Dépôt DSpace/Manakin

A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6518994747921642 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.description.resumo O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-13
dc.description.abstract This work spoke about the relevance of the argumentation, an aspect that find itself in verbal and written genres, mainly in Seminar genre. To this end, the main objective of this study is to show the importance of working the items of argumentation present in the text so that the subject can expose its arguments and thoughts clearly and it can persuade its interlocutors. We used the PCNs (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (1999-2000-2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004) and other thinkers as theoretical basis and all of them were essential for this research. As concerns methodology, it is a bibliographic research with qualitative approach for the understanding about the relevance of the argumentation in Seminar genre. According to the result of the search, we observe the importance of argumentation as an implement of the teacher to the development of orality and writing from its students through the Seminar genre. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102
dc.date.accessioned 2019-11-12T16:54:19Z
dc.date.available 2019-10-12
dc.date.available 2019-11-12T16:54:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Gêneros seminário pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Seminar Genres pt_BR
dc.subject Argument pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The argument present in oral and written genres. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte