially as regards development and learning processes, not only in relation to the student of the regular education and in its range, but also to all so as to ensure a equality education and citizen education, even when outside as in the case of EJA students. Therefore, the present study was developed from the elaboration of a theoretical research with ideas and studies of scientific concepts, based on bibliographies on the subject searched. The research developed addresses questions and information relevant to the topic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8999
dc.date.accessioned 2019-11-08T14:47:32Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T14:47:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Solidarity economy   pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Job pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jaqueline Monteiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of knowledge about solidarity economy practices: case study in EJA classes in schools in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jaqueline Monteiro da. Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de economia solidária: estudo de caso nas turmas de EJA em escolas do município de Sumé-PB. 2013. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8999 pt_BR


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