dc.creator.ID |
SILVA, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Robson Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, R. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5329317234568143 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Ana Paloma Tavares de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.silva1 |
|
dc.description.resumo |
Tendo em vista que, na Economia Solidaria, cada trabalhador e responsável pelo
que ocorre com a empresa ou cooperativa, participando de modo pleno tanto dos
lucres quanto das perdas. Isto e, se os lucros são significativos, parte deles sera
investido no empreendimento, valorizando a propriedade do conjunto dos sócios;
outra parte poderá ser dividida entre eles ou depositada em um fundo de reserva.
Assim, a economia solidaria como alternativa de trabalho para os alunos da EJA e
um tema de grande importância, uma vez que levanta questionamentos sobre o
modo como se deve conduzir a educação no contexto atual, sobretudo no que se
refere ao atendimento do educando na educação de jovens e adultos, destacando a
relação desta com sua atuação profissional. Assim, o presente estudo tem por
objetivo geral, demonstrar a importância da economia solidaria como alternativa de
trabalho para a educação de jovens e adultos, a partir de uma pesquisa de campo.
E, como objetivos específicos: destacar algumas considerações sobre a economia
solidaria no contexto atual; reconhecer a características e importância da educação
de jovens e adultos na formação da sociedade contemporânea; identificar a
importância da economia solidaria como alternativa de trabalho, para a educação de
jovens e adultos. Tendo como problemática. Qual a importância da economia
solidaria como alternativa de trabalho para a educação de jovens e adultos?,
porquanto que, e extremamente importante que sejam desenvolvidas politicas que
garantam a participação de todos na educação, principalmente no que se refere aos
processos de desenvolvimento e aprendizagem, não só em relação ao aluno do
ensino regular e na sua faixa, mas também a todos de modo a garantir uma
educação voltada para a igualdade e formação do cidadão, mesmo quando fora de
faixa, como no caso dos alunos da EJA. Portanto, o presente estudo foi
desenvolvido a partir da elaboração de uma pesquisa teórica com ideias e estudos
de conceitos científicos, fundamentados a partir de bibliografias sobre o tema
pesquisado. A pesquisa desenvolvida aborda questionamentos e informações
relevantes sobre o tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de economia solidária: estudo de caso nas turmas de EJA em escolas do município de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-16 |
|
dc.description.abstract |
Given that, in the Solidarity Economy, each worker and person responsible for the
that occurs with the company or cooperative, participating fully in both the
profits as much as losses. That is, if the profits are significant, part of them will be
invested in the venture, valuing the ownership of all partners;
another part may be split between them or deposited in a reserve fund.
Thus, the economy would solidify as a work alternative for the students of EJA and
a very important topic as it raises questions about the
how education should be conducted in the current context, especially as regards
refers to the attendance of the student in the education of youth and adults, highlighting the
its relationship with its professional performance. Thus, the present study aims at
general objective, to demonstrate the importance of the solidary economy as an alternative to
work for the education of youth and adults, from a field research.
And, as specific goals: highlight some economics considerations
solidarity in the current context; recognize the characteristics and importance of education
youth and adults in the formation of contemporary society; identify the
importance of the solidary economy as a work alternative for the education of
young and old. Having as problematic. How important is the economy
solidarity as a work alternative for youth and adult education ?,
whereas it is extremely important that policies be developed to
ensure the participation of all in education, especially as regards
development and learning processes, not only in relation to the student of the
regular education and in its range, but also to all so as to ensure a
equality education and citizen education, even when outside
as in the case of EJA students. Therefore, the present study was
developed from the elaboration of a theoretical research with ideas and studies
of scientific concepts, based on bibliographies on the subject
searched. The research developed addresses questions and information
relevant to the topic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8999 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-08T14:47:32Z |
|
dc.date.available |
2019-11-08 |
|
dc.date.available |
2019-11-08T14:47:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Job |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jaqueline Monteiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diagnosis of knowledge about solidarity economy practices: case study in EJA classes in schools in the city of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jaqueline Monteiro da. Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de economia solidária: estudo de caso nas turmas de EJA em escolas do município de Sumé-PB. 2013. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8999 |
pt_BR |