Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.description.resumo Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Koch (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Antunes (2003 ,2010), soares (2001) e Kleiman (2006). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero cordel para o gênero conto, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Leitura e escrita: uma prática social. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-13
dc.description.abstract This work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010,), Antunes (2003,2010), Soares (2001), Kleiman (2006) . While the methodology is a literature research, withwith a descriptive study in a qualitative approach that search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students in 6 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre twine to literary genre tale with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual understanding. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9154
dc.date.accessioned 2019-11-13T15:52:48Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T15:52:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Aldeci Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: a social practice. pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Aldeci Gomes. Leitura e escrita: uma prática social. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta