dc.creator.ID |
PARNAIBA NETA, M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0458285788777655 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa pretende abordar como o entendimento da Língua Portuguesa é de
fundamental importância para que tenhamos conhecimento também sobre alguns
aspectos de sua história e evolução. Deste modo, o trabalho tem como objetivo geral
analisar como o livro didático do sexto ano do ensino fundamental aborda o
processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da Língua Portuguesa e
para chegar a este, como objetivos específicos pretendemos apresentar em linhas
gerais o percurso histórico da língua portuguesa, abordar a chegada dos
portugueses ao Brasil e suas influências no uso da língua. O trabalho foi realizado a
partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as
discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da
História da Língua Portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do
léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do livro didático de Língua
Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos:
Assis (s/d), Teyssier (2001), entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letra - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma
proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do
ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-18 |
|
dc.description.abstract |
This research intends to approach how the comprehension of the Portuguese
Language has a fundamental significance in order that we can also know about some
aspects of its history and evolution. The work initially started from a qualitative
bibliographical research based on the theoretical discussions that was already
brought up about the origin and evolution of the History of the Portuguese Language,
as well as the word formation process of the brazilian lexicon, especially through the
analysis of the Portuguese Language textbook from the sixth year of elementary
school. The work initially started from a qualitative bibliographical research based on
the theoretical discussions that was already brought up about the origin and evolution
of the History of the Portuguese Language, as well as the word formation process of
the brazilian lexicon, especially through the analysis of the Portuguese Language
textbook from the sixth year of elementary school. The theoretical contributions that
we used as support were: Assis (s / d), Teyssier (2001) and others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9119 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-12T22:21:55Z |
|
dc.date.available |
2019-11-12 |
|
dc.date.available |
2019-11-12T22:21:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa – história e evolução |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de palavras |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - History and Evolution |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Word Formation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PARNAÍBA NETA, Maria das Graças. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The process of word formation in a historical perspective: a
study proposal of the Portuguese language textbook of the 6th year of the
elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PARNAÍBA NETA, Maria das Graças. O processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |