DSpace/Manakin Repository

O uso didático do computador nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, Ariano. F. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3169805239495404 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.description.resumo A atividade educativa realizada na escola é também uma atividade sociocultural que se encontra exposta à realidade tecnológica e, como consequência, ao processo de fascinação que dela provém. Destarte, mostra-se salutar refletir sobre as possibilidades da cultura tecnológica dialogar com a educação e ser integrada à prática pedagógica pela qual os professores são responsáveis. Dessa forma, o trabalho a seguir é o resultado de uma pesquisa que averiguou como as aulas de Língua Portuguesa são ministradas nos anos finais do Ensino Fundamental com o uso de computadores. Para isso, objetivou-se investigar quais técnicas e/ou práticas metodológicas são utilizadas pelos docentes e se o uso do computador nas aulas de Língua Portuguesa ocorre de forma planejada. O locus dessa investigação foi uma escola pública municipal do interior da Paraíba, contemplada com 505 (quinhentos e cinco) computadores portáteis pelo Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, sendo que, através do Grupo Focal (técnica de pesquisa/coleta de dados), foi investigado o ensino/a prática pedagógica de docentes de Língua Portuguesa aliada ao uso de tecnologias educacionais, em especial o computador, nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho está dividido em seis partes, dentre as quais é possível encontrar discussões acerca das Políticas Públicas de acesso às tecnologias na escola, análises do uso de tecnologias educacionais no contexto de aprendizagem e um estudo teórico acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no âmbito do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, considerando as colocações de Freire (2008), Masetto (2009), Mercado (2002), Moran (2009), Selbach (2010), Tardif e Raymond (2000) e outros. Por fim, após a apresentação e a análise dos resultados, segue uma proposta de intervenção, voltada para o aprimoramento da prática pedagógica aliada ao uso de tecnologias educacionais, que pode ser realizada com docentes de Língua Portuguesa e das mais variadas áreas do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O uso didático do computador nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-12
dc.description.abstract Educational activities carried out at school are also sociocultural activities, which are exposed to technological reality and, as a consequence, to the fascination process which comes from it. Thus, it is healthy to reflect on the possibilities of a dialogue between the technological culture and the education and also the chance of integrating this technological culture to the pedagogical practice which teachers are responsible for. Therefore, this work is the result of a research which investigated how Portuguese lessons are taught, with the use of computers, at the final years of Primary School. In this regard, the aim was to investigate which methodological techniques and/ or practices are used by teachers and if the use of computers in Portuguese classes occurs in a planned way. The locus of this investigation was a public school located in the interior of Paraiba State, which received 505 (five hundred and five) portable computers through the Programa Um Computador por Aluno – PROUCA - program, and by the Grupo Focal (technique research / data collection), it was investigated the teaching / pedagogical practice of Portuguese teachers together with the use of educational technologies, particularly the use of computers, at the final years of Primary school. The work is divided in six parts and within them it is possible to find discussions about Public Policies of access to technologies at school, analysis of the use of technological educations in the learning context and a theoretical study concerning the use of Information and Communication Technologies – TIC regarding the teaching and learning of Portuguese, considering inputs by Freire (2008), Masetto (2009), Mercado (2002), Moran (2009), Selbach (2010), Tardifand Raymond (2000) among others. Conclusively, after the presentation and analysis of the results, it is proposed an intervention towards the development of the pedagogical practice allied to the use of educational technologies, which can be accomplished with Portuguese teachers as well as the ones from the most varied knowledge areas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9045
dc.date.accessioned 2019-11-11T14:42:08Z
dc.date.available 2019-11-11
dc.date.available 2019-11-11T14:42:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Computador pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Educational technologies pt_BR
dc.subject Computer pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Ariano Fágner Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The didactic use of the computer in the Portuguese language classes of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Ariano Fágner Fernandes. O uso didático do computador nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta