dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luisa de Marillac de Ramos. |
|
dc.description.resumo |
O objeto de estudo dessa pesquisa é o desenvolvimento da linguagem da criança. Embora
muitos professores reconheçam a existência da linguagem oral e escrita, verifica-se no
cotidiano escolar que a maioria ainda não valoriza e não desenvolve a linguagem como
deveria. O referido trabalho busca atender aos seguintes objetivos: analisar como se dá o
desenvolvimento da linguagem oral e escrita na criança de 4 a 6 anos; refletir sobre o que é
linguagem e suas funções no contexto social da escola; identificar quais são as semelhanças e
diferenças existentes entre a linguagem oral e escrita; identificar as diversas formas de se
trabalhar essas linguagens na prática docente. A pesquisa tomou como referencial teórico os
autores Marcuschi (2010), Simões (2006), Dias (2001), entre outros. A pesquisa de campo é
do tipo exploratória. A abordagem foi qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a
entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras, uma da Educação
Infantil e duas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi numa
Escola Municipal da rede pública da cidade de Joca Claudino – PB. O estudo permitiu
entender que a linguagem é um fator importante e necessário para o bom desenvolvimento das
habilidades humanas e que possui em si variações em seu contexto social, consideradas como
elementos e expressões emancipatórias de um grupo. Conclui-se que o desenvolvimento da
linguagem inicia-se por um processo espontâneo, mas que pode e deve ser potencializado
pelas práticas pedagógicas afim de que o estudante possa galgar novos níveis de
conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita na Criança de 4 a 6 Anos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-30 |
|
dc.description.abstract |
The study object of this research is the development of the child's language. Although many
teachers recognize the existence of the oral and written language, it can be noticed at daily
school life that most still do not value and do not develop the language as it should do. This
paper seeks to achieve the following goals: to analyze how is the development of oral and
written language in 4-6 years old children; to reflect about what language is and their roles in
the school's social context; to identify what are the similarities and differences between oral
and written language; to identify the various ways to work these languages in teaching
practice. The research is based on Marcuschi (2010), Simões (2006), Dias (2001), among
others. This is an exploratory type research. The approach is qualitative and data collection
instrument was a semi-structured interview. The study subjects were three teachers, one from
kindegarten education and two from elementary school . The field research was a public
school in Joca Claudino - PB. The study enabled us to understand that language is an
important and necessary factor for the proper development of human skills and has itself
changes in its social context, regarded as emancipatory elements and expressions of a group.
We conclude that language development starts by a spontaneous process, but it can and
should be enhanced by the pedagogical practices in order that the student can climb new
levels of knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9175 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T19:49:46Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T19:49:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem Oral |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem - Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil - Desenvolvimento da Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Oral Language |
pt_BR |
dc.subject |
Language - Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education - Language Development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vanicléia Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Development of Oral and Written Language in Children 4-6 Years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Vanicléia Alves da. O Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita na Criança de 4 a 6 Anos. 2015. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |