dc.creator.ID |
RODRIGUES, J. W. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7664950325399031 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA FILHO, Gilvan Dias de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA FILHO, G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5689973879272525 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS JÚNIOR, Antônio da Silva. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.rodrigues |
|
dc.description.resumo |
A economia solidaria e a educação popular emergiram como forma de
manifestação social, contrapondo a condição de opressão que as minorias
marginalizadas sofrem pela elite dominante. Este estudo discute que as praticas
educativas com base nas abordagens e princípios dos dois movimentos
mencionados, proporcionam aos alunos do campo uma base educacional capaz
de promover a transformação social da realidade. O trabalho contextualiza o
processo histórico da economia solidaria evidenciando as suas inerências com a
educação popular. Descreve os quatro períodos históricos da educação do campo
no Brasil e apresenta questões a cerca das concepções freirianas de educação.
Por meio dos dados coletados através do estudo de caso, nota-se que a Escola
de Ensino Médio do Campo Bento Tenório de Souza, localizada no sítio Santa
Catarina, no município de Monteiro - PB esta longe de se tornar uma escola de
praticas libertadoras, que visem a autonomia e a preservação da identidade do
sujeito do campo. Contudo, percebeu-se que a falta de uma concepção
progressista de educação, compromete a possibilidade dos sujeitos de se
libertarem, e de mudarem a realidade na qual estão inseridos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A economia solidária no contexto da educação popular no campo: a ausência de uma práxis libertadora. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-30 |
|
dc.description.abstract |
The solidary economy and popular education emerged as a way of
social manifestation, as opposed to the condition of oppression that minorities
marginalized people suffer for the ruling elite. This study discusses that the practices
based on the approaches and principles of the two movements
provide students in the field with an educational base capable of
to promote the social transformation of reality. The work contextualizes the
historical process of the solidary economy, evidencing its inherences with the
popular education. Describes the four historical periods of field education
in Brazil and presents questions about Freire's conceptions of education.
Through the data collected through the case study, it is noted that the School
Bento Tenório de Souza High School, located on the Santa
Catarina, in the municipality of Monteiro - PB is far from becoming a school of
liberating practices aimed at autonomy and the preservation of the identity of the
subject of the field. However, it was noted that the lack of a
progressive education, compromises the possibility of the subjects to become
liberate, and to change the reality in which they are inserted. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9027 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-11T10:06:16Z |
|
dc.date.available |
2019-11-11 |
|
dc.date.available |
2019-11-11T10:06:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação popular |
pt_BR |
dc.subject |
Precarização do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Popular education |
pt_BR |
dc.subject |
Precariousness of education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, José Wilton Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The solidarity economy in the context of popular education in the countryside: the absence of a liberating praxis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, José Wilton Ferreira. A economia solidária no contexto da educação popular no campo: a ausência de uma práxis libertadora. 2013. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9027 |
pt_BR |