dc.creator.ID |
PINTO, M. B. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0622563353989003 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA JUNIOR, Nelson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
O Diabo, enquanto entidade teológica, ocupa lugar de destaque no imaginário ocidental. Mas
não menos relevante é seu status de personagem ficcional, o que possibilitou a formação de
uma vasta iconografia e de diferentes configurações para a personificação do mal. Nas
produções literárias elaboradas entre a Idade Média e a Idade Moderna, Satã passou por um
constante processo de mutação conforme a própria sociedade progredia, politicamente e
culturalmente. A iconografia satânica foi concebida a partir de uma vaga noção que a Bíblia
oferece. Assim, recaiu sobre os artistas e escritores criar e reinventar as feições e a
personalidade do anjo caído. Dante Alighieri, autor de uma das mais expressivas descrições
do Inferno e do Diabo em sua Divina Comédia (1307-1321), concede à figura traços
monstruosos e uma estrutura física gigantesca mas que, ao mesmo tempo, é desprovido de
liberdade e de cognição. Outra narrativa que coloca Satã como protagonista é o conto A Igreja
do Diabo (1884), de Machado de Assis, que apresenta-o solto e determinado a inverter todos
os preceitos morais cristãos e instituir um verdadeiro mundo às avessas. Nesse sentido, o
presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente essas duas representações, à
luz da interpretação figural e das teorias bakhtinianas de paródia/carnavalização, na intenção
de identificar em quais aspectos elas são semelhantes e em que momento distanciam-se. Para
tanto, nos apoiamos em autores que seguiram as pegadas deixadas pelo anjo rebelde nas
narrativas ocidentais e traçaram um panorama das origens e da trajetória dessa criatura mítica,
tendo como referencial teórico as pesquisas de alguns historiadores (LINK, 1998;
MUCHEMBLED, 2001; NOGUEIRA, 1986). Logo após, expomos quais motivos nos
levaram a selecionar os textos de Dante Alighieri e de Machado de Assis como objetos de
análise. Da perspectiva teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo
exploratória e com abordagem qualitativa. E com este trabalho, esperamos contribuir para o
campo de estudos dedicados a identificar as referências dantescas presentes na produção
machadiana; e através do recorte histórico e cultural da figura do Diabo, auxiliar na
compreensão dos modos como essa entidade tornou-se um conceito livre a ser desenvolvido à
maneira do fazer poético e inventivo de quem propõe-se a representar o ente que carrega a
essência do maligno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
As imagens da personificação do Mal no Canto XXXIV da Divina Comédia e no conto A Igreja do Diabo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-01 |
|
dc.description.abstract |
The Devil, as a theological entity, engross a highlight place in the western imaginary. But no
less relevant is his status as a fictional character, which enabled the establishment of a vast
iconography and different configurations for the embodiment of evil. In the literary
productions elaborated between the Middle Ages and the Modern Age, Satan went through a
constant process of mutation as the society itself progressed, politically and culturally. Satanic
iconography was conceived from a inaccurate notion offered by the Bible, then, it was left to
artists and writers to create and reinvent the features and a personality of the fallen angel.
Dante Alighieri, author of one of the most expressive descriptions of Hell and of the Devil in
his Divine Comedy (1307-1321), gives to the figure a monstrous shape and a gigantic physical
structure but, at the same time, devoid of freedom and cognition. Another narrative that puts
Satan as the protagonist is the short story A Igreja do Diabo (1884), written by Machado de
Assis, who sets him free and deeply motivated to turn over all christian moral rules and
establish a true upside down world. In this way, the present work aims to comparatively
analyze these two representations, enlightened by figural interpretation and the Bakhtin's
theories of parody/carnavalization, with the intention of identifying in which aspects they are
similar and at what point they are far from each other. Thus, we rely on authors who have
followed the footsteps left by the rebel angel in Western narratives and traced an overview of
the origins and trajectory of this mythical creature, having as theoretic references the
researches of some historians (LINK, 1998; MUCHEMBLED, 2001; NOGUEIRA, 1986).
Next, we explain what motives led us to select the texts of Dante Alighieri and Machado de
Assis as objects of analysis. From the theoretical-methodological perspective, this is a
bibliographic research, from a exploratory type and with a qualitative approach. And with this
research, we expect to add to the field of studies dedicated to identifying the Dante’s
references in all works written by Machado; and through the historical and cultural profile of
Devil’s figure, we hope to help realize in which ways this entity has became a free concept to
be developed in the poetic and inventive writing’s style from who offers to represent a being
that carries the maleficent essence. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9131 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T10:47:13Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T10:47:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos literários |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Bakhtiniana |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Dante Alighieri |
pt_BR |
dc.subject |
Machado de Assis |
pt_BR |
dc.subject |
Diabo |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Studies |
pt_BR |
dc.subject |
Bakhtinian Theory |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Devil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINTO, Mayara Barbosa Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The images of the personification of Evil in the XXXIV Singing of the Divine Comedy and the tale The Devil's Church. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINTO, Mayara Barbosa Alves. AS imagens da personificação do Mal no Canto XXXIV da Divina Comédia e no conto A Igreja do Diabo. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |