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Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.

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dc.creator.ID BEZERRA, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2307954783916925 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerra
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras. Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The present work aims to present some clippings about the relationship between Mathematical Education and Solidarity Economy in the context of an association from the Ethnomathematics. From a field research, set in the context of a association located in the municipality of Sumé-PB where its members work on the Family Farming principles. Its general objective is to analyze the relationship between the solidary economy and Mathematical Education from family farming developed by the farmers of that association, taking as its starting point the food production and trade in the city of Sumé-PB. Given this we developed a qualitative study according to Richardson (2009) of agricultural practices developed by them focusing on mathematical knowledge understood and used during the production and marketing of food. At information were obtained through the use of the questionnaire and interview, To represent the data we used informative graph and tables with the answers in rows. After identifying and categorizing data according to categories according to Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) we conclude with this work that by conceptualizing mathematical knowledge understood and used by a particular cultural group in its economic activities seen from Ethnomathematics as a program of research can relate to the Solidarity Economy and contribute directly to self-management of the solidarity economic enterprise as farmers need is involved so that your field of work will be successful. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
dc.date.accessioned 2019-11-11T11:39:43Z
dc.date.available 2019-11-11
dc.date.available 2019-11-11T11:39:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Agricultura familiar pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Associação agroecológica pt_BR
dc.subject Sustainable development pt_BR
dc.subject family farming pt_BR
dc.subject Ethnomathematics pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Agroecological association pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Rosimere da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationship between ethnomathematics and solidarity economy in the context of an association in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032 pt_BR


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