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A mesa de Clarice Lispector: a literatura na promoção da alimentação saudável nas escolas.

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dc.creator.ID NÓBREGA, L. M. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9574766767937661 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, Michelle pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1788932483645882 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Vera Lucia Xavier.
dc.contributor.referee2 CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
dc.description.resumo No campo da Nutrição, são desenvolvidas ações de promoção da alimentação saudável, sabendo que um dos requisitos essenciais para a vida saudável repousa sob a alimentação. Essas ações devem ser estimuladas desde a infância, por ser este um período de formação dos hábitos alimentares. Neste sentido, o ambiente escolar ganha relevo como espaço para desenvolvimento destas ações, conforme aponta e orienta a Portaria Interministerial nº 1.010, de 8 de maio de 2006, que instituiu diretrizes para desenvolver ações de alimentação saudável no ambiente escolar, das redes públicas e privadas de ensino, em âmbito nacional. Diante do exposto, objetivou-se neste estudo analisar a viabilidade de utilização da literatura infantil para apoiar práticas de promoção da alimentação saudável, no âmbito da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de crianças. A pesquisa foi realizada em duas fases: (1) análise das quatro obras de Lispector para extração dos temas de interesse e elaboração da cartilha (2) avaliação do material elaborado e da atividade desenvolvida com ele, junto a alunos e professores de uma escola de rede pública de ensino. O corpus da pesquisa foi textual: na primeira fase foi composto pelos livros “Quase de verdade”, “O mistério do coelho pensante”, “A vida íntima de Laura” e “A mulher que matou os peixes” e na segunda fase pelas avaliações feita pelos professores e por 42 alunos de duas turmas, de ensino fundamental, da Escola Monsenhor Pedro Anísio. O material foi analisado pela metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados na primeira fase apontaram para o trabalho com os seguintes temas: (1) prática culinária e utilização integral dos alimentos regionais, (2) desenvolvimento dos cinco sentidos humanos e sua relação com a alimentação, (3) escolhas alimentares saudáveis, reconhecimento e valorização dos alimentos regionais, e (4) finalidades da alimentação e necessidades corporais. Após a elaboração da cartilha e da intervenção pedagógica, com o auxílio da pedagogia de projetos, os resultados apontaram na seguinte direção: (1) o material elaborado com o apoio do texto literário: (a) a literatura apoiou efetivamente esse tipo de ação visto o interesse dos alunos pela leitura do livro e entendimento sobre às questões de alimentação discutidas após leitura, (b) as professoras avaliaram o material de maneira didática, lúdica e com sequência metodológica adequada para faixa etária dos alunos, (2) sobre a intervenção desenvolvida: (a) pela ótica dos alunos foi divertido e interessante desenvolver tais atividades em sala de aula e falar sobre alimentação (b) pela ótica das professoras a atividade foi criativa despertando nos alunos uma forma dinâmica para abordar questões de alimentação saudável e formação de novos hábitos alimentares. Diante dos resultados, afirmamos a possibilidade de construção e realização de atividades educativas em Alimentação e Nutrição, com o apoio da literatura infantil, para trabalhar Educação Alimentar e Nutricional no espaço escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title A mesa de Clarice Lispector: a literatura na promoção da alimentação saudável nas escolas. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract In the field of nutrition, actions to promote healthy eating are developed, knowing that one of the essential requirements for healthy living lies in alimentation. Promotion activities should be encouraged from childhood since it is considered a period of formation of eating habits. In this sense, school environment becomes necessary as space for the development of actions to promote healthy eating, as points and guides the Portaria Interministerial No. 1,010, of May 8, 2006. The Portaria Interministerial established guidelines for the development of healthy eating actions in school environments, from public and private networks of education at a national level. Given the above, the aim of this study was to investigate the feasibility of use of children's literature to support promotion practices of healthy eating within the Food and Nutrition Education (EAN), with children. The survey was conducted in two phases: (one) analysis of four books of Lispector in order to extract topics of interest and to prepare the booklet (two) evaluation of the prepared material and the activity carried with him, with students and teachers of a public school system. Furthermore, the corpus of textual research was: in first phase, it was formed by the books "Quase de verdade", "O mistério do coelho pensante", "A vida íntima de Laura", and "A mulher que matou os peixes". In second phase, it was formed by reviews made by teachers and 42 students from two classes of the elementary school Monsenhor Pedro Anísio. The material was analyzed using the Bardin content analysis method. Results, in first phase, pointed to work with the following themes: (one) practical cookery and full use of regional foods, (two) development of five human senses and their relationship to alimentation, (three) healthy food choices, recognition and enhancement of local food, and (four) supply purposes and bodily needs. After development of the booklet and pedagogical intervention, with help of the project pedagogy, results were indicated in the following way: (one) the material prepared with support of the literary text: (a) literature adequately supported this type of action, seen students' interest in reading the book and understanding issues discussed after the reading, (b) the teachers evaluated the material in a didactic way, playful and with adequate methodological sequence for the range of students’ age, (two) on the intervention: (a) from the perspective of the students it was fun and interesting the development of this kind of activity in the classroom, and the discussion about food (b) from the teachers’ perspective, the activity was creative, awakening in students a dynamic way to address healthy eating issues and training new eating habits. With the results, we affirm the possibility of creational and educational activities in Nutrition, with support of children's literature, in order to work with Food and Nutrition Education at school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9103
dc.date.accessioned 2019-11-12T17:17:53Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T17:17:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject Promoção da alimentação saudável nas escolas pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Food and Nutrition Education pt_BR
dc.subject Promoting healthy eating in schools pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Educación alimentaria y nutricional
dc.subject Promoción de la alimentación saludable en las escuelas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Laysa Maria de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Clarice Lispector's table: literature on promoting healthy eating in schools. pt_BR
dc.title.alternative La mesa de Clarice Lispector: literatura en la promoción de la alimentación saludable en las escuelas.
dc.identifier.citation NÓBREGA, Laysa Maria de Oliveira. A mesa de Clarice Lispector: a literatura na promoção da alimentação saudável nas escolas. 2015. 108 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen En el campo de la Nutrición se desarrollan acciones para promover una alimentación saludable, sabiendo que uno de los requisitos esenciales para una vida saludable radica en la alimentación. Estas acciones deben ser estimuladas desde la infancia, ya que es un período de formación de hábitos alimentarios. En este sentido, el ámbito escolar cobra importancia como espacio para el desarrollo de estas acciones, tal como lo señala y orienta la Ordenanza Interministerial N° de educación a nivel nacional. Dado lo anterior, el objetivo de este estudio fue analizar la factibilidad de utilizar la literatura infantil para apoyar prácticas de promoción de una alimentación saludable, en el ámbito de la Educación Alimentaria y Nutricional (FNE) para niños. La investigación se realizó en dos fases: (1) análisis de las cuatro obras de Lispector para extraer los temas de interés y elaboración del cuadernillo (2) evaluación del material elaborado y de la actividad desarrollada con él, con alumnos y docentes de una escuela de la red de educación pública. El corpus de la investigación fue textual: en la primera fase estuvo compuesto por los libros “Quase de Verdade”, “El misterio del conejo pensante”, “La vida íntima de Laura” y “La mujer que mató al pez” y en la segunda fase, las evaluaciones realizadas por docentes y 42 alumnos de dos clases de primaria de la Escola Monsenhor Pedro Anísio. El material fue analizado utilizando la metodología de análisis de contenido propuesta por Bardin. Los resultados en la primera fase apuntaron al trabajo con las siguientes temáticas: (1) práctica culinaria y uso integral de los alimentos regionales, (2) desarrollo de los cinco sentidos humanos y su relación con los alimentos, (3) elecciones alimentarias saludables, reconocimiento y apreciación de los alimentos regionales, y (4) propósitos alimentarios y necesidades corporales. Luego de la elaboración del cuadernillo y la intervención pedagógica, con la ayuda de la pedagogía de proyectos, los resultados apuntaron en la siguiente dirección: (1) el material elaborado con el apoyo del texto literario: (a) la literatura apoyó efectivamente este tipo de acción ya que el interés de los estudiantes por leer el libro y la comprensión sobre los temas alimentarios discutidos después de la lectura, (b) los docentes evaluaron el material de manera didáctica, lúdica y con una secuencia metodológica apropiada para la franja etaria de los estudiantes, (2) sobre la intervención desarrollado: (a) desde el punto de vista de los estudiantes, fue divertido e interesante desarrollar este tipo de actividades en el aula y hablar sobre la comida (b) desde el punto de vista de los docentes, la actividad fue creativa, despertando en los estudiantes una forma dinámica de abordar temas de alimentación saludable y formación de nuevos hábitos alimentarios. Ante los resultados, afirmamos la posibilidad de construir y realizar actividades educativas en Alimentación y Nutrición, con el apoyo de la literatura infantil, para trabajar la Educación en Alimentación y Nutrición en el espacio escolar.


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