dc.creator.ID |
LEITE, C. A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6265334600714911 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Há bastante tempo o ensino de língua portuguesa tem estimado a gramática
normativa como eficaz no processo de uso adequada da língua, fato que condiciona
o aluno a pensar na existência de uma forma errada de falar em detrimento de uma
correta. Como consequência dessa atitude, são excluídas da sociedade grupos de
falares estigmatizados, por se manifestarem linguisticamente em divergência com as
regras gramaticais adotadas pelas instituições de ensino. Essa forma tradicional de
abordagem dificulta que se atinja o objetivo de formar cidadãos atuantes na
sociedade e capazes de agir em variados contextos de competência linguística.
Assim, objetivamos apresentar uma breve história da língua portuguesa e da
gramática para uma melhor compreensão de sua origem, bem como estimular os
professores de língua materna a apreciarem a variação linguística, tratando desse
realidade em suas múltiplas faces, sem idealizarem apenas a estrutura formal da
língua. Pra tanto, discorremos sobre aspectos da abordagem histórica da língua
portuguesa, desde suas raízes até o dado momento, das concepções de língua em
diferentes abordagens, dos tipos de gramáticas e como o livro didático se apresenta
nesse cenário. Nosso trabalho deu-se por pesquisa bibliográfica, com a utilização
das considerações de Antunes (2007), Bagno (1999 e 2007), Carvalho e Nascimento
(1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009) além dos
PCN (1998), entre outros. Cremos que os métodos de ensino de língua portuguesa
devem ser revistos pelos professores, que possuem boa formação e uma base de
conhecimento sociolinguístico, passando a considerar a variação e diversidade
linguística dos discentes, explanando que a língua se molda conforme as situações
comunicativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
For a long time the Portuguese language teaching has estimated the normative
grammar as effective in the proper use of the language process, a fact that affects
the student to think about the existence of a wrong way of speaking rather than a
right one. As a result of this attitude, groups of stigmatized ways of talking are
excluded from society for speaking linguistically at odds with the grammatical rules
adopted by educational institutions. This traditional way of approach makes it difficult
to achieve the goal of training acting citizens in society and able to act in different
contexts of language competence. Thus, we aimed to present a brief history of the
Portuguese language and grammar for a better understanding of its origin and
encourage mother tongue teachers to appreciate the linguistic variation, dealing with
this reality in its many faces, not just idealize the formal structure of language. To do
so, we discoursed about aspects of the historical approach of the Portuguese
language, from its roots to the current time, the conceptions of language in different
approaches, types of grammars and as the textbook presents this scenario. This is a
literature-based work, with the use of Bagno considerations (1999 and 2007),
Carvalho and Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011),
Orlandi (2009), addition to the PCN (1998), among others. We believe that the
Portuguese language teaching methods should be reviewed by teachers who have
good training and sociolinguistic knowledge base, now considering the variation and
linguistic diversity of students, explaining that language is shaped according to the
communicative situations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T16:45:22Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T16:45:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - história |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática - história |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Story |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar - Story |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Cícera Ângela Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic Variations: A Historical Approach to the Transformations of the Portuguese Language. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Cícera Ângela Alves. Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |