dc.creator.ID |
BEZERRA, R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2307954783916925 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MIRANDA, M. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Luiz Antônio Coêlho da. |
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dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerra |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre
Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da
Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma
associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os
princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação
entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar
desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a
produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos
um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura
familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático
compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As
informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para
representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras.
Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin
(1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar
conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural
nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de
pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para
autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam
esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
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dc.description.abstract |
The present work aims to present some clippings about the relationship between
Mathematical Education and Solidarity Economy in the context of an association from the
Ethnomathematics. From a field research, set in the context of a
association located in the municipality of Sumé-PB where its members work on the
Family Farming principles. Its general objective is to analyze the relationship
between the solidary economy and Mathematical Education from family farming
developed by the farmers of that association, taking as its starting point the
food production and trade in the city of Sumé-PB. Given this we developed
a qualitative study according to Richardson (2009) of agricultural practices
developed by them focusing on mathematical knowledge
understood and used during the production and marketing of food. At
information were obtained through the use of the questionnaire and interview,
To represent the data we used informative graph and tables with the answers in rows.
After identifying and categorizing data according to categories according to Bardin
(1979 apud RICHARDSON, 2009) we conclude with this work that by conceptualizing
mathematical knowledge understood and used by a particular cultural group
in its economic activities seen from Ethnomathematics as a program of
research can relate to the Solidarity Economy and contribute directly to
self-management of the solidarity economic enterprise as farmers need
is involved so that your field of work will be successful. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-11T11:39:43Z |
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dc.date.available |
2019-11-11 |
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dc.date.available |
2019-11-11T11:39:43Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomatemática |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Associação agroecológica |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable development |
pt_BR |
dc.subject |
family farming |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnomathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological association |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Rosimere da Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relationship between ethnomathematics and solidarity economy in the context of an association in Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032 |
pt_BR |