DSpace/Manakin Repository

O processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PARNAIBA NETA, M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0458285788777655 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo Esta pesquisa pretende abordar como o entendimento da Língua Portuguesa é de fundamental importância para que tenhamos conhecimento também sobre alguns aspectos de sua história e evolução. Deste modo, o trabalho tem como objetivo geral analisar como o livro didático do sexto ano do ensino fundamental aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da Língua Portuguesa e para chegar a este, como objetivos específicos pretendemos apresentar em linhas gerais o percurso histórico da língua portuguesa, abordar a chegada dos portugueses ao Brasil e suas influências no uso da língua. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da História da Língua Portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d), Teyssier (2001), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letra - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-18
dc.description.abstract This research intends to approach how the comprehension of the Portuguese Language has a fundamental significance in order that we can also know about some aspects of its history and evolution. The work initially started from a qualitative bibliographical research based on the theoretical discussions that was already brought up about the origin and evolution of the History of the Portuguese Language, as well as the word formation process of the brazilian lexicon, especially through the analysis of the Portuguese Language textbook from the sixth year of elementary school. The work initially started from a qualitative bibliographical research based on the theoretical discussions that was already brought up about the origin and evolution of the History of the Portuguese Language, as well as the word formation process of the brazilian lexicon, especially through the analysis of the Portuguese Language textbook from the sixth year of elementary school. The theoretical contributions that we used as support were: Assis (s / d), Teyssier (2001) and others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9119
dc.date.accessioned 2019-11-12T22:21:55Z
dc.date.available 2019-11-12
dc.date.available 2019-11-12T22:21:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa – história e evolução pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Formação de palavras pt_BR
dc.subject Portuguese language - History and Evolution pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Word Formation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAÍBA NETA, Maria das Graças.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The process of word formation in a historical perspective: a study proposal of the Portuguese language textbook of the 6th year of the elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAÍBA NETA, Maria das Graças. O processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta