dc.creator.ID |
MARTINS, T. L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3557554221777967 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BORGES, Maryson José Siqueira. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve analise de dois contos: Feliz Ano Novo e
O Cobrador, do escritor brasileiro contemporâneo José Rubem Fonseca. O primeiro foi conto
publicado em 1975 numa coletânea de contos intitulada de mesmo nome, e o segundo em
1979, com base em dois dos principais temas abordados pelo autor ao longo de sua trajetória
literária, a violência e o erotismo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com o fim de analisar
estes temas na construção das personagens principais e os efeitos pretendidos pelo autor nos
seus leitores, observando como os narradores utilizam-se de uma linguagem crua e direta,
através de palavras de baixo calão, utilizadas no submundo do crime e que servem para uma
caracterização mais significativa desses “marginais”. Além disso, pretendeu-se observar
ainda o motivo pelo qual a censura proibiu o livro Feliz ano novo, como um sendo uma
coletânea de textos que incitavam a violência no país. Este trabalho se fundamenta nos
autores George Bataille, Freud e Nadia Batella Gotlib, e ainda artigos e ensaios
desenvolvidos sobre esses mesmos temas neste mesmo autor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A violência e o erotismo em Feliz Ano Novo e O Cobrador de Rubem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-27 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to present a brief analysis of two tales: Happy New Year and The Collector,
the contemporary Brazilian writer José Rubem Fonseca. The first was short story published in
1975 a collection of short stories titled the same name, and the second in 1979, based on two
of the main issues addressed by the author throughout his literary career, violence and
eroticism. It is literature, in order to analyze these issues in the construction of the main
characters and the intended effects by the author in his readers, observing how the narrators
use is a raw and direct language, using profanity, used in the criminal underworld and serve it
to a more meaningful characterization of these "marginal". Moreover, although it was
intended to observe why censorship banned the book Happy New Year, as being a collection
of texts that incited violence. This work is based on the authors George Bataille, Freud and
Nadia Batella Gotlib, and also articles and essays developed around these themes this Author. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9042 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-11T13:59:49Z |
|
dc.date.available |
2019-11-11 |
|
dc.date.available |
2019-11-11T13:59:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Contos - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem literária |
pt_BR |
dc.subject |
Rubem Fonseca - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Literary analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Tales - Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Literary language |
pt_BR |
dc.subject |
Rubem Fonseca - Tales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Terezinha Luana Lopes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Violence and eroticism in Feliz Ano Novo and O Cobrador de Rubem. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Terezinha Luana Lopes. A violência e o erotismo em Feliz Ano Novo e O Cobrador de Rubem. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |