DSpace/Manakin Repository

Variação lingüística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, A. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5502617058630196 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo A linguagem sempre foi alvo de constantes mudanças, modificações essas que se comprovam se comparadas com as transformações que ocorreram desde seu surgimento até a atualidade. A variação linguística é uma realidade que precisa ser alvo de estudo nas escolas, pois é um fato social típico da humanidade. Para que aja um intermédio entre conteúdo e sociedade os livros didáticos são os suportes no qual se intercalam o contexto e o ensino. Nessa direção esse estudo tem por objetivo analisar a variação linguística no livro didático (LD) do 1° ano do ensino médio. Verificamos que o livro adotado aborda a variação linguística, e discorremos como o assunto é trabalhado no decorrer do livro escolhido. Selecionamos o LD do primeiro 1º ano do ensino médio Português e linguagens 1 de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Tivemos como suporte bibliográfico as obras de Marcos Bagno, Alberto Faraco, Mário Perini, Helena Neves e Barbara Weedwood. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para tanto, com base na investigação, chegamos ao resultado que é satisfatória o tratamento sobre a variação linguística no livro em seus aspectos contextuais e conceituais, entretanto, identificamos uma limitação nas propostas de atividades, o que não consideramos um fator prejudicial, na medida que as atividades expostas, sugerem propostas que visam a efetiva inclusão do aluno em contextos sociais de usos da língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Variação lingüística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-13
dc.description.abstract Language has always been the subject of constant changes, which are proven to be comparable to the transformations that have occurred since its inception to the present day. Linguistic variation is a reality that needs to be studied in schools because it is a social fact typical of humanity. In order to act as an intermediary between content and society, textbooks are the media in which context and teaching are interwoven. In this direction, this study aims to analyze the linguistic variation in the textbook (LD) of the 1st year of high school. We have verified that the adopted book addresses linguistic variation, and we discuss how the subject is worked on during the chosen book. We selected the LD of the first year of high school Portuguese and languages 1 of William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. We have as bibliographical support the works of Marcos Bagno, Alberto Faraco, Mário Perini, Helena Neves and Barbara Weedwood. This is a bibliographical research of a qualitative nature. Therefore, on the basis of the research, we arrive at the result that is satisfactory the treatment on the linguistic variation in the book in its contextual and conceptual aspects, however, we identified a limitation in the proposals of activities, which we do not consider a harmful factor, to the extent that the activities exposed, suggest proposals that aim at the effective inclusion of students in social contexts of language use. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9052
dc.date.accessioned 2019-11-11T15:38:39Z
dc.date.available 2019-11-11
dc.date.available 2019-11-11T15:38:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Livro didático - variação linguística pt_BR
dc.subject Linguistic Variation pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Textbook - Linguistic Variation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Antônia Joclécia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic Variation: An Analytical Approach to High School Textbook. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Antônia Joclécia da Silva. Variação linguística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta