dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6518994747921642 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos
gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral
foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no
texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos,
pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como
embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000-
2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base
de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho
qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no
gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da
argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da
oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-13 |
|
dc.description.abstract |
This work spoke about the relevance of the argumentation, an aspect that find itself in
verbal and written genres, mainly in Seminar genre. To this end, the main objective of
this study is to show the importance of working the items of argumentation present in
the text so that the subject can expose its arguments and thoughts clearly and it can
persuade its interlocutors. We used the PCNs (1997-1998-2000), FIORIN (2015),
KOCH (1999-2000-2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004) and other
thinkers as theoretical basis and all of them were essential for this research. As
concerns methodology, it is a bibliographic research with qualitative approach for the
understanding about the relevance of the argumentation in Seminar genre. According
to the result of the search, we observe the importance of argumentation as an
implement of the teacher to the development of orality and writing from its students
through the Seminar genre. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T16:54:19Z |
|
dc.date.available |
2019-10-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T16:54:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros seminário |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Seminar Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Argument |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The argument present in oral and written genres. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |