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Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.

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dc.creator.ID PEREIRA, M. A. B. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0064276509802003 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Clóvis Alberto Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, C. A. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4188164925943585 pt_BR
dc.contributor.referee1 TAROUCO, Gabriela.
dc.contributor.referee2 COSTA, Saulo Felipe.
dc.description.resumo Esta dissertação teve como objetivo examinar a existência de influência no resultado eleitoral legislativo estadual concernente aos mais variados gastos relacionados ao Marketing Eleitoral e averiguar se sua importância no sucesso eleitoral dos candidatos é relevante ao ponto de ser estudado pela Ciência Política. Testando se esses gastos são influenciadores em uma eleição e se os candidatos que gastam mais em Marketing Político e Eleitoral tem maior proximidade do quociente eleitoral e se logram êxito nas eleições. Verificando o percentual do marketing nos custos de uma campanha eleitoral e, por conseguinte qual o padrão dos gastos em comunicação feitos e declarados pelos candidatos. Usando como unidade de análise os candidatos a deputados estaduais na eleição de 2018 em todo o País. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica na Comunicação Social, no Marketing, no Direito e na Ciência Política, e desaguando num teste estatístico para tentar confirmar a hipótese de que quanto mais recurso alocado para comunicação, publicidade e marketing maior será a possibilidade de sucesso eleitoral, utilizando para isso dados secundários originados do Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados obtidos pela pesquisa identificaram influência do Marketing Eleitoral sobre as variáveis selecionadas, confirmando as expectativas teóricas do modelo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência Política pt_BR
dc.title Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2019-08-22
dc.description.abstract This dissertation aimed to examine the existence of influence on the state legislative electoral result concerning the various expenses related to Electoral Marketing and to determine if its importance in the electoral success of candidates is relevant to the point of being studied by Political Science. Testing whether these expenditures are determinant in an election and whether the candidates who spend the most on political and electoral marketing are closer to the electoral quotient. Checking the percentage of marketing in the costs of an election campaign and therefore what is the pattern of communication spending made and declared by candidates. Using as a unit of analysis the election of 2018 throughout the country more precisely with regard to State Deputies. To this end, a literature review was made in the Media, Marketing and Political Science, and was conducted in a statistical test to try to confirm the hypothesis that the more resources allocated for communication, advertising and marketing, the greater the possibility of electoral success, using for this secondary data originated from the Superior Electoral Court. The results obtained by the research identified the influence of Electoral Marketing on the selected variables, confirming the theoretical expectations of the model. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140
dc.date.accessioned 2019-11-13T12:21:58Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T12:21:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Marketing Eleitoral pt_BR
dc.subject Eleições pt_BR
dc.subject Deputados Estaduais pt_BR
dc.subject Electoral Marketing pt_BR
dc.subject Elections pt_BR
dc.subject State Deputies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Marketing and electoral success of state deputies in the Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, M. A. B. N. Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Pós-Graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140 pt_BR


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