Dépôt DSpace/Manakin

A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FRANÇA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6358563051865708 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 LIMA, Cícera Janaína Rodrigues.
dc.description.resumo O ensino inclusivo de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes a partir da Poesia Concreta, é o objeto de estudo sob o qual se desenvolve a investigação. Portanto, a presente pesquisa visa discutir o uso de poesias para ensinar a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, para turmas inclusivas com surdos, temos como objetivo primordial refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos, numa perspectiva inclusiva, utilizando-se instrumento mediador do ensino a Poesia Concreta. Quanto à abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Essa pesquisa está ancorada, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Decreto nº 5.626/2005, entre outros. Esperamos que este estudo possa favorecer o florescimento de um ensino de língua que promova os ideais inclusivos contribuindo para a formação de cidadãos, que seguindo esses ideais, irão interagir em sociedade e atuar na promoção de valores de equidade, rompendo com suas limitações e amparando aqueles que por suas condições biológicas ficam de algum modo cerceados de adentrar novos horizontes e reclusos em suas realidades e limitações aquém de seus objetivos pessoais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-13
dc.description.abstract Inclusive Portuguese Language teaching for the deaf and hearing people from Concrete Poetry is the object of study under which the research is developed. Therefore, the present research aims to discuss the use of poetry to teach the formal written form of the Portuguese Language for inclusive classes with deaf people, having as a primary objective to reflect on the Portuguese language teaching for the deaf, in an inclusive perspective, using Concrete Poetry as a mediator instrument of teaching. As for the methodological approach, this is a basic research, with a bibliographical and documentary character. This research is anchored, mainly, in the National Curricular Parameters of Portuguese Language, the Law of Directives and Bases of National Education and Decree nº 5.626 / 2005, among others. We hope that this study will favor the flourishing of a language teaching that promotes inclusive ideals contributing to the formation of citizens who, following these ideals, will interact in society and act in the promotion of values of equity, breaking with their limitations and supporting those which by their biological conditions are somehow constrained to enter new horizons and recluse in their realities and limitations below their personal goals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082
dc.date.accessioned 2019-11-12T11:39:20Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T11:39:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - surdos pt_BR
dc.subject Língua portuguesa para surdos pt_BR
dc.subject Surdos - ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de poesia pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Inclusive Education - Deaf pt_BR
dc.subject Portuguese Language for the Deaf pt_BR
dc.subject Deaf - Portuguese Language Teaching pt_BR
dc.subject Poetry Teaching pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Leandro de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Concrete poetry as an instrument for inclusive language teaching Portuguese for the deaf. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Leandro de Souza.A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte