dc.creator.ID |
PINHO, N. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1780838618403120 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BESSA, Cléssida Maria Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho com o dicionário, como material pedagógico auxiliar ao livro didático, é
imprescindível para o letramento formal dos educandos da educação básica,
principalmente, para os discentes do ensino fundamental. Averiguamos essa
necessidade de utilizar obras de caráter lexicográfico ao notarmos que os estudantes,
tanto do ensino fundamental como também do ensino médio, demonstram
dificuldades na ortografia, na substituição de palavras com significado equivalente no
texto, na inadequação vocabular e na repetição de palavras ao elaborarem uma
produção textual solicitada pelos professores na sala de aula. Sendo assim, esta
dissertação pretende contribuir com as pesquisas na área do Letramento, dos
Gêneros textuais e do Uso de dicionários destinados aos aprendizes do português
como língua materna. Por essa perspectiva, um olhar direcionado ao ensino da língua
portuguesa pelo viés da lexicografia pedagógica é crucial e urgente, visto que, o
dicionário é um instrumento de ensino essencial na prática da leitura e escrita dentro
do contexto escolar. Posto isso, verificamos a necessidade de ser propor um material
pedagógico destinado aos docentes que ministram aulas de língua portuguesa, em
especial, as aulas de leitura, produção textual e reescrita. Para tanto, utilizamos como
base teórica principal as pesquisas de Soares (2014), Tfouni (2010) e Kleiman (2005),
para estudarmos a respeito de Letramento e Letramento Digital; Bakhtin (2011) e
Marcuschi (2011), para analisarmos os conceitos de Gênero desde a sua origem até
a concepção de gêneros textuais; e, por fim, Krieger (2012), Pontes (2009), Biderman
(2001), no que tange aos aspectos da Lexicografia Pedagógica e o Uso do dicionário
em sala de aula. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa
enquadra-se como sendo aplicada, já que, ela apresenta uma coletânea de atividades
que podem ser aplicadas nas aulas de língua portuguesa com o objetivo de melhorar
o ensino-aprendizagem dessa disciplina por meio de obras de aspecto lexicográfico.
Portanto, o caderno didático elaborando por nós, Leitura, Produção Textual e
Reescrita através do uso do dicionário na sala de aula: teoria e prática
pedagógica, apresenta uma totalidade de dezenove exercícios diversificados com o
intento de abordar, sobretudo, a ampliação lexical, a variação linguística e a
semântica. Diante de toda a pesquisa, constatamos as múltiplas possibilidades que o
dicionário de uso escolar dispõe ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa no
âmbito da instrução formal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Dicionário de uso escolar na era do letramento digital: a produção textual pelo viés da lexicografia pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-28 |
|
dc.description.abstract |
Working with the dictionary, as a pedagogical material auxiliary to the textbook, is
indispensable for the formal literacy of the students of the basic education,
mainly for elementary students. Let's find out
need to use lexicographic works as we note that students,
both elementary and high school, demonstrate
spelling difficulties, substituting words with equivalent meaning in the
vocabulary inadequacy and word repetition when elaborating a
textual production requested by teachers in the classroom. Therefore, this
This dissertation intends to contribute to the research in the area of Literacy,
Textual Genres and the Use of Dictionaries for Portuguese Learners
as a mother tongue. From this perspective, a look directed at language teaching
bias in pedagogical lexicography is crucial and urgent, since the
Dictionary is an essential teaching tool in the practice of reading and writing within
of the school context. That said, we see the need to be proposing a material
for teachers who teach Portuguese language classes in
reading classes, textual production and rewriting. For that, we use as
main theoretical basis the research by Soares (2014), Tfouni (2010) and Kleiman (2005),
to study about Literacy and Digital Literacy; Bakhtin (2011) and
Marcuschi (2011), to analyze the concepts of Gender from their origin until
the conception of textual genres; and finally Krieger (2012), Bridges (2009), Biderman
(2001), regarding the aspects of Pedagogical Lexicography and the Use of the Dictionary
in the classroom. Regarding the methodological aspects, this research
fits as being applied, since it presents a collection of activities
that can be applied in Portuguese language classes with the objective of improving
the teaching-learning of this discipline through lexicographic works.
Therefore, the textbook elaborating for us, Reading, Text Production and
Rewriting through dictionary use in the classroom: theory and practice
presents a total of nineteen diversified exercises with
above all, lexical enlargement, linguistic variation and
semantics. Given all the research, we found the multiple possibilities that the
school dictionary provides teaching and learning of the Portuguese language in the
scope of formal instruction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9100 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T16:15:28Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T16:15:28Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Lexicografia pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Dicionário |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Lexicography |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Dictionary |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINHO, Nádia Maria dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dictionary of school use in the age of digital literacy: textual production through the bias of pedagogical lexicography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINHO, Nádia Maria dos Santos. Dicionário de uso escolar na era do letramento digital: a produção textual pelo viés da lexicografia pedagógica. 2018. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo con el diccionario, como material pedagógico auxiliar al libro didáctico, es
imprescindible para el texto formal de los educandos de la educación básica,
principalmente, para los alumnos de la enseñanza fundamental. Averiguamos esa
necesidad de utilizar obras de carácter lexicográfico al notar que los estudiantes, tanto
de la enseñanza fundamental como también de la enseñanza media, demuestran
dificultades en la ortografía, en la sustitución de palabras con significado equivalente
en el texto, en la inadecuación vocabular y en la repetición de palabras al elaborar una
producción textual solicitada por los profesores en el aula. Por lo tanto, este trabajo
tiene como objetivo contribuir a la investigación en el área de la alfabetización, el
género y el uso de diccionarios para los aprendices portugués como su lengua
materna. Desde esta perspectiva, una mirada dirigida a la lengua portuguesa desde
la perspectiva de la lexicografía pedagógica es crucial y urgente, ya que el diccionario
es una herramienta esencial para la enseñanza en la práctica de la lectura y la
escritura en el contexto escolar. Dicho esto, vemos la necesidad de proponer unos
materiales pedagógicos para los profesores que imparten clases de portugués, en
particular, la clases de lectura, la producción textual y reescrito. Para ello, utilizamos
como base teórica principal las investigaciones de Soares (2014), Tfouni (2010) y
Kleiman (2005), para estudiar acerca de Letramento y Letramento Digital; Bakhtin
(2011) y Marcuschi (2011), para analizar los conceptos de Género desde su origen
hasta la concepción de géneros textuales; y, finalmente, Krieger (2012), Puentes
(2009), Biderman (2001), en lo que se refiere a los aspectos de la Lexicografía
pedagógica y el uso del diccionario en el aula. En cuanto a los aspectos
metodológicos, esta investigación se ajusta a aplicar, ya que presenta un conjunto de
actividades que se pueden aplicar en las clases de portugués con el fin de mejorar la
enseñanza y el aprendizaje de esta disciplina a través de obras aspecto lexicográfico.
Por lo tanto, el cuaderno didáctico elaborando por nosotros, Lectura, Producción
textual y Reescritura a través del uso del diccionario en el aula: teoría y práctica
pedagógica, presenta una totalidad de diecinueve ejercicios diversificados con el
intento de abordar, sobre todo, la ampliación léal, la variación lingüística y la
semántica. A la vista de toda la investigación, encontramos las múltiples posibilidades
que la escuela utilizar las funciones del diccionario para el aprendizaje de la lengua
portuguesa en la educación formal. |
pt_BR |