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Gestão do design em empresas do setor 2,5: análise do processo de design de artefatos em negócios de impacto a partir da abordagem design thinking.

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dc.creator.ID SOUZA. L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1376790670990141 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Itamar Ferreira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7437181641061519 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.description.resumo O presente estudo teve como objetivo analisar o Processo de Design de artefatos projetados por Negócios de Impacto a partir das fases projetuais da abordagem Design Thinking, no intuito de caracterizar como se dá o processo de desenvolvimento de produtos, serviços e artefatos digitais em Empresas do Setor 2,5 (dois e meio). Com abordagem qualitativa e finalidade exploratória e descritiva, esta pesquisa foi realizada por meio de estudos de casos múltiplos, os quais foram suportados por levantamento bibliográfico e documental. Para isso, desenvolveu-se um framework do processo de Design Thinking, composto por 6 (seis) fases: Contexto, Empatia, Insights, Ideias, Protótipos e Artefatos. A elaboração deste modelo de referência teve como fundamento 8 (oito) processos, publicados entre os anos de 2007 e 2014. A amostra investigada foi composta por 5 (cinco) Negócios de Impacto, os quais foram identificados, mapeados e selecionados de acordo com os critérios delimitados neste trabalho. Os dados foram coletados virtualmente em 3 (três) etapas, por meio de 2 (dois) questionários publicados no Formulários do Google, entrevistas semiestruturadas realizadas via Skype™ e levantamento documental e bibliográfico sobre cada negócio. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram apreciados e aprovados pelo Comité de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC/UFCG), tendo como Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) o registro n° 63084316.7.0000.5182. Os dados obtidos foram registrados, organizados e categorizados com o suporte dos softwares MP3 Skype Recorder v.4.29 e Microsoft® Groove, Word® e Excel®, assim como foram transcritos, revisados, codificados e interpretados à luz da abordagem de Creswell (2010) para estudos qualitativos. Como resultados, viu-se que cada negócio possui uma configuração processual bastante singular, influenciada pelas particularidades do projeto, pela cultura organizacional e experiência da empresa, bem como pelo repertório, expertises e aporte metodológico da equipe. Assim como o Design Thinking, o processo projetual nos Negócios de Impacto se caracteriza principalmente pelo foco no ser humano, pela colaboração multidisciplinar e pela experimentação de soluções. Isto posto, concluiu-se que o Processo de Design de Artefatos em Negócios de Impacto não somente se assemelha com o Design Thinking, mas que este é também utilizado deliberadamente como metodologia projetual pela maioria dos empreendimentos investigados. Ademais, viu-se que algumas de suas características se revelam difusas, em maior ou menor intensidade, de maneira consciente ou não intencional, entre os estágios projetuais das empresas pesquisadas, até mesmo naquelas que não utilizam o pensamento de design como método ou que não possuem um processo metodológico mais rigoroso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Gestão do design em empresas do setor 2,5: análise do processo de design de artefatos em negócios de impacto a partir da abordagem design thinking. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-26
dc.description.abstract This study aimed to analyze the Design Process of artifacts designed by Social Business through the design phases of the Design Thinking approach, in order to characterize how the development process of products, services and digital artifacts in Sector 2.5's Companies occurs. With a qualitative approach and exploratory and descriptive goal, this research was carried out through multiple case studies, which were supported by a bibliographical and documental research. For this, a framework of the Design Thinking process was developed, composed of 6 (six) phases: Context, Empathy, Insights, Ideas, Prototypes and Artifacts. The elaboration of this reference modelwas based on 8 (eight) processes, published among the 2007 and 2014 years. The sample investigated was composed of 5 (five) Social Business, which were identified, mapped and selected according to the criteria delimited in this study. The data was virtually collected through 3 (three) steps: 2 (two) surveys published in Google Forms, a semistructured interview via SkypeTM, and the documental and bibliographical research. The data was recorded, organized and categorized with MP3 Skype Recorder v.4.29 and Microsoft® Groove, Word® and Excel®, as well as transcribed, revised, codified and interpreted through CreswelLs (2010) approach for qualitative studies. This research was appreciated and approved by the Research Ethics Committee of the University Hospital Alcides Carneiro (HUAC / UFCG), having as Certificate of Presentation for Ethics Assessment (CAAE) the number 63084316.7.0000.5182. As a result, each business has a singular process configuration, influenced by the particularities of the project, organizational culture and company experience, and the know-how of the team. As Design Thinking, the Social Business design process is characterized mainty by the human-centered approach, the multidisciplinary collaboration and the experimentation of solutions. Therefore, it was concluded that the Social Business design process not only resembles the Design Thinking approach, but that it is also deliberately used as a design methodology by the most of the enterprises investigated. Thus, some of its characteristics have been diffused, to a greater or lesser intensity, in a conscious or unintentional way, between the design stages of the companies researched, even by those that do not use Design Thinking as a method, or that do not have a more rigorous methodological process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/914
dc.date.accessioned 2018-06-10T18:34:58Z
dc.date.available 2018-06-10
dc.date.available 2018-06-10T18:34:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão do Design pt_BR
dc.subject Processo de Design pt_BR
dc.subject Design de Artefatos pt_BR
dc.subject Abordagem Design Thinking pt_BR
dc.subject Setor 2,5 pt_BR
dc.subject Design Management pt_BR
dc.subject Design Process pt_BR
dc.subject Hybrid Organizations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Lamunyel Luis de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Design managment in hybrid organizations: an artifacts's design process analysis in social business throught Design Thinking. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Lamunyel Luis de. Gestão do design em empresas do setor 2,5: análise do processo de design de artefatos em negócios de impacto a partir da abordagem design thinking. 2017. 192 f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR


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