DSpace/Manakin Repository

Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2132357644956807 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES , Maria Adriana Leite.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O Livro Didático (LD) é um documento muito importante para a formação discente, uma vez que é o material adotado para o ensino e, quase sempre, o único material usado pelo professor. Este estudo tem como objetivo analisar o tratamento dado pelo livro didático do 6 o ano do Ensino Fundamental Vontade de saber português ao nome adjetivo. Para tanto, discorremos sobre o nome adjetivo a partir dos postulados de Câmara Jr. e outros autores; verificamos a presença do adjetivo no livro didático; e descrevemos como o adjetivo é trabalhado no livro didático selecionado como corpus. Nessa direção, nos fundamentamos nas reflexões de Câ- mara Jr. (2011), sem desconsiderar autores que comungam da mesma perspectiva estruturalis- ta. Do universo de quatro livros da coleção Vontade de saber português, selecionamos como corpus o LD do 6º ano. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza quanti-qualitativa. Com base na investigação, chegamos ao resultado de que apenas 7% das atividades do LD analisado trabalham com o nome adjetivo enquanto 93% trabalham outros aspectos linguísti- cos. Esses 7% analisados trabalham com o nome adjetivo, utilizando os critérios de classifica- ção dos vocábulos adotados especialmente por Câmara Jr. (2011), considerando recursos e estratégias significativas para o aprendizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-19
dc.description.abstract The textbook is a very important document to the student's formation, once it is the teaching material chosen and is often the only material used by the teacher. This work has its main ob- jective to analyze the treatment given by the textbook of the 6º grade Vontade de saber portu- guês of the Elementary School to the word adjective. Therefore, it is explained about the name adjective starting from the postulate of Jr. Câmara Jr. as well as other authors, we were able to verify the presence of the adjective in the textbook and described how the adjective is elaborated in the textbook selected as the corpus. In this direction, in the fundaments of Câmara Jr. (2011), without desconsidering authors that share the same structuralist perspec- tive. Between the collection Vontade de saber português, made of four books, the selected corpus of our research is the textbook of the 6th grade. This work is about the documentary research of a quantitative-qualitative nature. Based on the investigation, the conclusion is that only 7% of the textbook activities operate with the adjective, while 93% focus on other grammatical aspects. These 7% analyzed handle the name adjective, utilizing the criteria of vocable classification adopted especially by Câmara Jr. (2011) embracing significate re- sources and strategies significant to the learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9134
dc.date.accessioned 2019-11-13T11:20:06Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T11:20:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Adjetivo pt_BR
dc.subject Classificação dos vocábulos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Adjective pt_BR
dc.subject Classification of Words pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Anamízia Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the adjective in the textbook of the 6th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Anamízia Soares de. Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta