DSpace/Manakin Repository

A epopéia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1º ano do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8524364901513283 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo A Literatura é considerada entre muitas concepções, um instrumento de comunicação e de interação social, já que a mesma transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. A epopeia, por sua vez, é um gênero épico, uma das manifestações mais antigas da Literatura, que se refere aos feitos históricos de um povo, uma nação, com a presença de seres mitológicos. Enquanto que o livro didático além de ser uma ferramenta muito importante para a formação do discente é um instrumento de crescimento para o mesmo, uma vez que auxilia e contribui muito na prática pedagógica diária do docente, além de ser suporte teórico e prático para o aluno na escola e fora dela. Ao refletir sobre o papel que o livro didático tem em sala de aula, este trabalho tem como objetivo analisar a ausência parcial do mesmo, em relação a sua contextualização histórica do gênero épico no livro Viva Português do primeiro ano do ensino médio, bem como descrever o surgimento do gênero épico na Grécia Antiga e Roma e avaliar como o Classicismo retoma o modelo greco- romano do gênero épico. Para tanto, propomos uma intervenção didática para os professores de Língua Portuguesa que atuam nesse ano. Fundamentamo-nos a partir das reflexões de Aristóteles (2008), Calvino (1993), Jaeger (2001), entre outros teóricos. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em que buscamos a partir dos conhecimentos de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), as orientações para a construção da proposta de intervenção didática. Quanto aos resultados, nem sempre encontramos nos livros aquilo que queremos ver, mas podemos ajudar a partir do nosso olhar crítico, a contribuir cada vez mais para que esse conhecimento se amplie e seja capaz de sanar as curiosidades e inquietações de pesquisadores que, assim como nós, desejam o melhor sempre. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A epopéia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1º ano do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-14
dc.description.abstract Literature is considered among many conceptions, an instrument of communication and social interaction, since it conveys the knowledge and culture of a people. The epic, in turn, is an epic genre, one of the oldest manifestations of Literature, which refers to the historical feats of a people, a nation, with the presence of mythological beings. While the textbook, besides being a very important tool for the formation of the student, is an instrument of growth for the same one, since it assists and contributes much in the daily pedagogical practice of the teacher, besides being theoretical and practical support for the student in school and beyond. When reflecting on the role that the textbook has in the classroom, this work aims to analyze the partial absence of the same, in relation to its historical contextualisation of the epic genre in the book Viva Portuguese of the first year of high school, as well as describe the emergence of the epic genre in ancient Greece and Rome and to evaluate how Classicism takes up the Greco-Roman model of the epic genre. To do so, we propose a didactic intervention for Portuguese Language teachers who work in that year. We are based on the reflections of Aristóteles (2008), Calvino (1993), Jaeger (2001), among other theorists. It is a bibliographical research of a qualitative nature in which we seek from the knowledge of Schneuwly, Dolz and Noverraz (2004) the guidelines for the construction of the didactic intervention proposal. As for the results, we do not always find in the books what we want to see, but we can help from our critical eye, to contribute more and more to this knowledge to expand and be able to heal the curiosities and worries of researchers who, like us, wish the best ever. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9095
dc.date.accessioned 2019-11-12T14:40:44Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T14:40:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudos literários pt_BR
dc.subject Gênero literário pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Epopeia pt_BR
dc.subject Literary studies pt_BR
dc.subject Literary genre pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Epic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The epic as an epic genre: an intervention for first grade teachers. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de. A epopeia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1° ano do ensino médio. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta