dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, Ruthlana Dutra. |
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dc.contributor.referee2 |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
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dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar como são abordados os operadores argumentativos para o
trabalho de produção textual no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto,
elaboramos uma base teórica partindo de apontamentos sobre o Livro Didático, finalizando
com os conceitos dos operadores argumentativos fundamentados em Koch (2012). Em
seguida, verificamos se havia o trabalho com os operadores argumentativos em produções
textuais no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental; posteriormente, descrevemos o
tratamento dado pelo Livro Didático aos articuladores textuais em produções textuais. A
fundamentação teórica foi a Linguística textual, com base nos trabalhos de Marcuschi (1981)
e Fávero e Koch (1983), primeiros trabalhos sobre essa teoria publicados no Brasil. Além da
Linguística Textual, fundamentamos nossa pesquisa também na Semântica Argumentativa
através de estudiosos da teoria de Oswald Ducrot (1983) e ainda, nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao pontuarmos sobre a
coesão textual e os objetivos do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental,
considerando também os demais autores que nos auxiliaram nas teorias. Esta é uma pesquisa
documental de abordagem quanti-qualitativa. O universo de pesquisa foram os quatro livros
didáticos da coleção Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar. Dentre esse
universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 9º ano destinado aos alunos do
ensino fundamental II. O resultado da análise apontou que 22% das atividades do Livro
Didático trabalham os operadores argumentativos em produções textuais de forma totalmente
produtiva, o que corresponde a 03 atividades, 14% são classificadas como parcialmente
produtivas, o que corresponde a 02 atividades, e 64% como pouco produtivas, o que
corresponde a 09 atividades, já que trabalham os operadores argumentativos em menos de
50% das questões das atividades analisadas. A partir desse resultado, consideramos que há um
baixo percentual para um trabalho efetivo de argumentação textual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos operadores argumentativos no livro didático do 9º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-12 |
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dc.description.abstract |
The objective of this work is to analyze how argumentative operators are used to work with
textual production in a textbook of the 9th year of Elementary School. For that, we elaborate a
theoretical construction, first discussing about the textbook, then the concepts of
argumentative operators based on Koch (2012) are presented. Next, we verified if there was
the work with argumentative operators in textual productions from the textbook for 9th grade
of Elementary School; later, we described the treatment given to textual articulators in textual
productions of the same material. Textual Linguistics provided theoretical basis for this study.
Some works of this area were used fundamentally, namely Marcuschi (1981) and Fávero &
Koch (1983), which were the first researches published in Brazil on this theory. Beside
Textual Linguistics, we also based our research on Argumentative Semantics, refering to
scholars such as Oswald Ducrot (1983). In addition, the Parâmetros Curriculares Nacionais
(CPN) [National Curriculum Parameters] and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
[National Curricular Common Base] were also consulted, as we focus on textual cohesion and
the objectives of Portuguese language teaching in Elementary School, considering also other
authors who have helped us with theoretical matters. This is a quantitative-qualitative
documentary research. The universe of this research was four textbooks of Português
Linguagens collection, by William Cereja and Thereza Cochar. Among this universe, we
selected as corpus for the analysis the book of the 9th grade, as said before. The analysis
result pointed out that 22% of the activities of the textbook work with argumentative
operators in textual productions in a totally productive way, which corresponds to 03
activities, 14% are classified as partially productive, which corresponds to 02 activities, and
64% as little productive, which corresponds to 09 activities, since the argumentative operators
are approached in less than 50% of the questions in the activities analyzed. From this result,
we consider that there is a low percentage for an effective work of textual argumentation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9148 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-13T14:04:26Z |
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dc.date.available |
2019-11-13 |
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dc.date.available |
2019-11-13T14:04:26Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística textual |
pt_BR |
dc.subject |
Operadores argumentativos |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Semântica argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Operators |
pt_BR |
dc.subject |
Text Production |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Semantics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jady Mirtis de Abreu Gomes. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the argumentative operators in the 9th grade textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jady Mirtis de Abreu Gomes. Análise dos operadores argumentativos no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |