dc.creator.ID |
QUEIROZ, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2132357644956807 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES , Maria Adriana Leite. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
O Livro Didático (LD) é um documento muito importante para a formação discente, uma vez
que é o material adotado para o ensino e, quase sempre, o único material usado pelo professor.
Este estudo tem como objetivo analisar o tratamento dado pelo livro didático do 6 o ano do
Ensino Fundamental Vontade de saber português ao nome adjetivo. Para tanto, discorremos
sobre o nome adjetivo a partir dos postulados de Câmara Jr. e outros autores; verificamos a
presença do adjetivo no livro didático; e descrevemos como o adjetivo é trabalhado no livro
didático selecionado como corpus. Nessa direção, nos fundamentamos nas reflexões de Câ-
mara Jr. (2011), sem desconsiderar autores que comungam da mesma perspectiva estruturalis-
ta. Do universo de quatro livros da coleção Vontade de saber português, selecionamos como
corpus o LD do 6º ano. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza quanti-qualitativa.
Com base na investigação, chegamos ao resultado de que apenas 7% das atividades do LD
analisado trabalham com o nome adjetivo enquanto 93% trabalham outros aspectos linguísti-
cos. Esses 7% analisados trabalham com o nome adjetivo, utilizando os critérios de classifica-
ção dos vocábulos adotados especialmente por Câmara Jr. (2011), considerando recursos e
estratégias significativas para o aprendizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-19 |
|
dc.description.abstract |
The textbook is a very important document to the student's formation, once it is the teaching
material chosen and is often the only material used by the teacher. This work has its main ob-
jective to analyze the treatment given by the textbook of the 6º grade Vontade de saber portu-
guês of the Elementary School to the word adjective. Therefore, it is explained about the
name adjective starting from the postulate of Jr. Câmara Jr. as well as other authors, we were
able to verify the presence of the adjective in the textbook and described how the adjective is
elaborated in the textbook selected as the corpus. In this direction, in the fundaments of
Câmara Jr. (2011), without desconsidering authors that share the same structuralist perspec-
tive. Between the collection Vontade de saber português, made of four books, the selected
corpus of our research is the textbook of the 6th grade. This work is about the documentary
research of a quantitative-qualitative nature. Based on the investigation, the conclusion is that
only 7% of the textbook activities operate with the adjective, while 93% focus on other
grammatical aspects. These 7% analyzed handle the name adjective, utilizing the criteria of
vocable classification adopted especially by Câmara Jr. (2011) embracing significate re-
sources and strategies significant to the learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9134 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T11:20:06Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T11:20:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Adjetivo |
pt_BR |
dc.subject |
Classificação dos vocábulos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Adjective |
pt_BR |
dc.subject |
Classification of Words |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROZ, Anamízia Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the adjective in the textbook of the 6th grade of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROZ, Anamízia Soares de. Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |