dc.creator.ID |
ARAÚJO, M. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9367297130675245 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA JUNIOR, Nelson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA NETO, Mariana. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral apontar um caminho para o ensino contextualizado de
literatura infantojuvenil e fomentar as discussões acerca de um tema transversal de relevância
contemporânea e crucial: a diversidade sexual. Para a realização deste estudo, foi realizada
uma pesquisa de natureza básica com o objetivo exploratório, que se caracteriza por um
levantamento bibliográfico. Todo o trabalho está fundamentado na Teoria Queer, e busca
respaldo nos apontamentos de Butler (2003), Louro (2009), entre outros autores, e enfoca,
sobretudo, os alunos do Ensino Fundamental II. Este trabalho não se propõe a apresentar um
modelo metodológico, mas a fazer com que o professor perceba a importância do tema e
atente para a existência de literatura infantojuvenil que pode auxiliar a abordar o assunto em
sala de aula. A expectativa é de que a realização deste trabalho contribua para a disseminação
de práticas educacionais que ampliem as possibilidades de atuação dos professores em sala de
aula, no sentido de ensinarem literatura com foco na transversalidade e de contribuírem para a
formação de indivíduos mais solidários, mais críticos e tolerantes, capazes de conviver e de
respeitar as diferenças. No decorrer do levantamento bibliográfico, foi feito também o
levantamento de obras infantojuvenis que abordam a temática da diversidade sexual para que
os professores (as) possam adotar em suas aulas. Ao final do trabalho, foi elaborado um
catálogo para professores contendo possibilidades de trabalho com uma das obras pesquisadas
e a sugestão das outras obras apontadas com breves comentários sobre elas. O Catálogo em
questão deverá ser distribuído em momentos formativos na rede municipal de ensino do
município de Pedra Branca, interior do Ceará. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to point out a way for the contextualized teaching of
children's literature and foster discussions about a cross-cutting theme of relevance
contemporary and crucial: sexual diversity. For the accomplishment of this study, a
research of a basic nature with the exploratory objective, which is characterized by a
bibliographic survey. All work is based on Queer Theory, and seeks
butler (2003), Louro (2009), among other authors, and focuses on
above all the students of elementary school II. This paper is not intended to present a
methodological model, but to make the teacher realize the importance of the theme and
be aware of the existence of children's literature that can help to approach the subject in
classroom. It is expected that the accomplishment of this work will contribute to the dissemination
educational practices that broaden the possibilities for teachers to act in the classroom.
to teach literature with a focus on transversality and to contribute to the
formation of more supportive, more critical and tolerant individuals, capable of living and
respect the differences. During the bibliographic survey, it was also made the
survey of children and youth works that address the theme of sexual diversity so that
teachers can adopt in their classes. At the end of the work, a
catalog for teachers containing possibilities of working with one of the researched works
and the suggestion of the other works pointed out with brief comments on them. The Catalog in
should be distributed at formative moments in the municipal education system of the
municipality of Pedra Branca, interior of Ceará. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9011 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-08T20:05:04Z |
|
dc.date.available |
2019-11-08 |
|
dc.date.available |
2019-11-08T20:05:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Transversalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino contextualizado |
pt_BR |
dc.subject |
Children's / Teenage Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Sex education |
pt_BR |
dc.subject |
Transversality |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Maciel Nascimento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature and transversality: sexual diversity and children's literature in elementary school II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Maciel Nascimento de. Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigacióntiene como objetivo general señalaruncaminohacialaenseñanza
contextualizada de literatura infantojuvenil y fomentar lasdiscusiones sobre un tema transversal de
relevanciacontemporánea y crucial :ladiversidad sexual. Para larealización de este estudio, se realizó
una pesquisa de naturaleza básica conel objetivo exploratorio, que se caracteriza por unlevantamiento
bibliográfico. Todo eltrabajo está fundamentado enlaTeoríaQueer y busca respaldo enlosapuntes de
Butler (2003), Louro (2009), entre otros autores y enfoca sobre todo, losalumnos de Enseñanza
Fundamental II. Este trabajo no se propone a presentar un modelo metodológico,sinohacer que
elprofesorpercibalaimportanciadel tema y atente para laexistencia de literatura infantojuvenil que
puede auxiliar para abordar elasuntoenel aula. A expectativa es que larealización de este
trabajocontribuya para ladiseminación de prácticas educativas que amplienlasposibilidades de
actuación de losprofesoresenlaclase, enel sentido de enseñar literatura con foco enlatransversalidad y
de contribuir para laformación de individuos más solidarios, más críticos y tolerantes, capaces de
convivir y de respetarlas diferencias. Enel transcurso dellevantamiento bibliográfico, se
realizótambiénunlevantamiento de obras infantojuveniles que abordanla temática de ladiversidad
sexual para que losprofesorespuedan adoptar en sus clases. Al final deltrabajofue elaborado un
catálogo para profesores que contieneposibilidades de trabajocon una de las obras pesquisadas y
lasugestión de otras obras apuntadascon breves comentarios sobre ellas. El catálogo encuestióndeberá
ser distribuidoen momentos formativos enlared municipal de enseñanzadelmunicipio de Pedra Branca,
interior de Ceará. |
pt_BR |