dc.creator.ID |
OLIVEIRA, N. K. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8581312797104073 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, F. M. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEITE, Rose Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Nas últimas décadas, a investigação acerca dos gêneros textuais ou discursivos esteve
presente na agenda de teóricos de diversas áreas do conhecimento, visando aprofundar
os saberes acadêmicos sobre esse instrumento tão eficaz para o ensinoaprendizagem das
línguas em uma visão sociocomunicativa. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho
foi analisar, do ponto de vista teórico-metodológico, como o gênero entrevista é tomado
enquanto recurso para as aulas de Língua Portuguesa no 8º ano do Ensino Fundamental
II. Na construção deste, optamos por tomar como base teórica – metodológica a noção
de gêneros textuais, bem como a realização de uma pesquisa de natureza bibliográfica e
qualitativa sobre essa temática. Apoiamo-nos em documentos oficiais a exemplo dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), e em autores como: Marcuschi (2008, 2011),
Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwly e Dolz (2004), Carvalho e
Delmanto (2012), Hoffnagel (2003), entre outros. Além disso, apresentamos uma
proposta de intervenção pedagógica realizada com base nos gêneros textuais. Assim,
consideramos importante o ensino de Língua Portuguesa ser mais dinâmico e mais
interativo por meio dos gêneros textuais, pois, desse modo, contribuirá para a
competência comunicativa dos alunos nos usos efetivos da linguagem em suas
diferentes práticas sociais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
In recent decades, research on textual or discursive genres attended the theoretical
agenda of various areas of knowledge, aiming to deepen academic knowledge about this
effective instrument for teaching and learning languages in a social communicative
view. In this perspective, the objective of this trabalhofoi analyze the theoretical and
methodological point of view, as gender interview is tomadoenquanto resource for
Portuguese classes in the 8th grade of elementary school II. We rely on official
documents, e.g. the National Curriculum Standards (1998), and authors such as:
Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwlly and Dolz
(2004), Carvalho and Delmanto (2012), Hoffnegel (2003), among others. In addition,
we present a proposal of educational intervention conducted on textual genres. Thus, we
consider important that the teaching of Portuguese language is more dynamic and
interactive through the genres, because, therefore, it will contribute to the
communicative competence of students in the effective use of language in its social
practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9113 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T20:30:35Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T20:30:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros Textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interview in the classroom: resource for teaching Portuguese language. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos. Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa. 2016. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |