DSpace Repository

Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa.

Show simple item record

dc.creator.ID OLIVEIRA, N. K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8581312797104073 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1ID RAMOS, F. M. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITE, Rose Maria.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Nas últimas décadas, a investigação acerca dos gêneros textuais ou discursivos esteve presente na agenda de teóricos de diversas áreas do conhecimento, visando aprofundar os saberes acadêmicos sobre esse instrumento tão eficaz para o ensinoaprendizagem das línguas em uma visão sociocomunicativa. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar, do ponto de vista teórico-metodológico, como o gênero entrevista é tomado enquanto recurso para as aulas de Língua Portuguesa no 8º ano do Ensino Fundamental II. Na construção deste, optamos por tomar como base teórica – metodológica a noção de gêneros textuais, bem como a realização de uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa sobre essa temática. Apoiamo-nos em documentos oficiais a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), e em autores como: Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwly e Dolz (2004), Carvalho e Delmanto (2012), Hoffnagel (2003), entre outros. Além disso, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica realizada com base nos gêneros textuais. Assim, consideramos importante o ensino de Língua Portuguesa ser mais dinâmico e mais interativo por meio dos gêneros textuais, pois, desse modo, contribuirá para a competência comunicativa dos alunos nos usos efetivos da linguagem em suas diferentes práticas sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract In recent decades, research on textual or discursive genres attended the theoretical agenda of various areas of knowledge, aiming to deepen academic knowledge about this effective instrument for teaching and learning languages in a social communicative view. In this perspective, the objective of this trabalhofoi analyze the theoretical and methodological point of view, as gender interview is tomadoenquanto resource for Portuguese classes in the 8th grade of elementary school II. We rely on official documents, e.g. the National Curriculum Standards (1998), and authors such as: Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwlly and Dolz (2004), Carvalho and Delmanto (2012), Hoffnegel (2003), among others. In addition, we present a proposal of educational intervention conducted on textual genres. Thus, we consider important that the teaching of Portuguese language is more dynamic and interactive through the genres, because, therefore, it will contribute to the communicative competence of students in the effective use of language in its social practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9113
dc.date.accessioned 2019-11-12T20:30:35Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T20:30:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Gêneros Textuais pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interview in the classroom: resource for teaching Portuguese language. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos. Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa. 2016. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account