dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. J. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8524364901513283 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.description.resumo |
A Literatura é considerada entre muitas concepções, um instrumento de comunicação e de
interação social, já que a mesma transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. A
epopeia, por sua vez, é um gênero épico, uma das manifestações mais antigas da
Literatura, que se refere aos feitos históricos de um povo, uma nação, com a presença de
seres mitológicos. Enquanto que o livro didático além de ser uma ferramenta muito
importante para a formação do discente é um instrumento de crescimento para o mesmo,
uma vez que auxilia e contribui muito na prática pedagógica diária do docente, além de ser
suporte teórico e prático para o aluno na escola e fora dela. Ao refletir sobre o papel que o
livro didático tem em sala de aula, este trabalho tem como objetivo analisar a ausência
parcial do mesmo, em relação a sua contextualização histórica do gênero épico no livro Viva
Português do primeiro ano do ensino médio, bem como descrever o surgimento do gênero
épico na Grécia Antiga e Roma e avaliar como o Classicismo retoma o modelo greco-
romano do gênero épico. Para tanto, propomos uma intervenção didática para os
professores de Língua Portuguesa que atuam nesse ano. Fundamentamo-nos a partir das
reflexões de Aristóteles (2008), Calvino (1993), Jaeger (2001), entre outros teóricos. Trata-
se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em que buscamos a partir dos
conhecimentos de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), as orientações para a construção da
proposta de intervenção didática. Quanto aos resultados, nem sempre encontramos nos
livros aquilo que queremos ver, mas podemos ajudar a partir do nosso olhar crítico, a
contribuir cada vez mais para que esse conhecimento se amplie e seja capaz de sanar as
curiosidades e inquietações de pesquisadores que, assim como nós, desejam o melhor
sempre. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A epopéia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1º ano do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-14 |
|
dc.description.abstract |
Literature is considered among many conceptions, an instrument of communication and
social interaction, since it conveys the knowledge and culture of a people. The epic, in turn, is
an epic genre, one of the oldest manifestations of Literature, which refers to the historical
feats of a people, a nation, with the presence of mythological beings. While the textbook,
besides being a very important tool for the formation of the student, is an instrument of
growth for the same one, since it assists and contributes much in the daily pedagogical
practice of the teacher, besides being theoretical and practical support for the student in
school and beyond. When reflecting on the role that the textbook has in the classroom, this
work aims to analyze the partial absence of the same, in relation to its historical
contextualisation of the epic genre in the book Viva Portuguese of the first year of high
school, as well as describe the emergence of the epic genre in ancient Greece and Rome
and to evaluate how Classicism takes up the Greco-Roman model of the epic genre. To do
so, we propose a didactic intervention for Portuguese Language teachers who work in that
year. We are based on the reflections of Aristóteles (2008), Calvino (1993), Jaeger (2001),
among other theorists. It is a bibliographical research of a qualitative nature in which we seek
from the knowledge of Schneuwly, Dolz and Noverraz (2004) the guidelines for the
construction of the didactic intervention proposal. As for the results, we do not always find in
the books what we want to see, but we can help from our critical eye, to contribute more and
more to this knowledge to expand and be able to heal the curiosities and worries of
researchers who, like us, wish the best ever. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9095 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T14:40:44Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T14:40:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos literários |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero literário |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Epopeia |
pt_BR |
dc.subject |
Literary studies |
pt_BR |
dc.subject |
Literary genre |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Epic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The epic as an epic genre: an intervention for first grade teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de. A epopeia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1° ano do ensino médio. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |