DSpace/Manakin Repository

Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, C. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6265334600714911 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Há bastante tempo o ensino de língua portuguesa tem estimado a gramática normativa como eficaz no processo de uso adequada da língua, fato que condiciona o aluno a pensar na existência de uma forma errada de falar em detrimento de uma correta. Como consequência dessa atitude, são excluídas da sociedade grupos de falares estigmatizados, por se manifestarem linguisticamente em divergência com as regras gramaticais adotadas pelas instituições de ensino. Essa forma tradicional de abordagem dificulta que se atinja o objetivo de formar cidadãos atuantes na sociedade e capazes de agir em variados contextos de competência linguística. Assim, objetivamos apresentar uma breve história da língua portuguesa e da gramática para uma melhor compreensão de sua origem, bem como estimular os professores de língua materna a apreciarem a variação linguística, tratando desse realidade em suas múltiplas faces, sem idealizarem apenas a estrutura formal da língua. Pra tanto, discorremos sobre aspectos da abordagem histórica da língua portuguesa, desde suas raízes até o dado momento, das concepções de língua em diferentes abordagens, dos tipos de gramáticas e como o livro didático se apresenta nesse cenário. Nosso trabalho deu-se por pesquisa bibliográfica, com a utilização das considerações de Antunes (2007), Bagno (1999 e 2007), Carvalho e Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009) além dos PCN (1998), entre outros. Cremos que os métodos de ensino de língua portuguesa devem ser revistos pelos professores, que possuem boa formação e uma base de conhecimento sociolinguístico, passando a considerar a variação e diversidade linguística dos discentes, explanando que a língua se molda conforme as situações comunicativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract For a long time the Portuguese language teaching has estimated the normative grammar as effective in the proper use of the language process, a fact that affects the student to think about the existence of a wrong way of speaking rather than a right one. As a result of this attitude, groups of stigmatized ways of talking are excluded from society for speaking linguistically at odds with the grammatical rules adopted by educational institutions. This traditional way of approach makes it difficult to achieve the goal of training acting citizens in society and able to act in different contexts of language competence. Thus, we aimed to present a brief history of the Portuguese language and grammar for a better understanding of its origin and encourage mother tongue teachers to appreciate the linguistic variation, dealing with this reality in its many faces, not just idealize the formal structure of language. To do so, we discoursed about aspects of the historical approach of the Portuguese language, from its roots to the current time, the conceptions of language in different approaches, types of grammars and as the textbook presents this scenario. This is a literature-based work, with the use of Bagno considerations (1999 and 2007), Carvalho and Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009), addition to the PCN (1998), among others. We believe that the Portuguese language teaching methods should be reviewed by teachers who have good training and sociolinguistic knowledge base, now considering the variation and linguistic diversity of students, explaining that language is shaped according to the communicative situations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161
dc.date.accessioned 2019-11-13T16:45:22Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T16:45:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - história pt_BR
dc.subject Gramática - história pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Story pt_BR
dc.subject Grammar - Story pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Linguistic Variation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Cícera Ângela Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic Variations: A Historical Approach to the Transformations of the Portuguese Language. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Cícera Ângela Alves. Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta