Dépôt DSpace/Manakin

O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID LOPES, F. E. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1501395371701559 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.description.resumo Durante muito tempo, a literatura ocupou o posto de objeto importante ao aprendizado de línguas estrangeiras, ainda que em um modelo estático de ensino, no qual a gramática era vista apenas como base para a tradução e leitura de literatura estrangeira. O currículo destas reconhecia a compreensão de textos literários como objetivo principal de se aprender uma língua estrangeira, uma vez que o objetivo principal era possibilitar aos estudantes o acesso a textos literários escritos na língua-alvo. Com as alterações no currículo educacional decorrentes da busca por um ensino efetivo, a literatura perdeu a importância adquirida e assumiu um lugar a parte do ensino de línguas, sendo considerada como um componente sem importância à aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, a literatura permanece sendo importante nesse contexto, uma vez que reflete a cultura de um povo e esta não pode ser dissociada da língua dessa comunidade. Além disso, o ensino deste componente nas aulas de língua inglesa torna-se importante como meio facilitador à aprendizagem do estudante de línguas, bem como na construção de seu caráter formativo, o que permite ao aprendiz, em seu processo de letramento, refletir sobre suas práticas sociais e agir como indivíduo crítico dentro de seu processo de formação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da temática “Ensino de Literatura nas Aulas de Língua Inglesa”, procurando compreender como ocorrem as atuais práticas de ensino de literatura em Língua Inglesa no ensino médio e como elas podem tornar-se mais eficientes na aprendizagem conjunta dos estudantes desse nível. Para tanto, contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e de autores como Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) entre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que pretende revisar, observar o estado da arte e discutir sobre as questões relativas ao tema, apresentando alguns benefícios do uso de literatura nas aulas de língua inglesa no nível médio, mais especificamente, bem como algumas estratégias metodológicas que podem ser aplicadas em sala de aula no ensino de literatura em língua inglesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-10
dc.description.abstract For a long time, literature was placed as an important object to foreign language teaching, though in an static teaching model, in which grammar was seen only as a basis for the translation and reading of the foreign literature. Its curriculum recognized the comprehension of the literary texts as a main objective to learning a foreign language, once that the main objective was to enable students to have access to literary texts in the target language. With the changes in the educational curriculum due to the search of an effective teaching, literature lost the acquired importance and was placed as outside of the language teaching, being considered as a minor component to the foreign language teaching. However, literature remains important in this context, once it reflects the culture of people and cannot be dissociated from the language of its community. Besides that, the teaching of this component in English classes becomes important as a facilitator means to the learning of the language, as well as in the formative process of students’ character, since it allows the learner, in her/his literacy process to reflect about the social practices and acting as a critical individual within his/her formation process. Thus, this research has as a main purpose to discuss on the theme “Literature Teaching in the English Language Classes”, in order to comprehend how the actual literature teaching practices happens in high school English Language classes and how they can become more efficient in the collective learning process of students at this level. Therefore, this research has as its theoretical support the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) and authors such as Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) among others. This study consists of a bibliographic research, which intends to review the literature of the area, observing the state of art and discussing about relative questions to theme, presenting some benefits of the literature use in the English language classes at the high school level, more specifically, as well as some methodological strategies which can be applied to literature teaching in the English language classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080
dc.date.accessioned 2019-11-12T11:24:04Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T11:24:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Literatura- ensino pt_BR
dc.subject Aulas de inglês pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject English language pt_BR
dc.subject Literature- Teaching pt_BR
dc.subject English classes pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Francisco Edson de Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Literature in the Language Learning Process English. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa . 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte