dc.creator.ID |
LOPES, F. E. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1501395371701559 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Durante muito tempo, a literatura ocupou o posto de objeto importante ao aprendizado de
línguas estrangeiras, ainda que em um modelo estático de ensino, no qual a gramática era vista
apenas como base para a tradução e leitura de literatura estrangeira. O currículo destas
reconhecia a compreensão de textos literários como objetivo principal de se aprender uma
língua estrangeira, uma vez que o objetivo principal era possibilitar aos estudantes o acesso a
textos literários escritos na língua-alvo. Com as alterações no currículo educacional decorrentes
da busca por um ensino efetivo, a literatura perdeu a importância adquirida e assumiu um lugar
a parte do ensino de línguas, sendo considerada como um componente sem importância à
aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, a literatura permanece sendo importante nesse
contexto, uma vez que reflete a cultura de um povo e esta não pode ser dissociada da língua
dessa comunidade. Além disso, o ensino deste componente nas aulas de língua inglesa torna-se
importante como meio facilitador à aprendizagem do estudante de línguas, bem como na
construção de seu caráter formativo, o que permite ao aprendiz, em seu processo de letramento,
refletir sobre suas práticas sociais e agir como indivíduo crítico dentro de seu processo de
formação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da
temática “Ensino de Literatura nas Aulas de Língua Inglesa”, procurando compreender como
ocorrem as atuais práticas de ensino de literatura em Língua Inglesa no ensino médio e como
elas podem tornar-se mais eficientes na aprendizagem conjunta dos estudantes desse nível. Para
tanto, contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(2000) e de autores como Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay
(2001), Candido (1972) entre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa
bibliográfica, que pretende revisar, observar o estado da arte e discutir sobre as questões
relativas ao tema, apresentando alguns benefícios do uso de literatura nas aulas de língua inglesa
no nível médio, mais especificamente, bem como algumas estratégias metodológicas que podem
ser aplicadas em sala de aula no ensino de literatura em língua inglesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-10 |
|
dc.description.abstract |
For a long time, literature was placed as an important object to foreign language teaching,
though in an static teaching model, in which grammar was seen only as a basis for the
translation and reading of the foreign literature. Its curriculum recognized the comprehension of
the literary texts as a main objective to learning a foreign language, once that the main objective
was to enable students to have access to literary texts in the target language. With the changes in
the educational curriculum due to the search of an effective teaching, literature lost the acquired
importance and was placed as outside of the language teaching, being considered as a minor
component to the foreign language teaching. However, literature remains important in this
context, once it reflects the culture of people and cannot be dissociated from the language of its
community. Besides that, the teaching of this component in English classes becomes important
as a facilitator means to the learning of the language, as well as in the formative process of
students’ character, since it allows the learner, in her/his literacy process to reflect about the
social practices and acting as a critical individual within his/her formation process. Thus, this
research has as a main purpose to discuss on the theme “Literature Teaching in the English
Language Classes”, in order to comprehend how the actual literature teaching practices happens
in high school English Language classes and how they can become more efficient in the
collective learning process of students at this level. Therefore, this research has as its theoretical
support the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) and authors such as
Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) among
others. This study consists of a bibliographic research, which intends to review the literature of
the area, observing the state of art and discussing about relative questions to theme, presenting
some benefits of the literature use in the English language classes at the high school level, more
specifically, as well as some methodological strategies which can be applied to literature
teaching in the English language classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T11:24:04Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T11:24:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
English language |
pt_BR |
dc.subject |
Literature- Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
English classes |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Francisco Edson de Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Literature in the Language Learning Process English. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa . 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |