dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do
gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o
trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário
entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais
e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes
teóricos de Koch (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Antunes (2003 ,2010), soares
(2001) e Kleiman (2006). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de
caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do
trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos nessa
pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma
grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque
desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas
sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a
ser trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de
retextualização do gênero cordel para o gênero conto, com o intuito de contribuir com os
alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: uma prática social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-13 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre
happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom
through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and
theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization
process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2013,2004), Marcuschi
(2002, 2008, 2010,), Antunes (2003,2010), Soares (2001), Kleiman (2006) . While the
methodology is a literature research, withwith a descriptive study in a qualitative approach that
search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this
research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can
help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops
linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this
perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students
in 6 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre twine to literary
genre tale with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual
understanding. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9154 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T15:52:48Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T15:52:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Aldeci Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing: a social practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Aldeci Gomes. Leitura e escrita: uma prática social. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |