DSpace/Manakin Repository

Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumo O presente trabalho objetivou incentivar os estudos geográficos nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Marques de Assis na cidade de São Domingos – PB, através do conhecimento e valorização da literatura de cordel que favoreçam aos alunos refletir sobre os usos e papéis sociais e culturais do povo Nordestino. O cordel compreende um gênero discursivo oral, narrado e/ou cantado, acompanhado de uma viola, e escrito, impresso em livretos, com a finalidade de informar, entreter, narrar fatos, ensinar, homenagear, entre outras., com temas diversos. O estudo evidenciou a importância da poesia de cordel, assim como a sua concepção e contexto histórico. Foi realizada uma investigação sobre a prática pedagógica do professor de Geografia, mais especificamente, no que se refere à utilização da literatura de cordel, como um importante recurso para este fim. Procurou-se também identificar as formas de inserção dos cordéis como recurso pedagógico para as aprendizagens em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual nos subsidiou para a obtenção de uma melhor compreensão do assunto. Conclui-se que o cordel disposto como recurso nas aulas de Geografia, favorece um ensino dinâmico e criativo, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento de sujeitos em formação, efetivando assim, o processo de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The present work aimed to encourage the geographic studies in the final series of the Elementary School in the Municipal School of Primary Education Maria Marques de Assis in the city of São Domingos – PB, through the knowledge and appreciation of the cord literature that favor the students’ knowledge about the uses and social functions and cultural aspects of the Northeastern people. The cord comprises an oral discursive genre, narrated and / or sung, accompanied by a viola, and written, printed in booklets, for the purpose of informing, entertaining, telling facts, teaching, honoring, among others. The study evidenced the importance of cord poetry, as well as its conception and historical context. An investigation was made on the pedagogical practice of the Geography teacher, more specifically, regarding the use of cord literature, as an important resource for this purpose. It was also tried to identify the forms of insertion of the cords as pedagogical resource for the learning in the classroom in the final series of Elementary School. The methodology used was the bibliographic research, which subsidized us to obtain a better understanding of the subject. It is concluded that the string disposed as a resource in Geography classes, favors a dynamic and creative teaching, whose purpose is to contribute to the development of subjects in formation, thus effecting the learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153
dc.date.accessioned 2019-11-13T15:21:44Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T15:21:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de Cordel pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - Cordel pt_BR
dc.subject Cordel - estratégia lúdica pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice - Cordel pt_BR
dc.subject Cordel - Playful Strategy pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel Literature: a playful strategy in the teaching of geography. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida. Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta