dc.creator.ID |
GOMES, A. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5502617058630196 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
A linguagem sempre foi alvo de constantes mudanças, modificações essas que se comprovam
se comparadas com as transformações que ocorreram desde seu surgimento até a atualidade.
A variação linguística é uma realidade que precisa ser alvo de estudo nas escolas, pois é um
fato social típico da humanidade. Para que aja um intermédio entre conteúdo e sociedade os
livros didáticos são os suportes no qual se intercalam o contexto e o ensino. Nessa direção
esse estudo tem por objetivo analisar a variação linguística no livro didático (LD) do 1° ano
do ensino médio. Verificamos que o livro adotado aborda a variação linguística, e
discorremos como o assunto é trabalhado no decorrer do livro escolhido. Selecionamos o LD
do primeiro 1º ano do ensino médio Português e linguagens 1 de William Roberto Cereja e
Thereza Cochar Magalhães. Tivemos como suporte bibliográfico as obras de Marcos Bagno,
Alberto Faraco, Mário Perini, Helena Neves e Barbara Weedwood. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica de natureza qualitativa. Para tanto, com base na investigação, chegamos ao
resultado que é satisfatória o tratamento sobre a variação linguística no livro em seus aspectos
contextuais e conceituais, entretanto, identificamos uma limitação nas propostas de atividades,
o que não consideramos um fator prejudicial, na medida que as atividades expostas, sugerem
propostas que visam a efetiva inclusão do aluno em contextos sociais de usos da língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Variação lingüística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-03-13 |
|
dc.description.abstract |
Language has always been the subject of constant changes, which are proven to be
comparable to the transformations that have occurred since its inception to the present day.
Linguistic variation is a reality that needs to be studied in schools because it is a social fact
typical of humanity. In order to act as an intermediary between content and society, textbooks
are the media in which context and teaching are interwoven. In this direction, this study aims
to analyze the linguistic variation in the textbook (LD) of the 1st year of high school. We have
verified that the adopted book addresses linguistic variation, and we discuss how the subject
is worked on during the chosen book. We selected the LD of the first year of high school
Portuguese and languages 1 of William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. We
have as bibliographical support the works of Marcos Bagno, Alberto Faraco, Mário Perini,
Helena Neves and Barbara Weedwood. This is a bibliographical research of a qualitative
nature. Therefore, on the basis of the research, we arrive at the result that is satisfactory the
treatment on the linguistic variation in the book in its contextual and conceptual aspects,
however, we identified a limitation in the proposals of activities, which we do not consider a
harmful factor, to the extent that the activities exposed, suggest proposals that aim at the
effective inclusion of students in social contexts of language use. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9052 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-11T15:38:39Z |
|
dc.date.available |
2019-11-11 |
|
dc.date.available |
2019-11-11T15:38:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático - variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook - Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Antônia Joclécia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic Variation: An Analytical Approach to High School Textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Antônia Joclécia da Silva. Variação linguística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |