dc.creator.ID |
MEDEIROS, V. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4171606903991442 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Michelle Cristine Medeiros da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, Michelle |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1788932483645882 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.contributor.referee2 |
XAVIER, Maria Rita Pereira. |
|
dc.description.resumo |
O culto ao corpo e a cultura cibernética são marcas da sociedade contemporânea,
caracterizada pela produção desenfreada de imagens e conteúdos relacionados ao universo
fitness, gestados na sociedade de consumo. Compreender o sintoma contemporâneo da cultura
da boa forma, sobretudo do bodybuilding, em páginas do Facebook foi o objetivo desta
pesquisa, realizada em um grupo desta rede social, com análises de postagens textuais,
imagens paradas e vídeos (transcritos) compartilhados no grupo, entre os meses de agosto a
outubro de 2014, além de quatro entrevistas semi-dirigidas com membros deste grupo.
Percebe-se que a cultura da boa forma nas redes socais, enquanto sintoma da sociedade atual,
compreende as seguintes características: (1) estimula a proliferação e o compartilhamento de
publicações que pressupõem o consumo do/para o corpo, de ideias, de vestuários, de
conhecimentos e de comportamentos associados à prática do exercício físico vinculado ao
alcance da boa forma, (2) o corpo produz-se por meio de sofrimentos autoimpostos, os quais
perpetuam uma insatisfação constante, onde passa a ser, continuamente, uma obra em
construção, comparado a um templo ou máquina em potencial, (3) neste contexto a proteína é
hipervalorizada em detrimento ao acúmulo de gordura no organismo. Além disso, a
alimentação é considerada um tópico de relevo para a prática do esporte, porém, é considerada
insuficiente, fazendo-se necessário complementá-la com suplementos, naturais ou não, para
alcançar com maior precisão e rapidez às metas traçadas. Compreender os anseios deste
comensal é tarefa imprescindível para o nutricionista. Percebe-se que a pesquisa nas redes
sociais da internet pode ser um auxiliar nesta tarefa: a relação cultura-internet-corpo desvelase
como imbricação privilegiada para compreensão do sintoma contemporâneo da cultura da
boa forma. Portanto, destaca-se a necessidade do desenvolvimento de metodologias de
pesquisa para este campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Nutrição |
pt_BR |
dc.title |
A cultura da boa forma nas redes sociais da internet: o corpo como consumo na sociedade contemporânea. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The cult of the body and cyber culture are trademarks of contemporary society, characterized
by uncontrolled production of images and content related to the fitness universe, gestated in
the consumer society. Understanding the contemporary symptom of the fitness culture,
especially bodybuilding, on Facebook pages was the objective of this research, performed in a
group of this social network, with analysis of textual posts, still images and videos
(transcripts) shared within the group, between the months from August to October 2014 and
four semi-structured interviews with members of this group. It is noticed that the fitness
culture in social networks, as a symptom of today's society, comprises the following features:
(1) stimulates proliferation and publications share that assume consumption to/from the body,
ideas, garments, knowledge and behaviors associated with physical exercise linked to the
achievement of good form, (2) the body is produced through self-imposed suffering, which
perpetuate a constant dissatisfaction, which happens to be continually a work in progress,
compared to a temple or potential machine, (3) in this context the protein is hipervalorizada
over to fat accumulation in the body. In addition, the power is considered a major topic for the
sport, however, is insufficient, making himself to be complemented with supplements, or not,
to achieve more accurately and quickly to set targets. Understand the concerns of this dinner
is imperative task for the nutritionist. It is felt that research in the social internet networks can
be a help in this task: the relationship-internet-body culture is revealed as prime nesting for
understanding the contemporary symptom of the fitness culture. Therefore, there is the need
to develop research methodologies for this field. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9101 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T16:42:17Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T16:42:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Internet |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject |
Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Internet |
pt_BR |
dc.subject |
Body |
pt_BR |
dc.subject |
Cuerpo |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Vívia Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The culture of fitness in the social networks of the Internet: the body as consumption in contemporary society. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La cultura del fitness en las redes sociales de internet: el cuerpo como consumo en la sociedad contemporánea. |
|
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Vívia Gomes de. A cultura da boa forma nas redes sociais da internet: o
corpo como consumo na sociedade contemporânea. 2015. 117 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El culto al cuerpo y la cultura cibernética son marcas de la sociedad contemporánea, caracterizada por la producción desenfrenada de imágenes y contenidos relacionados con el universo fitness, creados en la sociedad de consumo. Comprender el síntoma contemporáneo de la cultura del fitness, especialmente del culturismo, en las páginas de Facebook fue el objetivo de esta investigación, realizada en un grupo de esta red social, con análisis de publicaciones textuales, imágenes fijas y videos (transcripciones) compartidos en el grupo, entre los meses de agosto a octubre de 2014, además de cuatro entrevistas semiestructuradas a integrantes de este grupo. Se advierte que la cultura del fitness en las redes sociales, como síntoma de la sociedad actual, comprende las siguientes características: (1) favorece la proliferación y el intercambio de publicaciones que presuponen el consumo de/para el cuerpo, las ideas, la ropa, el conocimiento y comportamientos asociados a la práctica de ejercicio físico ligados a lograr una buena forma, (2) el cuerpo se produce a través del sufrimiento autoimpuesto, que perpetúa una insatisfacción constante, donde se convierte, continuamente, en una obra en construcción, frente a un potencial templo o máquina, (3) en este contexto se sobrevalora la proteína en detrimento de la acumulación de grasa en el organismo. Además, la alimentación se considera un tema relevante para la práctica del deporte, sin embargo, se considera insuficiente, por lo que es necesario complementarla con suplementos, naturales o no, para alcanzar con mayor precisión y rapidez los objetivos marcados. Comprender los deseos de este comensal es una tarea fundamental para el nutricionista. Se advierte que la investigación en las redes sociales de internet puede ser una ayuda en esta tarea: la relación cultura-internet-cuerpo se revela como una imbricación privilegiada para comprender el síntoma contemporáneo de la cultura del fitness. Por lo tanto, se destaca la necesidad de desarrollar metodologías de investigación para este campo. |
|