DSpace/Manakin Repository

Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, M. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9367297130675245 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 MOREIRA NETO, Mariana.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral apontar um caminho para o ensino contextualizado de literatura infantojuvenil e fomentar as discussões acerca de um tema transversal de relevância contemporânea e crucial: a diversidade sexual. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza básica com o objetivo exploratório, que se caracteriza por um levantamento bibliográfico. Todo o trabalho está fundamentado na Teoria Queer, e busca respaldo nos apontamentos de Butler (2003), Louro (2009), entre outros autores, e enfoca, sobretudo, os alunos do Ensino Fundamental II. Este trabalho não se propõe a apresentar um modelo metodológico, mas a fazer com que o professor perceba a importância do tema e atente para a existência de literatura infantojuvenil que pode auxiliar a abordar o assunto em sala de aula. A expectativa é de que a realização deste trabalho contribua para a disseminação de práticas educacionais que ampliem as possibilidades de atuação dos professores em sala de aula, no sentido de ensinarem literatura com foco na transversalidade e de contribuírem para a formação de indivíduos mais solidários, mais críticos e tolerantes, capazes de conviver e de respeitar as diferenças. No decorrer do levantamento bibliográfico, foi feito também o levantamento de obras infantojuvenis que abordam a temática da diversidade sexual para que os professores (as) possam adotar em suas aulas. Ao final do trabalho, foi elaborado um catálogo para professores contendo possibilidades de trabalho com uma das obras pesquisadas e a sugestão das outras obras apontadas com breves comentários sobre elas. O Catálogo em questão deverá ser distribuído em momentos formativos na rede municipal de ensino do município de Pedra Branca, interior do Ceará. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This research aims to point out a way for the contextualized teaching of children's literature and foster discussions about a cross-cutting theme of relevance contemporary and crucial: sexual diversity. For the accomplishment of this study, a research of a basic nature with the exploratory objective, which is characterized by a bibliographic survey. All work is based on Queer Theory, and seeks butler (2003), Louro (2009), among other authors, and focuses on above all the students of elementary school II. This paper is not intended to present a methodological model, but to make the teacher realize the importance of the theme and be aware of the existence of children's literature that can help to approach the subject in classroom. It is expected that the accomplishment of this work will contribute to the dissemination educational practices that broaden the possibilities for teachers to act in the classroom. to teach literature with a focus on transversality and to contribute to the formation of more supportive, more critical and tolerant individuals, capable of living and respect the differences. During the bibliographic survey, it was also made the survey of children and youth works that address the theme of sexual diversity so that teachers can adopt in their classes. At the end of the work, a catalog for teachers containing possibilities of working with one of the researched works and the suggestion of the other works pointed out with brief comments on them. The Catalog in should be distributed at formative moments in the municipal education system of the municipality of Pedra Branca, interior of Ceará. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9011
dc.date.accessioned 2019-11-08T20:05:04Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T20:05:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Transversalidade pt_BR
dc.subject Ensino contextualizado pt_BR
dc.subject Children's / Teenage Literature pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Transversality pt_BR
dc.subject Contextualized Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Maciel Nascimento de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature and transversality: sexual diversity and children's literature in elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maciel Nascimento de. Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigacióntiene como objetivo general señalaruncaminohacialaenseñanza contextualizada de literatura infantojuvenil y fomentar lasdiscusiones sobre un tema transversal de relevanciacontemporánea y crucial :ladiversidad sexual. Para larealización de este estudio, se realizó una pesquisa de naturaleza básica conel objetivo exploratorio, que se caracteriza por unlevantamiento bibliográfico. Todo eltrabajo está fundamentado enlaTeoríaQueer y busca respaldo enlosapuntes de Butler (2003), Louro (2009), entre otros autores y enfoca sobre todo, losalumnos de Enseñanza Fundamental II. Este trabajo no se propone a presentar un modelo metodológico,sinohacer que elprofesorpercibalaimportanciadel tema y atente para laexistencia de literatura infantojuvenil que puede auxiliar para abordar elasuntoenel aula. A expectativa es que larealización de este trabajocontribuya para ladiseminación de prácticas educativas que amplienlasposibilidades de actuación de losprofesoresenlaclase, enel sentido de enseñar literatura con foco enlatransversalidad y de contribuir para laformación de individuos más solidarios, más críticos y tolerantes, capaces de convivir y de respetarlas diferencias. Enel transcurso dellevantamiento bibliográfico, se realizótambiénunlevantamiento de obras infantojuveniles que abordanla temática de ladiversidad sexual para que losprofesorespuedan adoptar en sus clases. Al final deltrabajofue elaborado un catálogo para profesores que contieneposibilidades de trabajocon una de las obras pesquisadas y lasugestión de otras obras apuntadascon breves comentarios sobre ellas. El catálogo encuestióndeberá ser distribuidoen momentos formativos enlared municipal de enseñanzadelmunicipio de Pedra Branca, interior de Ceará. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta