DSpace/Manakin Repository

A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jorgervaldo de Souza.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. pt_BR
dc.date.issued 2016-04-28
dc.description.abstract The Portuguese language, like all the others, manifests itself in different ways of uses, reflected in the individual construction of each speaker. It is thus characterized heterogeneous, so there is no way to treat language as the only way to use it. which is traditionally conceptualized as the standard language. Language is one of the characteristics that differ us from each other, therefore, are in these particularities which is linked to the phenomenon of variation and linguistic prejudice, being This is one of the great generators of conflicts in the social environment. This work has as its main objective to discuss the importance of linguistic variation in the school context, thus showing the heterogeneity of the language and the factors that influence the linguistic diversity, such as cultural, regional, historical, economic, among others. For this work we draw on theorists such as Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), as well as the contributions of the NCPs. Starting from such theorists and the objective presented, we propose works with retextualization and transcription focused on teaching with linguistic variation so that, In this way students can recognize linguistic diversity and have both in written and oral use of the language, and for them to understand this linguistic phenomenon and the factors that generate linguistic diversity, thus avoiding the linguistic prejudice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019
dc.date.accessioned 2019-11-08T21:53:37Z
dc.date.available 2019-11-08
dc.date.available 2019-11-08T21:53:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Linguistic Prejudice pt_BR
dc.subject Linguistic Variation pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Maria Raimunda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta