dc.creator.ID |
LIMA, M. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4147050153472016 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Uma questão importante para o ensino de língua materna é a forma como o professor concebe
a linguagem, pois isto altera significativamente sua postura no processo de ensino de língua.
Os projetos de ensino, enquanto proposta metodológica podem ser um locus de observação de
concepções de linguagem e ensino. Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo geral
analisar as concepções de língua e ensino que emergem nos projetos inscritos no prêmio
Mestres da Educação (2013-2014-2015) desenvolvidos por professores de Ensino
Fundamental e Médio de três escolas estaduais em Sousa/PB. Como objetivos específicos,
buscamos analisar se estes projetos promovem efetivamente o letramento escolar, verificar se
estes projetos privilegiam o ensino de língua materna com base nos gêneros textuais, conferir
se tais propostas tomam como ponto de partida e de chegada a prática social.
Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa, descritiva do tipo
documental analítica. Os resultados apontam que projetos que adotam uma concepção de
linguagem sociointerativa e um ensino produtivo de língua com base no trabalho com os
gêneros textuais cumprem a tarefa de promover o letramento, bem como a ausência desta
concepção nega aos estudantes o real conhecimento dos usos e funcionamento efetivo da
língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
An important issue for mother tongue teaching is how the teacher conceives language, as this
significantly changes its posture in language teaching process. Educational projects, while
methodological proposal can be a place of observation and language teaching concepts. In this
sense, this research has as main objective to analyze the concepts of language that emerge in
the projects that joined in the award Masters of Education (2013-2014-2015) developed by
teachers of Elementary school, Middle school and High school of three state schools in Sousa
/ PB. The specific objectives are: to analyze whether these projects effectively promote school
literacy, to verify that these projects favor the mother tongue teaching based on genres, to
check whether such proposals take as their starting point and arrival social practice.
Methodologically, this research is qualitative and quantitative, descriptive of the analytical
document type. The results show that projects that adopt a social and interactive conception of
language and a productive teaching language based on the work with text genres promote
literacy, as well as the absence of this conception denies students the real knowledge of the
uses and operation effective language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9177 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T19:56:32Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T19:56:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua materna - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Mestres da Educação - projeto |
pt_BR |
dc.subject |
Native language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Language conception |
pt_BR |
dc.subject |
Masters of Education - project |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Marilene Gomes de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of language and teaching in projects participating in the Masters of Education award. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Marilene Gomes de Sousa. Concepções de linguagem e ensino em projetos participantes do prêmio Mestres da Educação. 2016. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |