dc.creator.ID |
ROLIM, Letícia. S. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5063092834214634 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgervaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns
discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem
implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição
do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse
gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas
aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos
associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte
teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014),
Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti
(2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma
pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza
qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais
para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado
foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como
instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos
dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva,
tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho
possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse
que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de
ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-28 |
|
dc.description.abstract |
We know that the charge comprehension most of the time is a challenge for some students
and readers because many of them have difficulty to understand the implicit message between
the lines. Thus, the goal of this study is to present literacy's contribution to the construction of
meaning in cartoons and discuss this genre as an important pedagogical tool for the teaching
and learning process in Portuguese classes taking into consideration the students previous
knowledge associated with language skills for the sense formations. As theoretical basis, we
consider the postulations of Kleiman (2005-2007), Smith (2004-2014), Marcuschi (2008),
Koch and Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti ( 2013), Romualdo
(2000) among others. Regarding to the methodology, it is characterized as a bibliographic
research based on books and academic texts as well as qualitative and interpretative character
that aims the dialogue between visual and textual elements for the sense formations ruled in
Applied Linguistics. As a working proposal, it has been developed an activity in the 3rd
grade of high school which introduced the charge as a tool that enables the activation of the
students’ linguistic, textual and cognitive knowledge as an important factor to the formation
of the critical and reflexive awareness, making them able to interact in various
communicative background. Therefore, this work has enabled to show the possible sense
effects caused by t the charge use, genre that presents itself also as a didactic-pedagogic
resource that enriches the teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T21:00:02Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T21:00:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Charge |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Text Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Cartoon |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONZAGA, Letícia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of literacy to the discovery of the senses in the Charges. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |