DSpace/Manakin Repository

Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DAMASCENO, M. K. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8136188978815199 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PERREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Iskaime da Silva.
dc.description.resumo Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que umas das contemplações das aulas de língua portuguesa seja a oralidade, através de seus usos e formas. O seminário, por exemplo, um dos poucos gêneros orais formais solicitados nas escolas, é praticado sem que haja um verdadeiro exercício didático em torno das suas particularidades como: entonação, pausa, ritmo, discurso bem elaborado, articulação gestual harmônica, interação com o ouvinte, nem muito menos seu conteúdo, o seu estilo e, a sua estrutura composicional. Com base em tal informação, o objetivo desta pesquisa é analisar e descrever o papel discursivo de tal gênero nas práticas escolares enquanto forma de inscrever o aluno na condição de sujeito social. Trata-se de uma pesquisa aplicada e qualitativa, cujos sujeitos são os professores e os alunos do 2º ano do Ensino Médio que se submeteram à apresentação de seminários. Para fundamentar a investigação tomamos como ancoragem teórica os pressupostos de Bakhtin (2003) Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade e Aquino (2005), Porto (2009), Vieira (2007), Orlandi (2013) dentre outros. Através da análise dos dados foi possível constatar que ainda não são efetivamente sistematizadas práticas para o trabalho com gêneros discursivos orais formais, e quando são ainda são feitas desconsiderando a dimensão discursiva da língua. Apesar de a oralidade ocupar um lugar de proeminência no dia a dia, reina nas aulas com maior predominância o eixo da modalidade escrita, com ênfase na análise gramatical, deixando-se de lado muitas vezes o viés da abordagem discursiva e da interação verbal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curriculum Parameters) (PCN) instruct that orality should be one of the contemplations of Portuguese language classes, taking into account its uses and forms. The seminar, for example, one of the few formal oral genres requested in schools, but it is practiced without a real didactic work on its particularities such as: intonation, pause, rhythm, well elaborated speech, harmonious gestural articulation, interaction with the listeners, and even less its content, its style, and its compositional structure. Based on such knowledge, the objective of this research is to analyze and describe the discursive role of the seminar in school practices as a way lead students to be social actors. This is an applied and qualitative research, whose participant actors are the teachers and the second year High School students who have submitted to make seminar presentations. In order to base the research we take as theoretical anchorage the assumptions of Bakhtin (2003), Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade and Aquino (2005), Porto (2009), Vieira among others Through the data analysis it was possible to verify that the practices that work with formal oral discursive genres are not yet effectively systematized, and when they are performed, the discursive dimension of the language is disregarded. Although orality occupies a prominent place in daily life, written modality reigns in the classrooms with greater predominance than it, with emphasis on grammatical analysis, often leaving aside a discursive and verbal interaction approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9001
dc.date.accessioned 2019-11-08T16:34:50Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T16:34:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gêneros orais pt_BR
dc.subject Seminário pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Oral Genres pt_BR
dc.subject Seminar pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Discursive Genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School practices with the oral gender seminar: a study in the light of the discursive approach. pt_BR
dc.identifier.citation DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes. Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta