dc.creator.ID |
OLIVEIRA, S. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9460021338863540 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função
do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um
ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos,
especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa
perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira
(2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre
outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares
para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é
apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre
fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor
de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino
Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem
bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em
mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre
essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as
pesquisas da área. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-07 |
|
dc.description.abstract |
The present study, of an essentially theoretical nature, addresses the place and
function of literature teaching in secondary schools. It presents, in this direction, an
angle of the question in which some theoretical presuppositions are discussed,
especially from the approaches that take the teaching of literature in a pragmatic
perspective. It takes as its main basis the studies of Oliveira (2010), Cosson (2011),
Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), among others, besides being
based on the guidelines proposed by the Curriculum Guidelines for Secondary
Education (BRASIL, 2006) The emphasis for the discussion presented here is
justified by the need to establish a link between theoretical foundations that serve as
a basis for the training and practice of the Portuguese Language teacher and,
therefore, for the teacher of Literature in High School in a dialogue for what is
proposed by the official documents that establish curricula bases to be developed in
High School at the level of teaching presented here, and in keeping with this
objective, we point out the points of approximation and distance between these
positions to somehow, evidence data that contribute to the area's research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T15:37:26Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T15:37:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Orientações curriculares |
pt_BR |
dc.subject |
Literature - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum Guidelines |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |