dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Mércia Cavalcanti da. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINTO, Zuleide Pereira dos Santos. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de
retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento,
desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros
textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística
textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta
pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Fávero e Koch
(2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012),
Kleiman (1995, 2005), e Street (1995). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa
bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca
descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos
textos. Os resultados obtidos, nessa pesquisa mostram que a retextualização,
atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de
produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e
competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno.
Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser
trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de
retextualização do gênero canção para o gênero biografia, com o intuito de contribuir
com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to understand how the retextualization process from oral to written
genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in
the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the
understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text,
literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based,
mainly, in Favero and Koch’s theories (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011
2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) and Street (1995).
While the methodology is a literature research, with a descriptive study in a
qualitative approach that search to describe the importance of work with a
retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows
that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about
textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic
skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this
perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked
with students in 9 th grade of basic education II, about the retextualization process
from genre song to literary genre biography with the goal to contribute to the students
in theirs writing skills and textual understanding. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T17:52:55Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T17:52:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero Textual |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Text Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Gilcelândia Rocha de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The retextualization of textual genres: a way for the interpretation and production of texts. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Gilcelândia Rocha de. A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |