dc.creator.ID |
FERREIRA, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7367720345851549 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES , Maria Adriana Leite. |
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dc.contributor.referee2 |
PEREIRA , Hérica Paiva. |
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dc.description.resumo |
O Livro Didático é considerado um dos principais materiais presentes no cotidiano
d a sala de
aula, constitui o conjunto de possibilidades a partir do qual a escola seleciona os conteúdo s e
organiza os para a construção d o saber escolar, ou seja, são elementos básicos da organização
do trabalho docente. O objetivo deste trabalho é analisar como o livro didático do 9º ano do
ensino fundamental trabalha a produtividade semântica para a prod ução de sentido do texto
sob a perspectiva da semiótica greimasiana. Para tanto, elencamos os conceitos básicos que
envolvem a ideia de produtividade semântica do texto. Em seguida, examinamos se nas
propostas de produção de sentido textual há a exploração da produtividade semântica; e
depois verificamos se as propostas de produção de sentido enfocam os temas e figuras. Esta é
uma pesquisa documental de abordagem descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa. O
universo de pesquisa constou com os quat ro livros didáticos da coleção Singular& Plural:
Leitura, produção estudos de linguagem . Desse universo, selecionamos como corpus de
análise o livro do 9º ano do ensino fundamental II. As categorias de análise foram os
processos de figurativização e de tem atização que funcionam como concretização do sentido.
O resultado que obtivemos foi que 4% não trabalham a produtividade semântica, o que
corresponde a 01 proposta, 64% trabalham parcialmente adequado correspondendo a 16
propostas e 32% trabalham adequada mente correspondendo a 08 propostas, de um total de 25
propostas levantadas. Da análise qualitativa, pontuamos três propostas: a primeira que
trabalha adequadamente a produtividade semântica, a segunda que trabalha parcialmente
adequada a produtividade sem ântica, e a terceira, que não trabalha a produtividade semântica,
proposta esta que as autoras do livro didático em nenhum momento faz referências ao texto
citado na página. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-19 |
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dc.description.abstract |
The te
xtbook is considered one of the main materials present s everyday in the classroom and
constitutes a set of possibilities from which the school selects the contents
and organizes them for construction of school knowledge, in other words, are basic
elements of the Organization of the teaching work. The purpose of this work is to
analyze how the textbook of the 9th grade year of elementary school works a
Semantic productivity for the production of meaning of the text from the perspective of
greimasian semiotic . Therefore, we list the basic concepts that involve the idea of semantic
productivity of the text. Then, we examined in the proposals of textual meaning there is
exploration of semantic productivity; a nd then we check if the proposals of meaning
productio n focus on themes and figures. This is a documentary research
of descriptive approach a nd of quantitative and qualitative nature. The research universe
counted with the four textbooks of the collection Singular& Plural: Leitura, produção
estudos de linguag em . This universe, we selected as corpus of analysis the textbook of 9t h
year of elementary school II. The categories of analysis were
the figurativização and thematization processes that function as concretion of meaning. The
result we got was that 4% do n´t work semantic productivity, corresponding to 01 proposal,
64% work partially adequate , corresponding to 16 proposals and 32% work properly
corresponding to 08 proposals, of a total of 25 proposals raised. From qualitative analysis, we
punctuated three proposals: the first that works properly semantic productivity, the second that
works partially adequate semantic productivity and the third, that does not work semantic
productivity, p roposal that the authors of the textbook i n no time makes references to the text
quoted on the page |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9076 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-12T10:59:29Z |
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dc.date.available |
2019-11-12 |
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dc.date.available |
2019-11-12T10:59:29Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica greimasiana |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Greimasian Semiotics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Aurenir Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of semantic productivity in textbooks from the 9th grade textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Aurenir Maria. Análise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |