DSpace/Manakin Repository

Concepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, M. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4147050153472016 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Uma questão importante para o ensino de língua materna é a forma como o professor concebe a linguagem, pois isto altera significativamente sua postura no processo de ensino de língua. Os projetos de ensino, enquanto proposta metodológica podem ser um locus de observação de concepções de linguagem e ensino. Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de língua e ensino que emergem nos projetos inscritos no prêmio Mestres da Educação (2013-2014-2015) desenvolvidos por professores de Ensino Fundamental e Médio de três escolas estaduais em Sousa/PB. Como objetivos específicos, buscamos analisar se estes projetos promovem efetivamente o letramento escolar, verificar se estes projetos privilegiam o ensino de língua materna com base nos gêneros textuais, conferir se tais propostas tomam como ponto de partida e de chegada a prática social. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa, descritiva do tipo documental analítica. Os resultados apontam que projetos que adotam uma concepção de linguagem sociointerativa e um ensino produtivo de língua com base no trabalho com os gêneros textuais cumprem a tarefa de promover o letramento, bem como a ausência desta concepção nega aos estudantes o real conhecimento dos usos e funcionamento efetivo da língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Concepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract An important issue for mother tongue teaching is how the teacher conceives language, as this significantly changes its posture in language teaching process. Educational projects, while methodological proposal can be a place of observation and language teaching concepts. In this sense, this research has as main objective to analyze the concepts of language that emerge in the projects that joined in the award Masters of Education (2013-2014-2015) developed by teachers of Elementary school, Middle school and High school of three state schools in Sousa / PB. The specific objectives are: to analyze whether these projects effectively promote school literacy, to verify that these projects favor the mother tongue teaching based on genres, to check whether such proposals take as their starting point and arrival social practice. Methodologically, this research is qualitative and quantitative, descriptive of the analytical document type. The results show that projects that adopt a social and interactive conception of language and a productive teaching language based on the work with text genres promote literacy, as well as the absence of this conception denies students the real knowledge of the uses and operation effective language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9177
dc.date.accessioned 2019-11-13T19:56:32Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T19:56:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua materna - ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Concepção de linguagem pt_BR
dc.subject Mestres da Educação - projeto pt_BR
dc.subject Native language - teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language - elementary school pt_BR
dc.subject Language conception pt_BR
dc.subject Masters of Education - project pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Marilene Gomes de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of language and teaching in projects participating in the Masters of Education award. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Marilene Gomes de Sousa. Concepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação. 2016. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta