DSpace Repository

A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 GONZAGA, Letícia da Silva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Essa pesquisa destaca a importância do trabalho com o gênero seminário, por se tratar de um gênero que envolve, na sua produção, a oralidade e a escrita, mas também a experiência que o aluno tem de mundo. Nessa ótica, o trabalho tem como objetivo compreender como o gênero seminário é trabalhado a partir das práticas de letramento. Para isso destacamos as contribuições da Linguística Textual e os textos orais e escritos, em particular o texto argumentativo, ao apresentarmos o gênero seminário, trabalhado a partir das práticas sociais do aluno, e um relato da nossa experiência no PIBID. Como aporte teórico nos detemos, especialmente, aos estudos de Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012), Kleiman (2007), entre outros. Quanto ao procedimento metodológico, é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por querer compreender como ocorre a construção do gênero textual seminário, na perspectiva das práticas de letramento. A pesquisa realizada neste trabalho é fruto de uma inquietação surgida na nossa experiência no PIBID/UFCG, no subprojeto Letras – Língua Portuguesa, em uma turma de EJA Fundamental II, no ano de 2017. Nesta experiência percebemos a grande dificuldade que os alunos têm em desenvolver os gêneros orais, por isso, a opção em construir o gênero seminário a partir das práticas de letramento. Os resultados foram satisfatórios, visto que, algumas dificuldades foram sanadas e o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract This paper highlights the importance of working with the genre seminar, in order that it is a genre that involves, in its production, the oral and writing abilities, but also the student's experience of the world. In this perspective, the study aims to understand how the seminar genre is worked from the literacy practices. For this reason, we highlighted the contributions of Textual Linguistics and oral and written texts, in particular the argumentative text, when presenting the seminar genre, worked in the perspective of the student's literacy and social practices, and an experience report about our own practice in PIBID. As a theoretical contribution, we focused, specially, on studies by Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012) and Kleiman (2007), among others. As the methodological procedure, it is a bibliographical research, of qualitative character, for wanting to understand how the construction of the textual genre seminar occurs, in the perspective of the practices of literacy. The research carried out in this work is the result of a concern that arose from our experience at PIBID/UFCG, in the Letras– Portuguese Language subproject, in a class of EJA Fundamental II, in the year 2017. In this experience, we perceived the great difficulty that students have in develop the oral genres, therefore, the option to build the seminar genre from the practices of literacy. The results were satisfactory, since some difficulties were solved and the students' performance improved considerably. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056
dc.date.accessioned 2019-11-11T17:01:56Z
dc.date.available 2019-11-11
dc.date.available 2019-11-11T17:01:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguística do texto pt_BR
dc.subject Gênero textual seminário pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Text Linguistics pt_BR
dc.subject Seminar Textual Genre pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Fabiana Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the seminar genre based on literacy practices in youth and adult education. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Fabiana Alves Lima. A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account