dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GONZAGA, Letícia da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Essa pesquisa destaca a importância do trabalho com o gênero seminário, por se
tratar de um gênero que envolve, na sua produção, a oralidade e a escrita, mas
também a experiência que o aluno tem de mundo. Nessa ótica, o trabalho tem como
objetivo compreender como o gênero seminário é trabalhado a partir das práticas de
letramento. Para isso destacamos as contribuições da Linguística Textual e os textos
orais e escritos, em particular o texto argumentativo, ao apresentarmos o gênero
seminário, trabalhado a partir das práticas sociais do aluno, e um relato da nossa
experiência no PIBID. Como aporte teórico nos detemos, especialmente, aos
estudos de Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007),
Soares (2012), Kleiman (2007), entre outros. Quanto ao procedimento metodológico,
é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por querer compreender como
ocorre a construção do gênero textual seminário, na perspectiva das práticas de
letramento. A pesquisa realizada neste trabalho é fruto de uma inquietação surgida
na nossa experiência no PIBID/UFCG, no subprojeto Letras – Língua Portuguesa,
em uma turma de EJA Fundamental II, no ano de 2017. Nesta experiência
percebemos a grande dificuldade que os alunos têm em desenvolver os gêneros
orais, por isso, a opção em construir o gênero seminário a partir das práticas de
letramento. Os resultados foram satisfatórios, visto que, algumas dificuldades foram
sanadas e o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
This paper highlights the importance of working with the genre seminar, in order that
it is a genre that involves, in its production, the oral and writing abilities, but also the
student's experience of the world. In this perspective, the study aims to understand
how the seminar genre is worked from the literacy practices. For this reason, we
highlighted the contributions of Textual Linguistics and oral and written texts, in
particular the argumentative text, when presenting the seminar genre, worked in the
perspective of the student's literacy and social practices, and an experience report
about our own practice in PIBID. As a theoretical contribution, we focused, specially,
on studies by Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira
(2007), Soares (2012) and Kleiman (2007), among others. As the methodological
procedure, it is a bibliographical research, of qualitative character, for wanting to
understand how the construction of the textual genre seminar occurs, in the
perspective of the practices of literacy. The research carried out in this work is the
result of a concern that arose from our experience at PIBID/UFCG, in the Letras–
Portuguese Language subproject, in a class of EJA Fundamental II, in the year 2017.
In this experience, we perceived the great difficulty that students have in develop the
oral genres, therefore, the option to build the seminar genre from the practices of
literacy. The results were satisfactory, since some difficulties were solved and the
students' performance improved considerably. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-11T17:01:56Z |
|
dc.date.available |
2019-11-11 |
|
dc.date.available |
2019-11-11T17:01:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística do texto |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual seminário |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Text Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Seminar Textual Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Fabiana Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction of the seminar genre based on literacy practices in youth and adult education. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Fabiana Alves Lima. A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |