DSpace/Manakin Repository

O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PONTES, L. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4230914924740645 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo A presente pesquisa busca analisar como a literatura de cordel pode ser utilizada no ensino de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de um estudo realizado em salas de 2º e 5º ano da E.E.E.F Coronel Joaquim Matos em Cajazeiras – PB. Resvalamos-nos, nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), especificamente seu fascículo para a Lingua Portuguesa (1997) e seus temas transversais (2000) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017) para embasar a proposta do ensino de gênero através do cordel. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação na qual seus dados foram colhidos através da elaboração e realização de propostas de oficinas que utilizaram o cordel como meio mediador das discussões de gênero em duas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2º e 5º ano. Com a realização deste estudo pudemos averiguar a relevância do uso do cordel em sala de aula, considerando suas contribuições para a alfabetização dos(as) discentes, quando constatamos que o cordel incentivou a leitura dos alunos e contribuiu na interpretação de textos lidos por eles, analisamos também o auxilio na construção da identidade cultural e na inserção das discussões de gênero ao ensino, quando notamos que com a leitura e interpretação dos cordéis, os discentes mostraram que ressignificaram seu pensamento sobre o gênero, observando assim que o cordel tem um papel intermediador de reflexão, como foi averiguado nas oficinas, nas quais, os(as) estudantes apresentaram, pensar e dar um novo significado á suas opiniões a respeito do gênero, legitimando assim, o valor formativo do cordel. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-17
dc.description.abstract The present research aims to analyze how the cordel literature can be used in the teaching of gender in the initial years of Elementary School, through a study carried out in 2th and 5th grade rooms of Coronel Joaquim Matos School, in Cajazeiras - PB. To support our proposal of gender teaching through cordel, we use the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), especifically its specification for the Portuguese Language (1997) and its cross-cutting themes (2000) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). This research is characterized as an action research in which its data were collected through the elaboration and realization of proposals of workshops that used the cordel as a mediator of the gender discussions in two rooms of the initial years of Elementary School, 2nd and 5th year. With the accomplishment of this study we were able to realize the relevance of the use of cordel in class, considering its contributions to the literacy of the students, when we found that the cordel encouraged the reading and contributed in the interpretation of texts read by them, we also analyze the aid in the construction of cultural identity and the insertion of gender discussions in teaching, when we noticed that with the reading and interpretation of the cordéis, the students showed that they resignificated their thinking about the genre, thus observing that the cordel has a mediating role of reflection, as was verified in the workshops, in which the students presented, thought and gave a new meaning to their opinions about gender, thus legitimizing the formative value of the cordel. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9116
dc.date.accessioned 2019-11-12T21:07:03Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T21:07:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de gênero pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - anos iniciais pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem - cordel pt_BR
dc.subject Literature of Twine pt_BR
dc.subject Gender Teaching pt_BR
dc.subject Elementary School - Early Years pt_BR
dc.subject Teaching Process Learning - Cordel pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PONTES, Layane Catarina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of twine in gender education in the early years of fundamental: verses that form. pt_BR
dc.identifier.citation PONTES, Layane Catarina. O uso do cordel no ensino de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: versos que formam. 2019. 88f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta