dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgervaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de
usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma,
como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a
qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das
características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades
linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo
este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como
objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar,
mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na
diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos,
entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007),
Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs.
Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com
retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que,
desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio
tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse
fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o
preconceito linguístico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-28 |
|
dc.description.abstract |
The Portuguese language, like all the others, manifests itself in different ways of
uses, reflected in the individual construction of each speaker. It is thus characterized
heterogeneous, so there is no way to treat language as the only way to use it.
which is traditionally conceptualized as the standard language. Language is one of the
characteristics that differ us from each other, therefore, are in these particularities
which is linked to the phenomenon of variation and linguistic prejudice, being
This is one of the great generators of conflicts in the social environment. This work has as its
main objective to discuss the importance of linguistic variation in the school context,
thus showing the heterogeneity of the language and the factors that influence the
linguistic diversity, such as cultural, regional, historical, economic,
among others. For this work we draw on theorists such as Bagno (1999, 2007),
Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), as well as the contributions of the NCPs.
Starting from such theorists and the objective presented, we propose works with
retextualization and transcription focused on teaching with linguistic variation so that,
In this way students can recognize linguistic diversity and have
both in written and oral use of the language, and for them to understand this
linguistic phenomenon and the factors that generate linguistic diversity, thus avoiding the
linguistic prejudice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-08T21:53:37Z |
|
dc.date.available |
2019-11-08 |
|
dc.date.available |
2019-11-08T21:53:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Maria Raimunda. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |