DSpace/Manakin Repository

A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROLIM, Letícia. S. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5063092834214634 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jorgervaldo de Souza.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. pt_BR
dc.date.issued 2016-04-28
dc.description.abstract We know that the charge comprehension most of the time is a challenge for some students and readers because many of them have difficulty to understand the implicit message between the lines. Thus, the goal of this study is to present literacy's contribution to the construction of meaning in cartoons and discuss this genre as an important pedagogical tool for the teaching and learning process in Portuguese classes taking into consideration the students previous knowledge associated with language skills for the sense formations. As theoretical basis, we consider the postulations of Kleiman (2005-2007), Smith (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti ( 2013), Romualdo (2000) among others. Regarding to the methodology, it is characterized as a bibliographic research based on books and academic texts as well as qualitative and interpretative character that aims the dialogue between visual and textual elements for the sense formations ruled in Applied Linguistics. As a working proposal, it has been developed an activity in the 3rd grade of high school which introduced the charge as a tool that enables the activation of the students’ linguistic, textual and cognitive knowledge as an important factor to the formation of the critical and reflexive awareness, making them able to interact in various communicative background. Therefore, this work has enabled to show the possible sense effects caused by t the charge use, genre that presents itself also as a didactic-pedagogic resource that enriches the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115
dc.date.accessioned 2019-11-12T21:00:02Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T21:00:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Text Genre pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Cartoon pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONZAGA, Letícia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of literacy to the discovery of the senses in the Charges. pt_BR
dc.identifier.citation GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta