DSpace/Manakin Repository

Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, S. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9460021338863540 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-07
dc.description.abstract The present study, of an essentially theoretical nature, addresses the place and function of literature teaching in secondary schools. It presents, in this direction, an angle of the question in which some theoretical presuppositions are discussed, especially from the approaches that take the teaching of literature in a pragmatic perspective. It takes as its main basis the studies of Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), among others, besides being based on the guidelines proposed by the Curriculum Guidelines for Secondary Education (BRASIL, 2006) The emphasis for the discussion presented here is justified by the need to establish a link between theoretical foundations that serve as a basis for the training and practice of the Portuguese Language teacher and, therefore, for the teacher of Literature in High School in a dialogue for what is proposed by the official documents that establish curricula bases to be developed in High School at the level of teaching presented here, and in keeping with this objective, we point out the points of approximation and distance between these positions to somehow, evidence data that contribute to the area's research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097
dc.date.accessioned 2019-11-12T15:37:26Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T15:37:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura - ensino pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Orientações curriculares pt_BR
dc.subject Literature - Teaching pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Curriculum Guidelines pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta